Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0801358687657781

 

FORMAÇÃO E ÁREAS DE INTERESSE (breve currículo):

Doutora em Artes da Cena pela UNICAMP, mestre em Artes pela USP e bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP. Desenvolve pesquisas nas áreas de Interdisciplinaridade e Entrecruzamento de Linguagens; O Diálogo Intercultural no Trabalho do Ator - Performer; A Interdependência entre Encenação e Preparação de Ator; Cena Não-Dramática; Atuação e A Relação Ator-Espaço Cênico. É co-fundadora da cia. passo a 2 de teatro e co-coordenadora do na sala da nossa casa, onde realiza investigação e criação próprias, em parceria Com Maria Cordélia.

 

PROJETO ATUAL:

O teatro como lugar de construção de espaço-tempo singular

Este projeto dá continuidade à pesquisa de doutorado recém finalizada, que recupera o lugar como problema fundamental do teatro e como questão igualmente de base para o artista da cena1, propondo-se investigar a construção de um espaço-tempo singular, sua codependência com a arte do performer e suas implicações. Corrobora as análises que compreendem o teatro como experiência, evento espacial e encarnado; adota como base a ideia de instante poético de Octavio Paz e a aproximação corpo-espaço pela via da experiência a partir dos pensadores Kitaro Nishida e Yasuo Yuasa. Também dá continuidade aos estudos realizados no mestrado da autora ao examinar as contribuições e as influências da prática e do pensamento do encenador Tadashi Suzuki e ao verificar o diálogo entre técnica e poética na escritura cênica sob o ponto de vista do ator-performer. Especula alguns dos planos que formam a base conceitual do Método Suzuki de Treinamento de Atores (SMAT) e alguns princípios de composição que lhe são intrínsecos, podendo colaborar com o processo de formação deste artista e com pesquisas afins, sobretudo no que diz respeito a processos de escuta de si ou “técnicas de si”, como apontados por Cassiano Sydow Quilici.


Última atualização: 18/07/2021