O NETOC-GPHPC/UFSJ inicia ações de projeto de pesquisa sobre Iluminação Cênica com financiamento do CNPq e FAPEMIG

O Núcleo de Estudos de Técnicas e Ofícios da Cena – NETOC, do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena – GPHPC (CNPq) da UFSJ, iniciou neste mês de maio de 2022 (na semana de 09 a 13) a primeira ação de campo do projeto “A documentação da iluminação cênica como modo de fazer, formação e transmissão de conhecimentos”.

O projeto, coordenado pelo prof. Berilo Luigi Deiró Nosella, com vigência de 2022 a 2024, é financiado pelo CNPq e pela FAPEMIG e tem como objetivo coletar e analisar um conjunto de documentos relacionados e produzidos a partir da prática da Iluminação Cênica (teatro, ópera e dança) no Brasil, na Argentina e na Itália, e se apresenta, enquanto proposta, como uma primeira etapa de um projeto integrado maior sobre o fazer da Iluminação Cênica em nosso país. Nesta primeira etapa (2022 a 2024) estão previstas viagens de campo para coleta destes documentos. O coordenador e equipe farão viagens de coleta de dados para Curitiba-PR, Belo Horizonte-MG, São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ e Cuiabá, MT, Buenos Aires-Argentina e Itália.

Esta primeira viagem à Curitiba-PR é uma ação construída em parceria com a profa. dra. Nadia Moroz Luciani (UNESPAR), pesquisadora colaboradora do projeto, e acompanharão o coordenador do projeto a pesquisadora, também pesquisadora colaboradora, Dra. Fabiana Siqueira Fontana (UFSM), e o iluminador cênico Marcelo Augusto Santana, de Brasília-DF, bolsista de desenvolvimento técnico e científico da FAPEMIG e responsável pelo Canal do Youtube “Da ideia à luz”. Nesta ocasião foram coletados documentos junto ao Teatro Guaíra e sua equipe técnica, com destaque ao seu Diretor Geral Cleverson Cavalheiro e ao operador de luz do Ballet Teatro Guaíra Valdevino Guerreiro Teixeira (o Guerreiro);

 

Também entrevistou e coletou documentos junto ao cenógrafo e iluminador Carlos Kur, responsável pelos projetos de cenário e iluminação dos espetáculos de dança do Guaíra por mais de 20 anos;

  

 

E junto a iluminadora e professora Nadia Luciani

 

Ainda como ação em Curitiba, a equipe de pesquisa acompanhou o segundo módulo da Oficina de Iluminação Cênica do Laboratório de Iluminação Cênica - LABIC/UNESPAR; participou de um debate com iluminadores curitibanos sobre Documentos de Iluminação Cênica; e Fabiana Fontana e Berilo Nosella ministraram uma aula/conferência no auditório do Teatro Guaíra sobre Documentos Teatrais e Documentos da Iluminação Cênica como Fontes de Pesquisa.

 

Quem quiser acompanhar as ações e resultados do projeto nos próximos anos, podem acessar as páginas, redes sociais e canais do Youtube ligados ao projeto:

Site do GPHPC        FACEBOOK       INSTAGRAM

E nos canais do Youtube:

GPHPC         Da ideia à luz


Última atualização: 28/05/2022