Para Conclusão do Curso de Mestrado, as/os discentes deverão cumprir uma carga horária mínima total de 270h/a, em 18 créditos distribuídos em 5 (cinco) Disciplinas. Sendo:

Para inscrição em disciplinas visite a página MATRÍCULAS, no caso de alunos regulares. No caso de alunos isolados, visite VENHA ESTUDAR CONOSCO.

2 (duas) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

  • Teoria e Crítica das Artes Cênicas 60h – 4 créditos – Oferecida no primeiro período (2º semestre);
  • Seminário de Projeto ministrada pelo professor orientador 30h – 2 créditos – Oferecida no segundo período (1º semestre);

3 (três) OPTATIVAS Tópicos Variados de cada linha

  • Uma optativa Tópicos Variados na linha de desenvolvimento do projeto – 4 créditos – Oferecida todo semestre (recomenda-se cursá-la no primeiro período);
  • As outras duas deverão ser definidas pela/o estudante junto com sua/seu orientador/a, mediante oferta, sendo que uma das duas pode ser cursada fora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFSJ – 4 créditos cada – (recomenda-se cursar uma no primeiro e outra no segundo período);

Além destes Créditos, a/o aluna/o deverá cumprir as seguintes atividades ao longo do curso para concluí-lo: Exame de Proficiência, Estágio Docência, Aprovação do Projeto, Qualificação e Defesa da Dissertação.

 

Seguindo o Organograma Ideal, o aluno deverá cursar:

Primeiro Período (semestre)

  • 3 (três) disciplinas, sendo: Teoria e Crítica das Artes CênicasTópicos Variados da sua linha de pesquisa e Tópico Variados da outra linha de pesquisa;
  • Exame de Proficiência;

Segundo Período (semestre

  • 2 (duas) disciplinas, sendo: Seminário de Projeto e mais uma Optativa (podendo ser algum Tópico Variado de qualquer das Linas de Pesquisa ou uma Disciplina externa ao PPGAC);

  • Estágio Docênica;

Terceiro Período (semestre)

  • Aprovação do Projeto (até13o ou 14o mês);
  • Redação do capítulo para qualificação (até o 18o mês);

Quarto Período (semestre)

  • Realização da Qualificação (até 19o mês);
  • Redação do texto final da Dissertação (até o 23o mês);
  • Defesa (até o 24o mês).

 

DISCIPLINAS E EMENTAS DO PPGAC/UFSJ:

(As ementas são a estrutura básica disciplina, neste contexto, cada professor, a cada oferecimento, apresenta um plano de curso com um recorte e um conteúdo programático específico, sendo assim, toda disciplina quando ofertada possui título – referente à proposta geral – e subtítulo – referente ao recorte específico proposto para aquela oferta. Para conhecer as disciplinas ofertadas por semestre chique aqui).

Obrigatórias:

Teoria e Crítica das Artes Cênicas

Ementa: A presente disciplina propõe uma introdução teórico/reflexiva sobre temas e métodos fundamentais da pesquisa no campo das artes cênicas, promovendo ao estudante ingressante em nível de pós-graduação um aprofundamento quanto a questões centrais da pesquisa na área. Considerando-se o caráter mais geral, comum às duas linhas de pesquisa, a presente disciplina, de caráter propedêutico, se organizará na forma de seminários, com fins de se introduzir os alunos nas diferentes vertentes da pesquisa na área das Artes Cênicas hoje, propondo-se leituras determinantes para essas diversas vertentes. Tais seminários, numa perspectiva mais epistemológica, serão ministrados por vários professores, sendo possível, inclusive, por convidados externos ao Programa e à Instituição.

Seminário de Projeto

Ementa: A presente disciplina propõe a revisão técnica e metodológica dos projetos de pesquisa, assim como sua adequação tanto ao campo teórico e conceitual proposto quanto a sua futura concretização e exequibilidade.

Optativas:

Linha Cultura, Política e Memória:

Tópicos Variados em História e Memória

Ementa: A presente disciplina propõe aprofundar questões e debates teórico/reflexivos nos campos da história, da memória e da historiografia das artes cênicas, buscando refletir sobre as práticas, as questões e os conceitos do campo da história e da memória.

Tópicos Variados em Crítica e Cultura

Ementa: A presente disciplina propõe aprofundar questões e debates teórico/reflexivos nos campos da crítica e da analítica das artes cênicas, assim como promover debates sobre sua acepção enquanto fenômeno da cultura.

Tópicos Variados em Política e Sociedade

Ementa: A presente disciplina propõe aprofundar questões e debates teórico/reflexivos nos campos da relação entre a produção cênica e a sociedade, compreendendo seus caracteres políticos, econômicos e contextuais, buscando refletir sobre as relações e implicações da arte na sociedade e vice-versa.

Linha Performance, Processos e Poéticas Artísticas:

Tópicos Variados em Estudos Performáticos

Ementa: A presente disciplina propõe aprofundar questões do campo dos estudos da performance, buscando abordar a teoria e a prática das artes cênicas em suas características híbridas. Considerando suas manifestações contemporâneas e seus componentes de performatividade.

Tópicos Variados em Processos e Poéticas Artísticas

Ementa: A presente disciplina propõe aprofundar questões no campo da teoria e da prática dos processos e das poéticas artísticas cênicas – o teatro, a performance, a dança - na contemporaneidade.

Tópicos Variados em Treinamentos e Pedagogia das Artes Cênicas

Ementa: A presente disciplina propõe aprofundar questões pedagógicas e de treinamento no campo das artes cênicas, tanto em suas especificidades da cena quanto as que tangem ao trabalho do artista ator-dançarino-performer.

 

Organograma de oferecimento das disciplinas:

 

Disciplinas Obrigatórias

Disciplinas Optativas*

1º Período (2º Semestre)

 

Teoria e Crítica das Artes Cênicas

 

     Tópicos Variados de cada linha

2º Período (1º Semestre)

Seminário de projeto

 

Tópicos Variados de cada linha

 


Última atualização: 24/07/2021