O PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA DA UFSJ/CCO possui áreas de concentração e linhas de pesquisa equânimes, para seus cursos de MESTRADO E DOUTORADO, havendo variação nas disciplinas oferecidas.

 

1- Área de concentração: BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL E AMBIENTAL

Visa desenvolver pesquisas em processos químicos e biotecnológicos mais seguros, econômicos e ambientalmente amigáveis, integrando conceitos teóricos no desenvolvimento de modelos empíricos e, ou fenomenológicos, com dados experimentais e simulações computacionais aplicadas em processos fermentativos e de biotransformações microbianas e enzimáticas, entre outros, aos quais podem ser associados a estratégias adequadas para produzir inovação no desenvolvimento de novos processos e produtos biotecnológicos industriais e ambientais.

 

Linhas de Pesquisa:

 

a)    Isolamento de moléculas e desenvolvimento de bioprocessos aplicados ao meio ambiente

Tem como objetivo o desenvolvimento, a intensificação e a avaliação de processos biotecnológicos para a obtenção de novos produtos ou métodos mais eficientes para a biorremediação de compostos poluentes, através da aplicação de métodos bioquímicos, moleculares e biológicos, entre outros. Os trabalhos serão desenvolvidos teoricamente e experimentalmente com estudos em escala de laboratório e via ferramentas de simulação computacional, visando à simulação de processos ambientais, com apoio de ferramentas e técnicas computacionais convencionais e avançadas para identificar condições otimizadas.

 

b)    Microrganismos como biorreatores para produção de biomoléculas

Tem como objetivo o desenvolvimento, a avaliação e o escalonamento de novos processos microbianos biotecnológicos para a obtenção de produtos de interesse industrial, como biocombustíveis, enzimas, biossurfactantes, entre outras. Os trabalhos serão desenvolvidos teoricamente e experimentalmente com estudos em escala de laboratório e piloto via ferramentas de simulação computacional, visando à simulação de processos ambientais, com apoio de ferramentas e técnicas computacionais convencionais e avançadas para identificar condições otimizadas.

 

 

2- Área de concentração: BIOTECNOLOGIA APLICADA A SAÚDE

Visa desenvolver pesquisas em isolamento e liberação de moléculas com aplicação em Saúde humana de forma segura e econômica. Envolve a bioprospecção, purificação, caracterização e avaliação de suas propriedades biológicas. Também envolve métodos mais eficazes de biodistribuição de medicamentos com base natural ou sintética. Dados experimentais e simulações computacionais visando o estudo in sílico das moléculas caracterizadas também são abordadas, para produzir inovação no desenvolvimento de novos medicamentos.

 

Linhas de Pesquisa

 

a) Biotecnologia Computacional

Tem como objeto a construção de modelos computacionais de sistemas biológicos, por meio de algoritmos e técnicas de visualização gráfica. Os modelos gerados são capazes de simular e predizer propriedades físico-químicas e biológicas antes que o experimento seja realizado. Dessa forma pode-se estimar a interação ligante-receptor para o desenvolvimento de moléculas bioativas, estudar fenômenos de superfície, realizar estudos de mutagênese dirigido empregando de modelos tridimensionais de proteínas, estudar mecanismos de catálise enzimática, dentre outros.

 

 - Desenvolvimento de fármacos com auxílio do computador: Ancoragem Molecular, Modelagem Comparativa por Homologia, Triagem Virtual e Dinâmica Molecular.    

 

b) Isolamento e liberação de moléculas com aplicação em Saúde humana

 

Eixos temáticos

 

-Bioprospecção, purificação e caracterização de proteínas vegetais;

 

- Avaliação do efeito antimicrobiano, anti-inflamatório e antitumoral de proteínas vegetais

 

- Funcionalização de superfície com biomoléculas para aplicação na saúde humana;

 

- Avaliação da atividade antiadesiva de biofilme em biomateriais;

 

- Desenvolvimento de sistemas de liberação de fármacos sintéticos e substâncias biotecnológicas destinados ao tratamento de doenças crônicas, tais como implantes, nanopartículas, micropartículas e lipossomas;

 

- Parasitologia aplicada a Leishmanioses

 

- Virologia aplicada a Dengue

 

 

REGIME DE CRÉDITOS:

 

PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE:

Os alunos de Mestrado deverão integralizar um total de 12 créditos para obter o título de mestre junto ao PPG em Biotecnologia. Cada crédito equivale a 15 horas de atividades planejadas no Programa. Dos 12 (doze) créditos, 7 (sete) serão em disciplinas obrigatórias e o restante em disciplinas optativas.

PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE DOUTOR: 

Os alunos de Doutorado deverão integralizar um total de 20 créditos para obter o título de doutor junto ao PPG em Biotecnologia. Cada crédito equivale a 15 horas de atividades planejadas no Programa. Dos 20 (vinte) créditos, 7 (sete) serão em disciplinas obrigatórias e o restante em disciplinas optativas.

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

 

MESTRADO DOUTORADO

Biotecnologia e Inovações (3 créditos)

Empreendedorismo (1 crédito)

Propriedade Intelectual e Informação Tecnológica (2 créditos)

Seminários (1 crédito)

Academic Writing (1 crédito)

Bioquímica Aplicada à Biotecnologia (3 créditos)

Propriedade Intelectual e Informação Tecnológica (2 créditos)

Seminários de Empreendedorismo e Bioética (1 crédito)

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS 

 

Fisiologia e Bioquímica de Plantas Superiores (3 créditos)

Mecanismo de ação de compostos bioativos (2 créditos)

Introdução a Química Bioinorgânica (2 créditos)

Computer Aided-Drug Design - CADD  (2 créditos)

Academic Writing - Introduction  (2 créditos)

Tópicos Especiais em Biotecnologia Vegetal (2 créditos)

Introdução ao R (1 crédito)

Biotecnologia para Vírus (2 créditos)

Doenças Infecciosas e Parasitárias (3 créditos) 

Tópicos Avançados em Biotecnologia Vegetal (3 créditos)

Sistemas de Liberação de Fármacos (2 créditos)

Empreendedorismo (2 crédito) 

Tópicos Especiais em Empreendedorismo

Introdução às Técnicas Histológicas e Imunohistoquímicas

Tópicos Especiais em Mutagênese

Princípios de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência

Práticas em Produtos Naturais

Tópicos Especiais em Farmacognosia

Desenvolvimento de Novos Compostos com Ação Antimalárica

Adsorção: Aspectos Teóricos e Aplicação Ambiental

Tópicos especiais em Processos Biotecnológicos

Bioética

 
 

Última atualização: 30/01/2024