OBJETIVOS DO PROGRAMA

Formar recursos humanos qualificados, professores e pesquisadores, em nível de pós-graduação, com foco no campo das Ciências Farmacêuticas.
- Estimular a criação de um ambiente de pesquisa e pós-graduação no Campus avançado de Divinópolis.

________________________________________________________________________

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O perfil do egresso foi analisado e discutido pela comissão de autoavaliação do Programa no ano de 2019, no sentido de alinhar de forma contínua o processo de formação com as necessidades sociais de acordo com o perfil de formação do egresso. Dessa forma, atualmente o perfil do egresso do PPGCF visa formar:

- Profissionais aptos a desenvolverem estudos de novos fármacos, medicamentos e outros insumos prioritários para a saúde;

- Profissionais de alto nível, agentes multiplicadores em atividades de ensino, pesquisa e assistência na área da saúde;

- Profissionais éticos, com capacidade intelectual e crítica no âmbito das Ciências Farmacêuticas.

É também objetivo do Programa buscar desenvolver no egresso proativo competências para solução de problemas científicos e de serviços de saúde, para a liderança na condução de trabalhos e projetos e ainda para o desenvolvimento de novos serviços de saúde.


________________________________________________________________________

 

TOTAL DE CRÉDITOS PARA TITULAÇÃO

Para integralização da Pós-graduação o aluno deverá completar um mínimo de 11 (onze) créditos, sendo 5 (cinco) em disciplinas obrigatórias e as demais em disciplinas optativas.
________________________________________________________________________

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

O respectivo Programa propõe o desenvolvimento de insumos farmacêuticos, compostos bioativos e medicamentos, por meio de uma única área de concentração, a saber: “Insumos farmacêuticos, compostos bioativos e medicamentos”. Ressalta-se que esta área está inserida nas prioridades da Política Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde (PNCTIS), do plano de ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento Nacional (PACTI) e da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE), incluindo também a Política do Desenvolvimento Produtivo (PDP).

________________________________________________________________________

LINHAS DE PESQUISA

Uma característica importante observada desde a abertura dos primeiros processos seletivos tanto dos candidatos que procuram o curso quanto dos egressos é, além das áreas tecnológicas, a necessidade de formação na área de assistência farmacêutica, farmácia clínica e farmacoepidemiologia. Pela análise do perfil dos egressos, observa-se que uma parcela significativa de profissionais que atua nos serviços públicos municipais e estaduais da região, além daqueles contratados pelo Ministério da Saúde e por hospitais ensino para implantação de serviços de Farmácia clínica. Dessa forma, após intensa discussão dos docentes do PPGCF/UFSJ,  realizada em 2018, para adequação das Linhas de pesquisa, estas foram redefinidas em:

2.2.1. Produtos naturais, sintéticos e medicamentos

Esta linha de pesquisa abrange estudos de avaliação química, biológica, toxicológica de substâncias naturais e sintéticas e obtenção de novos produtos em modelos in vivo, in vitro e in silico. Além disso, esta linha contempla estudos de desenvolvimento de novos fármacos, controle da qualidade, avaliação da eficácia de medicamentos e produtos farmacêuticos.

 

2.2.2. Biociências aplicadas à Farmácia e uso racional de medicamentos.

Esta linha de pesquisa abrange os estudos experimentais e clínicos voltados para investigações diagnósticas, epidemiológicas e terapêuticas, contemplando a avaliação de biomarcadores moleculares e bioquímicos; estudos de utilização de medicamentos; efetividade e segurança de medicamentos, conduta baseada em evidência; assistência farmacêutica, farmacoeconomia, farmacovigilância, serviços e educação farmacêutica. 

________________________________________________________________________

 

GRADUAÇÕES DE INTERESSE DO PPGCF


Farmácia, Bioquímica, Medicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Química e Biotecnologia.

 


Última atualização: 07/11/2020