Na ficha de Artes da CAPES, o item 1.4 aponta como quesito para avaliação “Os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção intelectual”. No subitem 1.4.1 indica as características que serão observadas no processo autoavaliativo:

1.4.1. (100%) A avaliação deste item será qualitativa, a partir da análise da descrição do processo de autoavaliação do programa para o quadriênio 2017-2020. Os seguintes pontos serão analisados:

a) metodologia dos processos (ferramentas e critérios), diagnóstico dos principais pontos a serem desenvolvidos, metas definidas e implementadas para sanar as deficiências detectadas;

b) avaliação do atendimento das metas no final do quadriênio;

c) alinhamento dos critérios de credenciamento e descredenciamento do corpo docente permanente com a autoavaliação do programa;

d) divulgação dos processos para o corpo técnico administrativo, docente e discente;

e) presença de membros externos nos processos de autoavaliação

 No Relatório Final da avaliação quadrienal da área de Artes, 2017-2020, na página 40 pode-se ler que “A maior dificuldade dos PPG de Artes, neste Quesito, parece ter sido nos itens relativos ao planejamento estratégico e à autoavaliação, dada a falta de cultura da área de lidar com o vocabulário associado a esses termos: muitos PPG elencaram objetivos gerais e não entenderam que deveriam traçar um plano de metas ou estabelecer marcos prospectivos; outros confundiram o estabelecimento de uma política de autoavaliação com a prática mais corriqueira de avaliação dos docentes e discentes do programa. Tudo isso precisa ser objeto de debates mais amplos.”

O referido relatório, bem como iniciativas posteriores das comissões avaliativas reiteram a necessidade da implantação de rotinas de autoavaliação como ferramentas importantes para o funcionamento dos Programas. Cruzando tais colocações com a missão, objetivos, identidade e metas, foi realizado o plano de autoavaliação 

O plano de autoavaliação seguiu uma linha diagnóstica, que além de buscar identificar como o programa se compreende, busca auxiliar dinamicamente na procura por lacunas, enquanto as questões apresentadas representam um ponto de partida para o desenvolvimento do programa e o refinamento dos procedimentos autoavaliativos.

Além da avaliação da produtividade, houve a preocupação em identificar nos principais atores envolvidos no Programa o impacto na sociedade e a compreensão dos processos. Estes atores foram divididos em três categorias: docentes, discentes e egressos. Cada uma destas categorias responderam a um questionário distinto, cujas respostas foram analisadas pela Comissão de Autoavaliação. A partir do cruzamento destes dados com os demais indicativos disponíveis na Plataforma Sucupira, das anotações da Comissão de Artes para o quadriênio anterior e das recomendações acerca das fragilidades do Programa feitas pela PROPE, Pró-reitoria de Pesquisa da UFSJ, que consideramos as contribuições externas no processo, chegou-se às considerações que seguem:

AUTOAVALIAÇÃO DOCENTE PPGMUSI-UFSJ 2024

Pontos positivos

A partir das perguntas que pretenderam averiguar a identificação do docente com o programa, observamos que em geral os docentes se julgam sintonizados com o PPG em Música da UFSJ. As respostas revelaram que os professores julgam conhecer a missão, os objetivos e rotinas do programa. Além disso, creem que suas produções acadêmicas e artísticas contribuem de forma positiva para a avaliação do programa. 

Os professores consideraram positivo os resultados das orientações, e unanimemente não consideraram a possibilidade de troca de orientando. Ademais, os docentes consideraram que o envolvimento dos alunos foi satisfatório durante as disciplinas e que houve empenho dos grupos na construção de ambientes ricos em debates e descobertas durante os trabalhos em sala de aula.

Um outro indicativo positivo se revela quando os docentes consideram que seus projetos de pesquisa contribuem para a consolidação do conhecimento em sua área. Esta percepção é fortalecida pela alta qualidade da produção acadêmica e artística na indicação individual dos destaques de suas próprias produções no quadriênio 2021/2024.

Os professores percebem que suas pesquisas e orientações estão aderentes aos seus projetos e às Linhas de pesquisas respectivas.

Pontos negativos  

Apesar das respostas revelarem que os docentes acreditam que suas produções artísticas têm contribuído para a avaliação do programa, algumas indicações de destaques contradizem suas crenças neste quesito. Vários docentes indicaram produções artísticas internacionais como destaque, porém o PPG propõe um impacto regional, de acordo com o regimento interno votado pelo colegiado do curso. Vale salientar que esta lacuna na compreensão dos objetivos do curso também se revela nas respostas quando um número expressivo de docentes aponta não terem conhecimento pleno dos elementos centrais para a avaliação da produção do Programa pela CAPES e das normas do programa para credenciamento, descredenciamento e recredenciamento de docentes.

Um outro ponto negativo foi indicado por um número expressivo de docentes ao revelarem não conseguir auxiliar seus orientandos no cumprimento de prazos. 

Ações propostas pela comissão de autoavaliação para mitigar os problemas:

- Propor atividades que reúnam os professores por linha de pesquisa para discutirem e proporem metas pessoais de produções acadêmicas e artísticas sintonizadas com as propostas do ppg, a exemplos seminários e eventos temáticos, e restabelecimento dos grupos de pesquisa e suas atividades.

- Estabelecimento de ações sistematizadas que fortaleçam a consciência e importância do cumprimento dos prazos relacionados às etapas do curso, a exemplo planejamentos da produção nas orientações e em disciplinas coletivas.


- Apoiar a criação de eventos artísticos que tenham o potencial de impacto a nível regional.

- A identificação dos pontos positivos e negativos da avaliação docente deverão ser considerados no credenciamento e recredenciamento juntamente com as normas já estabelecidas pelo Programa.

Link para o formulário: https://docs.google.com/forms/d/1KpTUBorlZ3XXTJhH2kuMC2fYpibKM8oEXg3Cqg5JxT4/viewanalytics

AUTOAVALIAÇÃO DISCENTE PPGMUSI-UFSJ 2024

Pontos positivos

Os questionários foram respondidos por 22 discentes e de forma geral as respostas revelaram que se sentem sintonizados e integrados com as rotinas do programa.  As respostas também indicam que os discentes estão cientes da missão, objetivos e metas do programa, e têm sido ativos na busca de informações sobre o Programa. Vale ressaltar que em geral as respostas dos discentes também revelaram que reconhecem que suas atuações têm contribuído para um ambiente favorável para a produção científica e artística do Programa.

A maioria dos discentes também responderam que consideram positivo o resultado das orientações e possuem uma boa relação com os orientadores. Os discentes consideram que as matérias são relevantes para o desenvolvimento de suas pesquisas. Além disso, consideram os professores capacitados para ministrar as disciplinas, e apontam que estes conseguem construir um ambiente colaborativo e estimulante para o exercício do pensamento científico.

Pontos negativos

As respostas dos discentes revelaram que estão divididos em afirmar que suas dúvidas foram sanadas e se sentem seguros para se aprofundarem em torno dos temas tratados. Isto vem ao encontro das respostas dos professores que revelaram não serem frequentemente procurado pelos alunos para a resolução de dúvidas fora do horário ou após as aulas. Assim, é possível afirmar que existe a necessidade de promover novos ambientes de discussões acerca das pesquisas fora dos horários das disciplinas.

Parte dos discentes disseram não conseguirem desenvolver suas pesquisas a contento e cumprirem os prazos demandados pelo programa. Além disso, a maioria revelou não fazer parte de um grupo de pesquisa. É interessante notar que estas respostas vão ao encontro das respostas dos professores nos mesmos aspectos.

Ações propostas pela comissão de autoavaliação para mitigar os problemas:

- Estimular a produção acadêmica discente através de grupos de pesquisa por linha de pesquisa. Vale salientar que acreditamos que a criação dos grupos de pesquisa poderá estimular uma maior discussão entre discentes e docentes impactando positivamente no desenvolvimento dos projetos de pesquisa.  

- Realizar eventos anuais de cada linha de pesquisa

Link para o formulário: https://docs.google.com/forms/d/1gc45ehd5MxfdsxBFec2rJ8cx4tXp0ePsjL18EFbTDqk/viewanalytics?usp=forms_home&ths=true

AUTOAVALIAÇÃO DOS EGRESSO PPGMUSI-UFSJ

Pontos positivos:

Surpreendentemente, 35 egressos do programa responderam ao questionário após serem contactados por seus orientadores. A maioria respondeu que em 2024 teve algum tipo de produção bibliográfica ou artística/cultural, o que indica haver uma ação continuada após o término do curso, possivelmente devido a experiências positivas durante o curso de mestrado na UFSJ. Outras produções também foram destaques nas respostas como palestras, comunicações, organização de eventos, pareceres, bancas, e produção de partituras.

Assim, as respostas revelaram que os egressos se mantêm ativos com atividades acadêmicas, artísticas e docentes. Além disso, a produção artística demonstra um envolvimento expressivo com performances de música brasileira, e vários destaques das produções artísticas indicam impacto regional. Vale salientar que a música brasileira como objeto de estudo e performance e o impacto regional da produção são metas do curso de pós-graduação em música da UFSJ. 

Ações propostas:

- Buscar formas de acessar as  produções e atuações acadêmicas e artísticas dos nossos egressos e divulgá-las no site e redes sociais do PPG.

- Buscar formas de acompanhar as produções dos egressos por cinco anos.

- Manter o contato pessoal entre orientandos e orientadores com a finalidade de manter as pesquisas ativas, se possível envolvendo pesquisas, publicações e produções artísticas.

Link para o formulário: https://docs.google.com/forms/d/17SRGQJTHQrGnKYa0onkmL9FLPQqxBs3b9AG2-t7btSg/viewanalytics?usp=forms_home&ths=true

CONCLUSÃO

Tendo em vista que o Curso de Mestrado Acadêmico em Música da UFSJ tem como objetivo "formar pesquisadores e professores para a docência do Ensino Superior, qualificando mestres com competência técnica, autonomia, e capacidade reflexiva, crítica, artística, ética e humana, para atuar em diferentes campos na área da música".  Sua missão é a de influenciar positivamente seu entorno, de maneira a propiciar condições para o exercício da cidadania por meio dos bens culturais que são objetos de estudos de seus pesquisadores. Essas metas de caráter eminentemente qualitativo vem sendo atendidas. As características sugeridas pela área de Artes para a autoavaliação foram atendidas. A identificação de pontos fortes e fracos e as ações sugeridas tem potencial para fortalecer a ação do PPGMUSI-UFSJ.

Pode ser necessário o estabelecimento de uma "cultura" mais voltada para a produção de textos em periódicos, como uma tentativa de ajuste ao que a área considera mais relevante para a avaliação pela CAPES. É algo a ser melhor trabalhado para evitar um atendimento de expectativas meramente produtivistas em detrimento do que se poderia chamar de vocação do programa, mas é uma discussão mais ampla, para as comissões e seminários de meio termo. Cumprimento de metas: em relação aos egressos, as metas estão sendo cumpridas, pois foi possível identificar que estão sendo formados pesquisadores com capacidade crítica e inserção social. Na descrição deles próprios, vêm se sentindo capazes e com potencial para influenciar positivamente seu entorno, bem como se percebem como agentes de mobilização social e produção de conhecimento. 

É necessário definir melhor as metas de expansão do curso, o que deverá acontecer via abertura de mais vagas. Ainda que não seja possível identificar uma procura estável em virtude dos efeitos da pandemia, está em andamento a proposta de desmembramento da Linha 1. Atualmente, esta Linha aborda pesquisas em Música e Saúde e Performance. A nova proposta, ainda em tramitação na UFSJ, sustenta a conveniência de serem separados os temas, de modo a termos uma Linha somente para a Performance e uma outra somente para a Música e Saúde. No total, serão 4 linhas e não mais 3.

Neste sentido, está aberto Edital para credenciamento de novos professores, o que permitirá a ampliação da oferta de vagas e acomodação dos docentes em suas respectivas linhas. Considerou-se que os critérios de credenciamento, descredenciamento e recredenciamento vigentes estão de acordo com as metas, objetivos e missão do Programa.


Última atualização: 30/04/2025