Texto com letras brancas sobre tarja azul: oitavo SINES. Abaixo, texto com letras brancas sobre tarja vermelha Seminário de Inclusão no Ensino Superior. Ao lado, logotipo da UFSJ.

 

OFICINAS

das 14h às 17 horas

 

 

OFICINA 1: A importância da escola bilíngue na formação da criança surda

Ministrante: Ms. Telma Rosa de Andrade

Fotografia da ministrante Telma

Ementa: Nessa oficina apresentaremos os três modelos que norteiam a educação para surdos, o primeiro deles é a escola inclusiva, o segundo modelo é o da escola especial, por fim, apresentaremos a escola bilíngüe. Uma vez  que esses referenciais de educação surda for apropriado pelos participantes, daremos início a um debate sobre as vantagens e as desvantagens de cada modelo.

Público-Alvo: Professores da educação básica; familiares de pessoas com deficiência; pessoas que se interessam pelo tema da inclusão do sujeito surdo no ambiente escolar.

Local: Pavilhão de Salas de Aula, sala 1.14

 


 

OFICINA 2: Tenho um aluno com deficiência auditiva.
Quais estratégias, métodos ou práticas posso usar?

Ministrante: Ms. Leonardo Henrique Cândido

Fotografia do ministrante Leonardo

Ementa: Nesta oficina iremos pensar em possibilidades de ensino e aprendizagem de alunos com diversidade funcional conhecidos em termos legais como deficientes. Ao invés de focar em um método, esta oficina terá por objetivo sensibilizar o docente e os demais participantes para a singularidade de cada aluno e assim buscar não apenas métodos, mas, estratégias que alcancem seu objetivo de forma inclusiva. Por meio de dinâmicas, os presentes terão a experiência empática onde se colocará no lugar do aluno com diversidade funcional e de uma forma superficial sentir suas angústias e frustrações. Também será possível perceber como simples estratégias de adaptação das atividades escolares podem beneficiar todos. A oficina estará objetivando estratégias para alunos surdos e com perda parcial de audição.

Público-Alvo: Professores de diversos níveis que queiram se preparar para melhor acolher os discentes com deficiência auditiva ou surdez no ambiente escolar.

Local: Pavilhão de Salas de Aula, sala 2.03

 


 

OFICINA 3: Como identificar e desconstruir o capacitismo na educação,
no trabalho e nas relações sociais

Ministrante: Ms. Joelma Cristina Santos

Fotografia da ministrante Joelma

Ementa: Na oficina, serão abordadas algumas das diversas formas de se compreender a deficiência, a construção social e histórica do preconceito em relação às pessoas com deficiência (capacitismo), as diferenças entre capacitismo individual e estrutural, bem como os impactos do capacitismo sobre as vivências das pessoas com deficiência. Também serão discutidas algumas das maneiras de se desconstruir estereótipos negativos presentes nas falas e comportamentos cotidianos de discriminação, de modo que pessoas sem deficiência possam se tornar aliadas da luta anticapacitista.

Público-Alvo: Professores de diferentes níveis (da Educação Infantil ao Ensino Superior), profissionais de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas, familiares de pessoas com deficiência, comunidade externa interessada em aprender como lidar melhor com a questão da deficiência.

Local: Pavilhão de Salas de Aula, sala 2.07

 


 

OFICINA 4: Técnicas básicas para a audiodescrição de imagens estáticas

Ministrante: Fernanda Christina dos Santos

Fotografia da ministrante Fernanda

Ementa: A relevância desta oficina se dá pelo fato de que, para que os estudantes com deficiência visual tenham um ensino de qualidade e inclusivo, bem como maior acessibilidade na vida em sociedade, é necessário que sejam oportunizadas formas de desenvolvimento de suas potencialidades. Quando falamos em escola que recebe, acolhe e oferece oportunidades de aprendizagem para todos os alunos, alguns questionamentos ainda teimam em vir à tona, como, por exemplo, as atividades. Como prepará-las de forma que contemplem as necessidades de todos os alunos? Como despertar a curiosidade, ampliar a visão de mundo, propiciar o acesso às informações a todos os alunos? Muitos são os recursos que poderão ser utilizados em sala de aula para responder a essas questões, dentre eles, a audiodescrição. A oficina “Técnicas básicas para a audiodescrição de imagens estáticas” propõe apresentar um conjunto básico de conhecimentos e práticas a respeito da audiodescrição de imagens estáticas (desenhos, tirinhas, fotografias, gráficos, esquemas, infográficos e outros), que pode ser aplicado para a produção e entrega de conteúdos acessíveis a estudantes com deficiência visual, bem como podem ser utilizados por pessoas idosas, pessoas com deficiência intelectual, dislexia, déficit de atenção, iletrados ou com dificuldades de aprendizagem.

Público-Alvo: Docentes, profissionais da educação e demais interessados.

Local: Pavilhão de Salas de Aula, sala 3.03

 

 

 

Símbolo do Intérprete de Libras

 


Última atualização: 09/11/2022