Laboratórios do Curso


LABORATÓRIO DE INTERPRETAÇÃO E DANÇA (LABID/LIFE)

laboratório dedicado à pesquisa, ao ensino e à extensão  em dança, movimento e interpretação cenica e corporal. Equipado com linóleo, televisores, projetor multimídia, refletores, bonecos da figura humana esqueleto humano,barras, tatames,espelho, equipamento de som e piso apropriado à dança

ANTES DE SOLICITAR DATA

1 - CONFIRA  A DISPONIBILIDADE DE DATA NA AGENDA (abaixo);

2 - LEIA AS REGRAS PARA SOLICITAÇÃO E PARA UTILIZAÇÃO DPO LABORATÓRIO  (CLIQUE AQUI)

3 - PREENCHA O FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE USO DO LABORATÓRIO  (CLIQUE AQUI-em word)

4 - PREENCHA O FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE USO DE EQUIPAMENTOS DO LABORATÓRIO  (CLIQUE AQUI-em word)

ENVIE POR E-MAIL SUA SOLICITAÇÃO E OS FORMULÁRIOS DEVIDAMENTE PREENCHIDOS PARA: labid@ufsj.edu.br

5 - AGUARDE O RETORNO, VIA EMAIL,  DO RESPONSÁVEL PELO LABORATÓRIO

6 - EM CASO DE APROVAÇÃO, PARA COMEÇAR A UTILIZAR SERÁ PRECISO ENTREGAR UMA CÓPIA IMPRESSA DA  SOLICITAÇÃO E DOS FORMULÁRIOS DEVIDAMENTE ASSINADOS PELO SOLICITANTE E PELO PROFESSOR RESPONSÁVEL PELA ATIVIDADE, ALÉM DE UMA CÓPIA DO PROJETO OU DESCRIÇÃO DA PROPOSTA , RELACIONANDO TODOS OS INTEGRANTES, PARA EFEITO DE CONTABILIZAÇÃO DOS PROJETOS REALIZADOS NO LABORATÓRIO.

7 - A portaria do CTAN solicitou a padronização dos documentos de autorização para a entrega das chaves para uso do LABID. Dessa maneira, solicitamos aos autorizados que preencham o documento AUTORIZAÇÃO PARA PEGAR CHAVE JUNTO À PORTARIA (disponível AQUI) imprimam e deixem-no na secretaria do curso de Teatro (COTEA) para ser assinado pelo Coordenador do Laboratório. A partir de terça-feira, 26/03/2019, só será possível pegar a chave contra a apresentação deste documento, devidamente assinado.

 

 


 

 

 

 

 

Salas 103 e 106 Reuni I

 

 

 

 

 


 

LABORATÓRIO DE SONOPLASTIA E SONORIZAÇÃO

 

 

O Laboratório de Sonoplastia e Sonorização é composto pelos seguintes espaços: Sala 3.04 e a Sala Preta (2.03) do REUNI III. Estes locais são providos de instalações, aparelhagem e materiais básicos para as mais diferentes experiências sonoras no contexto de aulas, projetos de extensão ou pesquisas artísticas/científicas. Na Sala 3.04 é onde se encontra o acervo de materiais, equipamentos e instrumentos musicais para consulta, pesquisa e empréstimo do Laboratório, bem como, onde se editam, mixam e criam sons para trilhas. Na Sala Preta fica o núcleo central do sistema de sonorização ao vivo do Laboratório, isto é, as 04 caixas ativas, cabeamento e a mesa de som digital na cabine técnica ( envolvendo interligação, processamento e projeção);

O LABORATÓRIO DE SONOPLASTIA E SONORIZAÇÃO se dedica a contribuir com as atividades do Curso nos componentes da sonorização ao vivo: captação, interligação, processamento, projeção, acústica e operação. Também busca estimular a pesquisa acerca dos equipamentos e materiais sonoros usados em criações artísticas e montagens cênicas.

No seu cotidiano o Laboratório tem uma atuação bastante diversificada. Nesse sentido, está envolvido com trabalhos relacionados a preparação, instalação e desinstalação de equipamentos de áudio; a operação, supervisão e/ou controle dos equipamentos de som durante os ensaios e apresentações de cenas e espetáculos de artes cênicas; a operação de sistemas de sonorização e gravação; a edição e mixagem de trilhas e efeitos sonoros em programas de computadores; a pesquisa sobre a relação entre a equalização de som e a acústica específica do local; o auxílio às montagens cênicas na elaboração de um Plano de Sonoplastia (músicas, sons e efeitos); a divulgação de informações sobre fenômenos da acústica como a reverberação, refração, difusão, transmissão e absorção; ondas sonoras e seus parâmetros: frequência, timbre, intensidade, duração; e a disseminação de conhecimentos sobre a operação da mesa de som: estabelecimento da relação com os outros equipamentos de áudio (amplificadores, equalizadores, cubos, etc); utilização de seus recursos básicos e explicação das diversas funções de cada um.

 

Bolsista do Laboratório: ?

Técnico: Alex Fleming

Coordenador: ?

 


    
    Laboratório de Práticas Teatrais 01
      Laboratório adequado às práticas em teatro e dança, com piso em madeira naval que permitem a realização de exercícios corporais de todos os tipos além de possuírem urdimentos que permitem a instalação de refletores e cenários para a realização de cenas curtas.
    
    Laboratório de Musicalização
      Laboratório equipado com instrumentos musicas e demais equipamentos sonoros que permitem a realização de ensaios e experiências sonoras e musicais.

     Laboratório de Figurino

    Laboratório de Ensino
   
    Laboratório de Cenografia

 

 

Sala Preta 2.03 RE III

E-mail: lab_salapretaluz@ufsj.edu.br

 

 

 

 

Sala Pretinha 103 RE III