LABORATÓRIO DE INTERPRETAÇÃO E DANÇA (LABID/LIFE)

Laboratório dedicado à pesquisa, ao ensino e à extensão  em dança, movimento e interpretação cenica e corporal vinculado aos Cursos de Teatro e ao LIFE. Equipado com linóleo, televisor, refletores, bonecos da figura humana e esqueleto humano,barras, tatames,espelho, equipamento de som e piso apropriado à dança

ANTES DE SOLICITAR AGENDAMENTO:

1 - CONFIRA  A DISPONIBILIDADE DE DATA NA AGENDA (abaixo);

1.1 - REGRAS PARA SOLICITAÇÃO E PARA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO 

1.1.1 - A sala dos Laboratórios de Interpretação e Dança será agendada conforme a demanda, a saber, por ordem de entrada da solicitação enviada para o e-mail labid@ufsj.edu.br e é de uso de uso prioritário, nesta ordem, para: 1) aulas de graduação e pós graduação, 2) projetos de pesquisas e atividades de extensão e formação de professores coordenados por docentes dosCursos de Teatro; 
 
1.1.2 - Na falta dessas atividades, a sala poderá ser utilizada por discentes e outros interessados, desde que sejam oficialmente membros da comunidade UFSJ, que  deverão encaminhar o formulário de solicitação de uso da sala (disponível abaixo) devidamente assinado pelo solicitante e por um(a) professor(a)/orientador(a), de TCC, acadêmico, de projetos de IC, RP, PIBID, Mestrado, Doutoradio; pro um docente responsável por uma disciplina que requeira ensaios ou, por fim, por um prfessor(a) dos cursos de teatro que apoie a solicitação, para o caso de pessoa não pertencente ao Curso);
 
1.1.3 - Devido à grande demanda, o tempo máximo de agendamento é de 30 dias. Pedidos de renovação por até mais 30 dias devem ser justificados pelo discente e pelo professor responsávelserão avaliados mediante justificativa por escrito com anuência de um professor.
 
2 - ENCAMINHE O FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE USO DO LABORATÓRIO DISPONÍVEL  AQUI-em word
 
2.1 - CASO A SOLICITAÇÃO SEJA FEITA POR DISCENTE, ESTE DOCUMENTO DEVE CONTER A ASSINATURA DO SOLICITANTE E A ASSINATURA DE UM(A) PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL (Conforme ítem 1.1.2 acima);
 
2.2 - ENCAMINHE O DOCUMENTO EM PDF, ASSINADO COM ASSINATURA DIGITALIZADA OU EMITIDA PELO SouGov
 

3 - SE NECESSÁRIO, PREENCHA O FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE USO DE EQUIPAMENTOS DO LABORATÓRIO DISPONÍVEL AQUI-em word

 

4 - ENVIE E-MAIL PARA: labid@ufsj.edu.br CONTENDO ESTES DOCUMENTOS DEVIDAMENTE ASSINADOS, A SABER: 1) SUA SOLICITAÇÃO DEVIDAMENTE ASSINADA POR VOCÊ E POR UM(A) PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL (conforme íte 1.1.2 acima) E 2) OS FORMULÁRIOS DEVIDAMENTE PREENCHIDOS 

 

5 - AGUARDE O RETORNO DO LABORATÓRIO, VIA EMAIL INFORMANDO OS PRÓXIMOS PROCEDIMENTOS

5.1  - EM CASO DE APROVAÇÃO, VOCE RECEBERÁ O FORMULÁRIO DE AUTORIZAÇÃO PARA ENTREGA DAS CHAVES DO LABORATÓRIO

5.2 - PARA COMEÇAR A UTILIZAR SERÁ PRECISO ENTREGAR UMA CÓPIA IMPRESSA DO PROJETO OU DESCRIÇÃO DA PROPOSTA , RELACIONANDO TODOS OS INTEGRANTES, PARA EFEITO DE CONTABILIZAÇÃO DOS PROJETOS REALIZADOS NO LABORATÓRIO.

 

6 - A Prefeitura de Campus solicitou a padronização dos documentos de autorização para a entrega das chaves para uso do LABID. Dessa maneira, solicitamos aos autorizados que preencham o documento   PERMISSÃO PARA USO DE SALAS / LABORATÓRIOS   que está disponível AQUI e enviem para o e-mail labid@ufsj.edu.br para ser assinado pelo Coordenador do Laboratório e pela responsável pelo SALOG que se encarregará de encaminhar a autorização à Portaria do CTÄN. Somente após a conclusão desseprocesso administrativo que ou so estará liberado e para isso, basta se dirigir à Portaria do CTAN e solicitar as chaves, que serão entregues mediante registro no livro de emprestimos.

 

 

 


 

 

 

 

 

Salas 103 e 106 Reuni I

 

 

 

 

 


 

LABORATÓRIO DE SONOPLASTIA E SONORIZAÇÃO

 

  O LABORATÓRIO DE SONOPLASTIA E SONORIZAÇÃO é composto pelos seguintes espaços: Sala 1.17, Sala 1.05 e a Sala Preta (2.03) do REUNI III. Estes locais são providos de instalações, aparelhagem e materiais básicos para as mais diferentes experiências sonoras no contexto de aulas, projetos de extensão ou pesquisas artísticas/científicas. Na Sala 1.7 é onde se encontra o acervo de materiais, equipamentos e instrumentos musicais para consulta, pesquisa e empréstimo do Laboratório. Na sala 1.05  é onde se editam, mixam e criam sons para trilhas. Na Sala Preta fica o núcleo central do sistema de sonorização ao vivo do Laboratório, isto é, as 04 caixas ativas, cabeamento e a mesa de som digital na cabine técnica ( envolvendo interligação, processamento e projeção).

O LABORATÓRIO DE SONOPLASTIA E SONORIZAÇÃO se dedica a contribuir com as atividades do Curso nos componentes da sonorização ao vivo: captação, interligação, processamento, projeção, acústica e operação. Também busca estimular a pesquisa acerca dos equipamentos e materiais sonoros usados em criações artísticas e montagens cênicas. No seu cotidiano o Laboratório tem uma atuação bastante diversificada. Nesse sentido, está envolvido com trabalhos relacionados a preparação, instalação e desinstalação de equipamentos de áudio; a operação, supervisão e/ou controle dos equipamentos de som durante os ensaios e apresentações de cenas e espetáculos de artes cênicas; a operação de sistemas de sonorização e gravação; a edição e mixagem de trilhas e efeitos sonoros em programas de computadores; a pesquisa sobre a relação entre a equalização de som e a acústica específica do local; o auxílio às montagens cênicas na elaboração de um Plano de Sonoplastia (músicas, sons e efeitos); a divulgação de informações sobre fenômenos da acústica como a reverberação, refração, difusão, transmissão e absorção; ondas sonoras e seus parâmetros: frequência, timbre, intensidade, duração; e a disseminação de conhecimentos sobre a operação da mesa de som: estabelecimento da relação com os outros equipamentos de áudio (amplificadores, equalizadores, cubos, etc); utilização de seus recursos básicos e explicação das diversas funções de cada um.

 Técnico: Alex Fleming. 

Coordenador:  Cláudio Alberto dos Santos

 



    
    Laboratório de Práticas Teatrais 01
      Laboratório adequado às práticas em teatro e dança, com piso em madeira naval que permitem a realização de exercícios corporais de todos os tipos além de possuírem urdimentos que permitem a instalação de refletores e cenários para a realização de cenas curtas.
    
    Laboratório de Musicalização
      Laboratório equipado com instrumentos musicas e demais equipamentos sonoros que permitem a realização de ensaios e experiências sonoras e musicais.

     Laboratório de Figurino

    Laboratório de Ensino
   
    Laboratório de Cenografia

 


Sala Preta 2.03 RE III

E-mail: lab_salapretaluz@ufsj.edu.br

 

 

 

 O  LABORATÓRIO DE ILUMINAÇÃO SALA PRETA destina-se a atender a formação básica dos alunos da graduação em Teatro no que se refere as aulas, ensaios, apresentações de cenas de várias unidades curriculares, espetáculos internos e externos e Trabalhos de Conclusão de Curso. A Sala Preta é a principal sala de exposição dos trabalhos/pesquisas e tem múltiplo uso nos cursos de Teatro, além de ser utilizada para espetáculos em edições do Inverno Cultural da UFSJ.

        Este laboratório é equipado com mesas de luz, rack de dimmers, refletores diversos (halógenos e de LED). São luzes PAR, Fresnel, Plano Convexo, Set Lights, Elipsoidais, entre outras. São mais de 50 refletores ao todo.  Tais equipamentos têm a função indispensável de possibilitar processos efetivos de ensino/aprendizagem de unidades curriculares como: Iluminação (36ha)   Direção teatral (72ha) Teorias e métodos de atuação cênica (216ha) Laboratório de Montagem Teatral, (72ha)  Estudos Teatrais: Montagem (216h).  Além dessas Unidades Curriculares tais equipamentos permitem a realização do  Trabalho de Conclusão de Curso.  O TCC é componente obrigatório para a conclusão das modalidades de Bacharelado e Licenciatura. Além é claro de espetáculos e cenas internas e externas.  O espaço da Sala Preta também é muito interessante para experiências na área da iluminação, uma vez que conta com acesso a 03 alçapões, passarelas suspensas a 04 metros de altura que circundam a sala, bem como, 05 entradas de acesso, além é claro de um grid de metal que suporta até 500kg por metro quadrado. 
 
Técnico: Pedro Ignácio. 
Coordenadora: Maria Clara Ferrer Carrilho

 


 

Sala Pretinha 103 RE III

 

 


Última atualização: 20/11/2023