1 - Prope realiza levantamento de projetos na UFSJ para bolsas Pibic da Fapemig

 
Confira mensagem abaixo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope):
 
"Em maio de 2021, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) informou que reativará o fomento de bolsas Pibic, através da Chamada 02/2021- Seleção Pública de Adesão ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic).
 
Nesse sentido, iremos submeter a proposta para pleitear as bolsas para a UFSJ e, para isso, precisamos identificar  projetos desenvolvidos e/ou em andamento na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Caso você participe de projetos nessa área, solicitamos sua colaboração com o preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/w693N7BjWhBKDmNJ7. O formulário possui apenas sete perguntas, e sua colaboração contribuirá, de forma substancial, para subsidiar a proposta."
 
 

2 - Foripes divulga nota sobre cortes orçamentários no ensino superior

 
Na segunda-feira (31/5), foi publicada mais uma manifestação contra os cortes orçamentários no ensino superior. Desta vez, o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) lançou nota expressando sua preocupação em relação a mais um possível corte orçamentário. Confira o texto do Foripes na íntegra:
 
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3 - Curso de Empreendedorismo Digital está com inscrições abertas

 
 
Os interessados em participar do curso de Empreendedorismo Digital têm até a próxima sexta-feira, 4 de junho, para o preenchimento do formulário de inscrição. Promovidas pelos projetos de Extensão da UFSJ Semeando Empreendedorismo e Saberes Digitais, as aulas gratuitas serão realizadas entre 14 e 29 de junho, às 18h, com duração de uma hora por dia. Mais informações podem ser obtidas na página do Instagram.
 
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4 - 365 dias de (muito) trabalho / Fevereiro 2021: UFSJ amplia auxílios estudantis durante a pandemia

 
O mês de fevereiro de 2020 foi marcado por boas notícias para os estudantes da UFS: os auxílios estudantis foram ampliados (permanência, moradia, alimentação, transporte e auxílios para equipamentos de informática e de alimentação emergencial); os alunos passaram a ter direito ao e-mail institucional, e foi agendada a revitalização da Moradia Estudantil visando a melhoria das condições de habitação e segurança de seus moradores. O Departamento de Medicina da UFSJ, Campus Dom Bosco, comemorou a aprovação do novo Programa de Residência em Clínica Médica que tem como objetivo proporcionar aos alunos a prática dos conhecimentos adquiridos durante o curso de Medicina. A Comissão Própria de Avaliação da UFSJ (CPA) divulgou o resultado da pesquisa que avaliou a experiência da comunidade acadêmica durante o primeiro período emergencial. E por fim, foi lançada a campanha “UFSJ em defesa da vacina”. A iniciativa, organizada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e Assessoria de Comunicação da Universidade, teve como objetivo divulgar informações confiáveis sobre as vacinas de Covid-19 ao maior número possível de pessoas.
 
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5 - 365 dias de (muito) trabalho / Fevereiro 2021: UFSJ aprova novo programa de residência médica

 
O Departamento de Medicina da UFSJ, Campus Dom Bosco, comemora a aprovação do novo Programa de Residência em Clínica Médica. As atividades serão oferecidas no Hospital Nossa Senhora das Mercês e em unidades de saúde, em parceria com a Prefeitura de São João del-Rei e Hospital Ibiapaba, em Barbacena. O Programa disponibilizará oito vagas, sendo quatro em 2022, e outras quatro no ano seguinte.
 
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6 - 365 dias de (muito) trabalho / Fevereiro 2021: Alunos da UFSJ passam a ter e-mail institucional

 
Já está disponível para utilização dos estudantes regularmente matriculados na UFSJ o novo e-mail institucional. A informação é do diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf), Rodrigo de Carvalho Santos.
 
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7 - Progp divulga cursos on-line da Enap para junho

 
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), como forma de promover o desenvolvimento contínuo dos servidores públicos, oferece, mensalmente, catálogo de cursos de curta duração, exclusivos para a categoria, em áreas de interesse que vão desde auditoria e controle, comunicação e design, até orçamento e finanças, passando por ciência de dados e gestão de pessoas. Os cursos são gratuitos e totalmente a distância.
 
O catálogo com os cursos por área temática estão disponíveis no link: https://www.escolavirtual.gov.br/catalogo
 
Mais informações pelo e-mail sesed@ufsj.edu.br
 
 

8 - DCE divulga cronograma de atividades da recepção de calouros

 
Veja abaixo mensagem do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFSJ) com divulgação da programação de acolhida de calouros. Mais informações no fôlder de divulgação:
 
"Confira a seguir a programação Acolhida do DCE: por vida, pão, vacina e educação! As nossas Mesas e Lives abrangem as pautas de lutas que travamos enquanto estudantes, tanto em relação ao desmonte das Universidades, como ao combate às opressões dentro e fora do espaço acadêmico. Esperamos que todes possam participar! Para quaisquer dúvidas, procure o DCE. Para mais informações e atualizações, acompanhe o DCE UFSJ nas redes (@dceufsj)!
 
28/5
18h Live de Abertura
21h Resistência Cultural
 
29/5
10h ATO em defesa da Educação Pública, Vacina Já, Empregos e Retomada de Direitos. FORA BOLSONARO!
 
31/5
17h Live: Debate sobre os cortes nas Universidades e impacto na vida estudantil
 
1/6 - Mesas de combate às opressões
10h A luta feminista dentro e fora da universidade
 
2/6 - Mesas de combate às opressões
17h A luta anticapacitista: como é ser um estudante com diferença funcional?
 
7/6
14h Mesa Redonda de Extensão Universitária: a universidade para além dos muros
 
8/6- Mesas de combate às opressões
17h - A luta LGBTQIa+: Panoramas de Reivindicação e políticas de acolhimento
 
9/6- Mesas de combate às opressões
19h - A luta Antirracista: povos originários e o direito de (r)existir
 
10/6
17h - Mesa Saúde: a maior pandemia do século e o papel da universidade
 
12/6 
Plenária do DCE: A Universidade é nossa"
 
 

9 - Condi aprova resoluções de conteúdo normativo relacionado à Proad

 
Confira informativo enviado pela Pró-Reitoria de Administração (Proad):
 
"A Pró-Reitoria de Administração informa que, no dia 19 de maio de 2021, foram aprovadas pelo Conselho Diretor da UFSJ propostas de Resoluções de conteúdo normativo relacionado a esta Pró-Reitoria.
 
As cinco propostas aprovadas tratam de matérias anteriormente regulamentadas por Ordens de Serviços que foram revisadas e atualizadas com o objetivo de aprimoramento dos seus textos normativos. 
 
O trabalho em prol da atualização e da otimização das normas da UFSJ está sendo desenvolvido conforme metodologia e diretrizes estabelecidas pela Portaria da Reitoria UFSJ nº 448, de 28 de setembro de 2020, para atendimento ao Decreto Presidencial nº 10.139, de 28 de novembro de 2019, que trata sobre a revisão e a consolidação dos atos normativos inferiores a decreto.
 
Entre as Resoluções aprovadas da data em referência, destacam-se as que têm relação direta com o usuário:
 
⇒ RESOLUÇÃO Nº 011, de 19 de maio de 2021, CONDI:
 
→ Ementa: Dispõe sobre o planejamento e a organização das ações referentes ao acesso de veículos e a utilização dos estacionamentos do Campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ.
 
→ Texto normativo revisado e atualizado a partir da Ordem de Serviço nº 001/2018/PROAD (revogada).
 
→ Aplica-se a toda a comunidade que utiliza os estacionamentos do Campus Santo Antônio: Administração Superior, Servidores, Empregados Terceirizados, Cedidos, Procuradores Federais, Docentes, Professores Substitutos, Discentes, Estagiários e visitantes do campus.
 
 
⇒ RESOLUÇÃO Nº 009, de 19 de maio de 2021, CONDI:
 
→ Ementa: Dispõe sobre a uniformização e a disciplina dos procedimentos referentes à utilização, guarda, controle e entrega de chaves de acesso às dependências da Universidade Federal de São João del-Rei (Controle de Claviculário da UFSJ).
 
→ Texto normativo revisado e atualizado a partir da Ordem de Serviço nº 002/2017/PROAD (revogada).
 
→ Aplica-se aos usuários das dependências da UFSJ que necessitam de chaves para acesso. 
 
 
⇒ RESOLUÇÃO Nº 008, de 19 de maio de 2021, CONDI:
 
→ Ementa: Dispõe sobre as providências e os procedimentos administrativos necessários, bem como fixa normas para a aquisição de materiais de consumo e permanentes e para a contratação de obras e de serviços, no âmbito da Universidade Federal de São João del-Rei.
 
→ Texto normativo revisado, atualizado e consolidado a partir das Ordens de Serviços nº 018/2011/UFSJ e nº 118/2013/UFSJ (revogadas).
 
→ Aplica-se aos responsáveis pelas unidades requisitantes de material ou de contração de obra ou serviço.
 
 
As outras duas Resoluções aprovadas também no dia 19 de maio de 2021, regulamentam procedimentos aplicáveis especificamente à Administração:
 
⇒ RESOLUÇÃO Nº 010, de 19 de maio de 2021, CONDI:
 
→ Ementa: Dispõe sobre a padronização dos procedimentos internos de fiscalização, inclusive aplicação de penalidades, dos contratos de prestação de serviços de natureza contínua com dedicação exclusiva de mão de obra no âmbito da Universidade Federal de São João del-Rei.
 
→ Texto normativo revisado e atualizado a partir da Ordem de Serviço nº 052/2019/UFSJ (revogada).
 
 
⇒ RESOLUÇÃO Nº 012, de 19 de maio de 2021, CONDI:
 
→ Ementa: Regulamenta os procedimentos para concessão, aplicação e prestação de contas relativos ao uso dos Cartões de Pagamento do Governo Federal (CPGF), modalidade Suprimento de Fundos, no âmbito da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ.
 
→ Texto normativo revisado e atualizado a partir da Ordem de Serviço nº 001/2017/PROAD (revogada)
 
 
As Resoluções em referência podem ser consultadas na íntegra no site da UFSJ, página da Proad, na aba NORMATIVOS."
 
 

10 - [Colabore com a Pesquisa] Estudo busca entender a inclusão de pessoas com deficiência no trabalho

 
Confira abaixo pedido de colaboração com a pesquisa "Inclusão de Pessoas com Deficiência no Trabalho: condições de trabalho, crenças e atitudes", sob coordenação da professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSJ, Maria Nivalda de Carvalho-Freitas:
 
"Para participar desta pesquisa você precisa ter mais de 18 anos e estar trabalhando (trabalho formal ou informal).
 
O objetivo do presente estudo é identificar os principais fatores que podem contribuir ou dificultar a inclusão de pessoas com deficiência no trabalho. A investigação faz parte de um programa de pesquisa conduzido na Universidade Federal de São João del-Rei e sob responsabilidade da Profa. Dra. Maria Nivalda de Carvalho-Freitas, em parceria com o Prof. Dr. Antônio Luiz Marques, da Universidade de Barcelona. Além disso, a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de São João del-Rei (Plataforma Brasil CAAE 94280318.5.0000.5151).
 
A participação é anônima. No final, você receberá imediatamente uma análise de suas respostas referentes às suas crenças sobre a inclusão de pessoas com deficiência. 
 
Essa possibilidade de ter uma resposta automática referente às crenças sobre a deficiência foi desenvolvida por um aluno da UFSJ. Tínhamos já produzido conhecimentos que nos dariam essa possibilidade, mas não sabíamos como operacionalizar. Esse aluno nos ajudou - Felipe Faria.
 
Estou lhe enviando abaixo também o link da pesquisa para você dar uma olhada. Caso você queira responder para ver como é, não temos como identificá-la e você pode ficar bem à vontade. É preciso responder com o máximo de sinceridade para que o retorno recebido seja adequado.
 
Link: http://www.pesquisainclusaoufsj.kinghost.net/
 
Caso seja possível, estou à disposição para as informações que você julgar necessárias pelo e-mail nivalda@ufsj.edu.br". 

Última atualização: 02/06/2021