1 - SOLIDARIEDADE SOLIDARIEDADE SOLIDARIEDADE SOLIDARIEDADE

 
No último sábado, 19 de junho, com a atualização dos dados das Secretarias de Saúde, ultrapassamos a barreira de 500 mil vidas perdidas para a covid-19 no Brasil. Esta é uma daquelas notícias que a gente não gostaria jamais de dar. Mas é preciso falar sobre meio milhão de perdas. Em respeito às famílias que perderam pessoas queridas, em respeito às famílias que lutam para não perdê-los.
 
Confira o texto completo
 
 

2 - Servidores da UFSJ vacinados: gratidão

 
Gratidão.
 
Esse o sentimento que move a comunidade acadêmica da UFSJ no momento em que as primeiras doses da vacina que protege contra a covid-19 chegam até nós. A alegria nos olhares destacados pelo necessário uso de máscaras deixa clara a tranquilidade, o alívio de se estar recebendo mais um ingrediente de proteção.
 
Confira o texto completo.
 
 

3 - Campus Sete Lagoas: agendada a vacinação

 
A Prefeitura de Sete Lagoas vai vacinar, nesta segunda, 21, de 9h às 16h, profissionais da Educação, a partir de 18 anos, que atuam no ensino profissionalizante, de jovens e adultos (EJA) e no ensino superior.
 
Confira a matéria completa.
 
 

4 - Divulgado resultado do PQualis

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas (Sesed), divulga o resultado do edital do Programa de Qualificação e Educação Profissional dos Servidores da UFSJ (PQualis).  A lista dos contemplados está disponível neste link.
 
Instituído pela Resolução nº 013/2017/Condi, o PQualis tem por objetivo promover sistematicamente a qualificação dos servidores docentes e técnico-administrativos da UFSJ, proporcionando a elevação da titulação no âmbito da instituição, bem como a formação continuada, com foco na excelência do ensino, pesquisa e extensão, melhorando as condições de trabalho e como elemento motivacional para a progressão na carreira.
 

5 - CPA abre inscrição para eleições de novos membros

 
A Comissão Própria de Avaliação da UFSJ (CPA) está com inscrições abertas para a primeira eleição de novos membros. Os interessados têm entre segunda e quarta-feira (21 a 23 de junho) para preencher o formulário disponível neste link. O certame acontece para composição de seis vagas, sendo uma para docente e outras cinco para técnicos administrativos. Todos os editais podem ser acessados neste endereço. A votação será realizada no dia 28 de junho, das 8h às 17h, por meio da página de eleições da Universidade.
 
Confira a matéria completa.
 
 

6 - Fapemig lança edital para organização de eventos

 
Confira mensagem da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) sobre edital para organização de eventos da Fapemig
 
"Prezados pesquisadores, boa tarde!
 
A Fapemig lançou na quinta-feira (dia 17 de junho) a Chamada 04/2021 – Organização de Eventos.
 
O objetivo é incentivar a divulgação de resultados de pesquisas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico por meio do apoio à organização de eventos científico-tecnológicos no Estado. As submissões devem ser feitas observando os períodos de realização dos eventos, conforme descrito neste link.
 
A chamada pode ser acessada, na íntegra, em https://fapemig.br/pt/chamadas_abertas_oportunidades_fapemig/
 
Atenciosamente,
Prof. Dr. André de Oliveira Baldoni
Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação"
 
 

7 - Pós em Bioengenharia lança edital para mestrado e doutorado 

 
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia (PPBE), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), torna público o edital de seleção para mestrado e doutorado. As inscrições devem ser realizadas no período de 18 de junho a 21 de julho de 2021.
 
A área de concentração é Engenharia de Sistemas Biológicos, dividida nas linhas de pesquisa Bioengenharia de Sistemas Celulares e Teciduais, Bioengenharia de Sistemas Neuronais e Bioengenharia de Sistemas Ecológicos.
 
Para encontrar a área do Processo Seletivo no SIGAA, o candidato, após acessar o link do SIGAA, deverá escolher, no menu à esquerda da tela a opção, o item “Processos Seletivos”, em seguida clicar em “Processos Seletivos – Stricto Sensu” e localizar o processo seletivo “BIOENGENHARIA”.
 
Acesse o link abaixo para obter mais informações: https://sig.ufsj.edu.br/sigaa/public/home.jsf#
 
 

8 - Cátedra Paulo Freire promove encontro sobre vida e obra do "educador do povo"

 
Como atividade das comemorações do centenário de Paulo Freire, a Cátedra dedicada ao estudo e difusão das teorias pedagógicas do “educador do povo” realiza, nesta segunda, 21, às 17h, com transmissão pelo canal da TV UFSJ, o I Encontro com Paulo Freire: memórias, histórias e andarilhagens.
 
Confira matéria completa
 
 

9 - Qualirenal realiza debate nesta quarta

 
O programa de extensão Qualirenal promove, nesta quarta-feira (23/6), a partir das 19h, debate com o tema "Doença Renal Crônica: A Importância do Acompanhamento Nutricional do Paciente". A participante será a professora do Departamento de Nutrição da UFJF, Aline Silva de Aguiar.
 
Confira mais informações no Instagram do Qualirenal
 
 

10 - Biblioteca Nacional lança edital para pesquisadores doutores

 
A Fundação Biblioteca Nacional lançou, no dia 18 de junho, edital para a seleção de pesquisadores doutores interessados em desenvolver projetos de pesquisa com base em seu acervo.
 
A escolha do tema do projeto é livre. Receberão bônus na avaliação, no entanto, projetos que se enquadrem nas seguintes áreas:
 
1. Memória e Preservação Digital 
2. 200 anos da Independência do Brasil
3. Livro, leitura e bibliotecas 
4. Letras Clássicas 
 
Não é necessário residir na cidade do Rio de Janeiro para concorrer à seleção.
 
Mais informações sobre o Programa Nacional de Apoio à Pesquisa/2021 podem ser obtidas no portal da Fundação Biblioteca Nacional:
https://www.bn.gov.br/edital/2021/edital-programa-nacional-apoio-pesquisa-biblioteca-nacional
 
* Com informações do Núcleo de Pesquisa/CPE da FBN
 
 

11 - Pós em Ciência da Computação convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação  (PPGCC) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "Caracterização e análise de redes sociais a partir de dados de telefonia móvel", do mestrando José Mauro Ribeiro. 
 
Quando: 25 de junho, às 9h - interessados devem solicitar link da transmissão pelo e-mail ppgcc@ufsj.edu.br
Banca: professores doutores Vinicius da Fonseca Vieira (orientador/UFSJ), Carolina Ribeiro Xavier (UFSJ), Rafael Sachetto Oliveira (UFSJ), Daniel Ludovico Guidoni (UFSJ) e Alexandre Gonçalves Evsukoff (UFRJ).

Última atualização: 21/06/2021