1 - Em defesa do conhecimento, da vida, do futuro

 
Nesta quinta-feira, 8 de julho, celebramos o Dia Nacional da Ciência. A “ciência” tem sido muito debatida em tempos de pandemia de covid-19. Afinal, são as recomendações científicas que nos guiam (ou deveriam nos guiar) para controlar a expansão do vírus. As vacinas contra a covid-19, seguras e eficazes, desenvolvidas em tempo recorde, são o maior símbolo de como a Ciência está salvando vidas.
 
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2 - Engenharia de Processos: nova pós a distância na UFSJ

Dados sua necessidade e ineditismo no país, o objetivo geral do curso é criar ações transformadoras e complementares para formandos em Engenharia, com cunho prático de projetos reais, alicerçados no conhecimento prévio obtido nos cursos de graduação em Engenharia. A carga horária mínima será de 460 horas, com as disciplinas divididas em módulos, podendo ser incorporadas na grade mais optativas. Para obtenção do grau de especialista, o estudante deverá elaborar trabalho de conclusão de curso (TCC) ou, se preferir, apresentar projeto prático aplicado no software Aspen. A previsão é que a primeira turma comece em setembro próximo.
 
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3 - Impactos do home office na pandemia é tema de projeto na Arquitetura

 
Projeto de extensão desenvolvido pela aluna Gabrielle Heloísa Fernandes, do 7º período de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ, estuda os impactos trazidos pelas alterações na relação trabalho/estudos/casa no período da pandemia, e como o home office pode apoderar-se negativamente da vida das pessoas. Foram observadas questões relacionadas à saúde e bem-estar da população afetada, levando em conta a maneira que a ergonomia do mobiliário utilizado em espaços improvisados poderia estar colaborando ou prejudicando a saúde física de trabalhadores e estudantes.
 
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4 - Chamada interna para atuação voluntária no Inverno Cultural 2021

 
Está aberta, até 15 de julho, a Chamada Interna de Seleção de Estudantes de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de São João del-Rei para atuação voluntária no 32º Inverno Cultural UFSJ. Serão selecionados até 50 estudantes, para as cinco áreas temáticas (Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Música) e equipes de Coordenação Geral, Assessoria de Comunicação e Produção do festival.
 
Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados e frequentes em qualquer período dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação da UFSJ. A atuação é voluntária, não sendo prevista remuneração, nem pagamento de bolsa por parte da UFSJ. Quem for selecionado, irá atuar no período de 26 de julho a 30 de agosto. A 32ª edição do Inverno Cultural UFSJ será on-line, em respeito às condições de distanciamento social impostas pela pandemia da covid-19. O evento acontece entre os dias 21 e 29 de agosto, pelo site www.invernocultural.ufsj.edu.br.
 
A inscrição será recebida, exclusivamente, via formulário. Neste mesmo link, o candidato poderá conferir também a chamada completa. Mais informações: invernocultural@ufsj.edu.br.
 

5 - Pós em Engenharia Química recebe inscrições para mestrado

 
O Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (PPGEQ) está com inscrições abertas para o preenchimento de 14 vagas para o Mestrado na área de Desenvolvimento de Processos Químicos. 
 
As inscrições serão realizadas de forma on-line, por meio do sistema SIGAA UFSJ, até às 23h59min do dia 30 de julho de 2021, desde que a documentação esteja completa e em conformidade com o item 3 do Edital.
 
A taxa de inscrição é de R$85,00. Os que desejarem solicitar a isenção da quantia, devem preencher o Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição, disponível neste endereço eletrônico.
 
O resultado final sairá no dia 21 de agosto. Já o início do curso tem previsão para o dia 13 de setembro.
 
Mais informações no site do PPGEQ.
 

6 - Seminários do FQMat debate composições elastoméricas nesta sexta (9/7)

 
A disciplina Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) debate, nesta sexta-feira (9/7), a partir das 10h, Composições elastoméricas para aplicações automotivas obtidas com aditivos provenientes de fontes renováveis. A convidada é a professora Janaina da Silva Crespo, da Universidade de Caxias do Sul. 
 
A transmissão será realizada no canal do FQMat no Youtube.
 
Resumo
 
Nessa palestra serão apresentados os resultados das pesquisas realizadas no Grupo de Materiais Elastoméricos da Universidade de Caxias do Sul para preparar, caracterizar e determinar a viabilidade técnica de composições elastoméricas contendo aditivos provenientes de fontes renováveis e/ou amigos do meio ambiente, em substituição aos componentes tradicionalmente utilizados na indústria da borracha. Os compostos preparados possuem aplicação na indústria automotiva (perfis, bandas de rodagem e lateral de pneu de passeio). A caracterização dos compostos foi realizada através de propriedades reométricas, DSC, densidade de ligações cruzadas, RPA, DMA, DRX, envelhecimento acelerado em estufa e ozônio e as propriedades físico-mecânicas de densidade, dureza, resistência à tração, resistência ao rasgamento, desgaste por abrasão e deformação permanente por compressão; liberação de zinco em água e testes de citotoxicidade. O conjunto de resultados obtidos indica que é possível a utilização dos aditivos alternativos, ocasionando em uma redução do teor de óleo e de zinco no composto sem afetar adversamente as propriedades dos artefatos finais. Além disso, os artefatos apresentaram menor liberação de zinco em água e menor citotoxicidade, o que enfatiza o potencial de aplicação dos aditivos provenientes de fontes renováveis quando busca-se produtos com menor impacto ambiental.
 
Lattes Pesquisador
 
*Com informações do FQMat
 

7 - Livro comemora 10 anos do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem

 

Acontece nesta sexta, 09, o lançamento do livro Cartografias em (des)encantos: (re)petições, (re)existências, afe(c)tos por ensinos-pesquisas-extensões, organizado pelas professoras Giovana Scareli e Fernanda Omelczuk (DECED/UFSJ), Andrea Versuti (UnB) e Elenise Andrade (UEFS).

O livro é fruto das comemorações de 10 anos do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem (GEFI) e conta com a participação de pesquisadores de várias universidades do país, artistas, alunos e egressos da UFSJ. 
 
O livro pode ser baixado gratuitamente ou ser adquirido em sua versão impressa, no site da editora.
 
O lançamento oficial será amanhã, 09 de julho, às 15h, pelo Google Meet.

 

8 - Com quase cem mil bolsas, há 70 anos Capes investe na ciência brasileira

 
Atualmente, a Fundação concede 99,6 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil e no exterior
 
Nesta quinta-feira, 8, são comemorados o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador. Criados para mostrar a importância da ciência para o desenvolvimento do País, este ano, porém, as datas recebem uma atenção especial. Uma força-tarefa mobilizou cientistas do mundo todo na busca de uma solução para a pandemia de Covid-19. Para Cláudia Queda de Toledo, presidente da Fundação, reconhecer o protagonismo da pesquisa e da ciência para o desenvolvimento do País “é tarefa de toda a sociedade”.
 
A CAPES atua na concessão de bolsas de pós-graduação para estimular a pesquisa, a produção científica e a formação de pessoal qualificado. Como exemplo temos os Programas de Combate à Epidemias, com 2.600 bolsas, de Desenvolvimento da Pós-Graduação nos Estados, com 1.800 bolsas, e na Amazônia Legal, com 488. Em 2020, a CAPES implementou um modelo de concessão de bolsas, que aumentou em 3.805 os benefícios concedidos aos estudantes de pós-graduação. Atualmente, a Fundação concede 99,6 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil e no exterior.
 
Universidades brasileiras destacam-se com pesquisas inovadoras: o projeto da Unicamp que desenvolveu e produziu enzimas-chave para detectar a COVID-19 no corpo humano ajudará a baratear o teste de saliva. Já a Universidade de Passo Fundo (UPF) propõe vacina sem agulha ou seringa. O artigo que resultou da pesquisa sinaliza avanços em direção à vacinação.
 
Na educação básica, a CAPES oferece o Programa Ciência é 10 pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).  Por ele, professores da rede pública de ensino da educação básica fazem o curso de Especialização em Ensino de Ciências. Assim se  estimula o interesse dos alunos pelas carreiras científicas e pelo uso de novas tecnologias.
 
*Com informações de Redação CCS/CAPES

Última atualização: 09/07/2021