1- Docência e decência em ensinar
 
No exercício da docência, sempre ouço o questionamento dos(as) discentes sobre como uma professora ou um professor educa? Sempre recorro ao nosso Patrono da Educação, Paulo Freire, e respondo que um professor ou uma professora educa pela “corporeificação das palavras pelo exemplo.”
 
Se queremos uma outra sociedade, é necessário nosso exemplo de ética, de defesa da verdade, do posicionamento contrário aos discursos que pregam o ódio e o empenho, firme de nossa parte, para que qualquer vida seja tratada com dignidade.
 
Nesse dia de reflexão, o importante é termos a certeza de que nossa profissão não apenas forma as outras profissões; mais do que isso: pela nossa profissão, a docência, contribuímos com a construção de outro mundo, muito melhor. Por isso merecemos respeito e dignidade na nossa atuação, na nossa carreira e no nosso cotidiano.
 
Saudações às companheiras e aos companheiros, Professoras e Professores!
 
 
Marcelo Andrade
Reitor da UFSJ
 
 
2- Convite para o Dia do Professor: Professora sim, tia não (?): um experimento audiovisual
 
Nesta sexta, 15, Dia do Professor, a Cátedra Paulo Freire encena, às 19h, Professora sim, tia não (?): um experimento audiovisual, baseado nas discussões freireanas sobre a desqualificação do educador como profissional. O evento será transmitido no canal YouTube do Núcleo de Estudos: Corpo, Cultura, Expressão e Linguagens da UFSJ (Neccel), com mediação da professora Bruno Sola, do Departamento de Ciências da Educação (Deced).
 
Confira a matéria completa.
 
 
3- Curso sobre Processo Administrativo Disciplinar: inscrições se encerram nesta sexta, 15
 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (SESED), informa que as inscrições para o curso Processo Administrativo Disciplinar se encerram nesta sexta, 15 de outubro. Realizado de forma síncrona, o curso  acontecerá via  WEBConferência,  de 18  a 29/10/2021, num total de 32h, sendo  quatro encontros semanais, às segundas, terças, quintas e sextas, das 8h às 12h.
 
O curso visa proporcionar  noções acerca de processos administrativos disciplinares e seus desdobramentos, como as sindicâncias administrativas (meramente investigativas, acusatórias e patrimoniais), fazendo com que consigam organizar, controlar e corrigir suas ações e as daqueles, que praticam irregularidades no ambiente público, de maneira a garantir a regularidade e o bom funcionamento do serviço público, a disciplina de seus subordinados e a adesão às leis e regras dele decorrentes, o que, no conjunto, denomina-se Direito Administrativo Disciplinar.
 
As inscrições deverão ser feitas via SIGRH, no endereço https://sig.ufsj.edu.br/sigrh/login.jsf, alça Capacitação. O passo a passo para realização da inscrição está disponível no endereço: https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/progp/capacitacao/Como%20se%20inscrever%20em%20curso%20de%20capacitacao.pdf
 
 
4- Semana Enfoque Civil recebe inscrições até domingo, 17
 
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia Civil do Campus Alto Paraopeba da UFSJ, juntamente com representantes do Centro Acadêmico de Engenharia Civil (Caec), do grupo Infraestrutura de Transportes e Obras Geotécnicas (Infrageo) e da Ideal Consultoria Jr. organizam e promovem a Semana Enfoque Civil (SEC), que ocorrerá entre os dias 18 e 22 de outubro de 2021.
 
A SEC é um evento on-line que visa complementar a formação discente de forma descontraída e interativa. Serão tratados diversos assuntos, como tecnologia BIM, Engenharia 4.0, inovação, entre outros. Além disso, terão minicursos com temas solicitados pelos profissionais em formação. Para fechar o evento, haverá uma competição de Pitchs com premiações de cursos gratuitos, Pix no valor de R$300,00 e pizza.
 
Inscrições podem ser feitas até este domingo, 17, pelo link: https://www.even3.com.br/civilenfoque2021/.
 
Mais informações: beacons.ai/Enfoque_Civil.
 
 
5- PPGCF convida para defesa de dissertação
 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas do campus Centro-Oeste Dona Lindu convida para a defesa de dissertação de mestrado, intitulada Indução de calos, produção de suspensões celulares e avaliação de compostos fenólicos e alcaloides em Tecoma stans (L). Juss. Ex Kunth (Bignoniaceae), da discente Alessandra Aparecida de Melo Souza.
 
Quando: 21 de outubro, às 13h30, via Google Meet.
Banca: Drª. Ana Hortência Fonseca Castro (UFSJ) - Orientadora/ Presidente da Banca
Dr. Geraldo Alves da Silva - (UNIFAL) - Titular
Drª. Luciana Alves Rodrigues dos Santos Lima - (UFSJ) - Titular
Dr. Adriano Guimarães Parreira - (UFSJ) - Suplente interno
Drª Paula Avelar Amado - (FARMAX) - Suplente externo
 
 
6- Vidas LGBTQ+ importam
 
Mais uma pesquisa da pós-graduação da UFSJ vai ganhar o status de livro! Desta vez, trata-se do estudo realizado por Lidiani Vanessa da Silva, com uma temática que trabalha a suicidalidade no público LGBTQ+, por meio das narrativas de vida de diferentes gerações. A dissertação de Lidiani foi defendida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem (PGENF), em 2019, com orientação da professora Nadja Cristiane Lappann Botti.
 
Confira a matéria completa.
 
 
7- UFSJ e UFMG organizam simpósio de computação que discute temas mundiais
 
Estão abertas, até 5 de novembro, as inscrições para o XXVII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. Na versão on-line, o evento promete ser o maior do setor na América Latina e deve ter participação recorde. Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o simpósio é organizado pelas federais de São João del-Rei (UFSJ) e de Minas Gerais (UFMG).
 
Confira a matéria completa.

Última atualização: 15/10/2021