1 - Manifesto do Confap sobre os cortes no orçamento para a CT&I

 
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), entidade que representa 26 Fundações (FAPs), recebeu com perplexidade a notícia do corte de 90% dos recursos que estavam destinados à pesquisa científica. Depois da alegria com a aprovação da lei que impede o contingenciamento dos recursos do FNDCT, garantida com a derrubada de veto do presidente pelo Parlamento no primeiro trimestre do ano, de um período de expectativa com a demora na liberação de recursos não reembolsáveis para fortalecimento das ações do CNPq ainda em 2021, agora veio a frustração e a indignação com as mudanças de última hora no PLN 16 e a subtração de mais de R$ 620 milhões para outros ministérios.
 
Confira o manifesto completo.
 

2 - Netec tem proposta aprovada em edital para núcleos de inovação

 
O Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Netec) vai receber R$ 141,2 mil oriundos da chamada Fapemig 005/21, que prevê apoio a núcleos de inovação tecnológica existentes no estado. O resultado foi publicado no início do mês e a proposta da UFSJ contempla a “manutenção do Netec da UFSJ como agente do ecossistema de inovação”.
 
Confira a matéria completa.
 

3 - Professora do Dcefs recebe destaque de ONG internacional

 
A professora do Departamento de Educação Física e Saúde (Dcefs), Andréia Carmem Guimarães, foi agraciada com o Destaque Inovação 2021, concedido pela Internacional Human Motricity Network (IHMN), em função da quantidade e qualidade de patentes desenvolvidas pela pesquisadora.
 
Confira a matéria completa.
 

4 - UFSJ no Programa VUEI: voo do CAP

 
O Programa Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI) do governo de Minas Gerais movimentou o Campus Alto Paraopeba (CAP), trazendo uma injeção de ânimo para os participantes. O desenvolvimento das habilidades empreendedoras dos estudantes rendeu o terceiro lugar no nível Iniciante, para a equipe Liga de Empreendedorismo Startup CAP.
 
Confira a matéria completa.
 

5 - UaiSoccer é vice-campeã em competição latino-americana de robôs

 
A equipe UaiSoccer Futebol de Robôs conquistou o vice-campeonato na categoria Small Size Soccer durante a Competição Latino-Americana de Robótica, evento virtual que aconteceu entre os dias 11 e 15 deste mês, e que integra as competições mundiais da Robocop 2021. O resultado é motivo de grande comemoração pela equipe, uma vez que representa o melhor resultado da UaiSoccer nesta categoria, desde 2009, quando foi fundada.
 
Confira a matéria completa.
 

6 - PROGP abre inscrições para curso sobre Lei de Acesso à Informação

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (SESED), abre inscrições para o curso Compreendendo a Lei de Acesso à Informação em Detalhes, que acontece pelo Google Meet, nos dias 04 e 05 de novembro, das 13h30 às 17h30.
 
O curso visa compreender o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas, apresentando uma visão geral sobre Lei de Acesso à Informação, bem como acerca dos prazos, deveres e responsabilidades estabelecidos pela LAI aos agentes públicos.
 
As inscrições deverão ser feitas via SIGRH – na alça Capacitação. O passo a passo para realização da inscrição está disponível neste endereço.
 
*Com informações de Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas
 

7 - Edital seleciona bolsistas para atividades na COESF

 
O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ comunica a divulgação do Edital para seleção de discentes para recebimento de Bolsas Institucionais de Ensino e Aprendizagem, concedidas pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN), para prestar Apoio Acadêmico às atividades da Comissão do Espaço Físico (COESF), no 2º período de 2021.
 
Poderão se inscrever os alunos que estejam cursando a partir do 4º período do curso de Arquitetura e Urbanismo e que:
 
a) Tenham sido aprovados em disciplinas com ênfase em Conforto Ambiental;
b) Tenham horários disponíveis para levantamento dos espaços físicos do Campus Tancredo Neves;
c) Possuam domínio de desenho técnico, com habilidade nos softwares AutoCAD ou Sketchup ou BIM, como também em alguns softwares de eficiência energética em edificações.
 
Os interessados devem preencher, até às 15h do dia 03 de novembro, o formulário eletrônico, disponível aqui, e também enviar a documentação prevista no tópico 3 do edital.
 
Para mais informações, acesse o site.
 

8 - FQMat convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais convida para a defesa de dissertação de Mestrado, intitulada INVESTIGAÇÃO TEÓRICA DOS PROCESSOS DE SEPARAÇÃO ENANTIOSSELETIVA E DE FORMAÇÃO DE POLÍMEROS DE IMPRESSÃO MOLECULAR PARA O ATENOLOL E O CARVEDILOL, da mestranda Pollyanna Pinto Maia.
 
Quando: 27 de outubro, às 14h, no canal do FQMat no Youtube.
Banca: Clebio Soares Nascimento Júnior (presidente)
Luiz Antônio Sodré Costa - DQ/UFJF
Marcelo Siqueira Valle - DCNAT/UFSJ
Jefferson Luis Ferrari - IQ/UFU (suplente)
Stella Maris Resende – DCNAT/UFSJ (suplente)
 

9 - [Oportunidade] UFRGS divulga edital para pós em Fitotecnia

 
O Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da UFRGS comunica a abertura do Edital de seleção de discentes para Mestrado e Doutorado, com ingresso em 2022.
 
As inscrições acontecem entre os dias 16 a 28 de novembro. Toda a documentação deverá ser digitalizada e enviada, em formato PDF, no portal da Instituição.
 
Mais informações pelo e-mail: ppgfito@ufrgs.br
 

10 - [Convite] Comissão de Meio Ambiente lança concurso Inovação e Sustentabilidade

 
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados lançou o concurso Inovação e Sustentabilidade. Este projeto vai selecionar trabalhos nas seguintes áreas: soluções em destinação de resíduos sólidos; soluções em materiais biodegradáveis; soluções em energia limpa; e bioeconomia.
 
Os interessados poderão se inscrever até o dia 20 de novembro – que é também a data para entrega dos projetos. Poderão concorrer às propostas de candidatos que estejam matriculados/que tenham concluído o ensino médio, ou qualquer curso de graduação/técnico. Serão admitidos desde trabalhos individuais até com, no máximo, dois coautores.
 
Para mais informações, acesse o site da Câmara.
 
*Com informações de Agência Câmara de Notícias

Última atualização: 25/10/2021