1 - Pesquisadores da UFSJ contemplados com bolsas produtividade do CNPq

 
Quatorze pesquisadores da UFSJ foram contemplados com bolsas de produtividade geridas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em duas chamadas públicas: a 03/2021, com oferecimento de bolsas destinadas à Produtividade Tecnológica e Extensão Inovadora (DT), e a 04/2021, relativa a bolsas de Produtividade e Pesquisa (PQ). 
 
Saiba mais.
 

2 - Proteja-se contra a covid nas festas de fim de ano 

 
O Observatório da Fiocruz montou uma cartilha com orientações para prevenir o contágio durante as festas. A vacinação é o ponto chave; mas, mesmo imunizado, é preciso se cuidar.
 
Confira o texto
 

3 - Aluna da UFSJ é a mais nova Jovem Exploradora da National Geographic

 
A National Geographic anunciou, recentemente, a seleção dos jovens que farão parte da equipe Young Explorers 2021 (Jovens Exploradores 2021). Entre eles, oito latino-americanos, nos quais se inclui Ana Luísa Teixeira, do bacharelado em Geografia da UFSJ.
 
Leia na íntegra.
 

4- Reocupação de vagas residuais: inscrições até a próxima terça, 28

 
A Comissão Permanente de Vestibular da UFSJ (Copeve) publicou o Edital 13/2021, que define as regras relativas aos processos seletivos para Reocupação de Vagas Residuais (PVR 2022/1), com ingresso no 1º semestre de 2022, conforme determina a nova resolução sobre as formas de admissão aos cursos de graduação da UFSJ.
 
Matéria completa disponível neste link.
 

5 - Professora do Dezoo é convidada do podcast Papo Massey

 
O 15º episódio do podcast Papo Massey contou com a participação da professora Janaína Martuscello, do Departamento de Zootecnia da UFSJ (Dezoo). O programa trata, quinzenalmente, da produtividade no campo, reunindo diversos especialistas de todo país. 
 
Clique aqui para o texto completo.
 

6 - As Pensadoras aborda o impacto do pós-pandemia na vida de mulheres 

 
Entre 17 e 18 de fevereiro de 2022, a partir das 14h, será realizado o III Fórum Virtual d’As Pensadoras, evento promovido pela escola, comunidade e editora de mesmo nome, com o objetivo de criar um espaço de diálogo sobre o efeito da pandemia na produção intelectual das mulheres. Totalmente gratuita, on-line e aberta ao público, essa edição é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com apoio da Universidade do Estado do Amazonas. As inscrições para submissão de propostas vão até 31 de dezembro.
 
Confira a matéria completa.
 

7  - Capes anuncia censo da pós-graduação brasileira

 
A Presidente da Capes, Cláudia Queda de Toledo, apresentou nesta segunda-feira, 20, projeto do censo da pós-graduação brasileira ao Conselho Superior da Fundação. Trata-se de importante ferramenta para o pleno conhecimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação, que permitirá o aperfeiçoamento das políticas nacionais para o setor. O passo inicial foi a criação de um grupo de trabalho, cujos membros serão designados em breve, voltado à regulamentação do censo, já definida pela Portaria nº 191, de 29 de novembro.
 
Saiba mais clicando aqui.
 
*Com informações de CCS/CAPES

Última atualização: 22/12/2021