1 - Restaurantes universitários reabrem em março

 
Com o retorno gradual às atividades presenciais concluído em 3 de março, e o começo das aulas programado para o dia 21, voltam a funcionar, também, os restaurantes universitários. Leia aqui o cronograma de previsão de retorno de cada restaurante. 
 

2 - Prope tem editais abertos, com taxa de bancada

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informa que estão abertos seis editais com bolsas para pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento. Saiba mais.
 

3 - De UTIs à vacinação: as ações das universidades federais contra a pandemia

 
Desde o início da pandemia, as universidades federais empreenderam ações para o enfrentamento do novo coronavírus, que colaboraram para reduzir o imenso impacto que a doença causou no país. Foram medidas como a criação de centros de triagem, realização de exames RT-PCR, desenvolvimento de novos testes e de ventiladores mecânicos a baixo custo, apoio à vacinação e abertura de mais de dois mil novos leitos de UTI covid e enfermarias covid em hospitais universitários. Confira a íntegra.
 

4 - Andifes anuncia vencedoras do Prêmio de Jornalismo

 
Luiza Tenente e Valdelice Bonifácio são as vencedoras do Prêmio Andifes de Jornalismo 2021, nas categorias Ensino Superior e Educação Básica, respectivamente. Ambas relatam a superação de desafios como norte na redação de suas pautas. Leia o texto completo.
 

5 - Campus Alto Paraopeba tem novo CEP

 
A UFSJ informa que tanto o Campus Alto Paraopeba quanto toda a cidade de Ouro Branco  agora têm CEP identificável. Essa ação é fruto do trabalho da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Pplan) e do Gabinete junto à Superintendência dos Correios e, ao mesmo tempo em que permitirá a entrega de mercadorias sensíveis – como reagentes químicos controlados – diretamente no Campus, reforça a função social da UFSJ junto à comunidade de Ouro Branco. O CEP para o Campus é 36497-899; para a Caixa Postal 131, 36490-972. 
A orientação dos Correios para endereçamento é:
Universidade Federal de São João del-Rei
Campus Alto Paraopeba
Rodovia MG 443, KM 7 Ouro Branco, MG – Caixa Postal 131
CEP 36.497-89
 
 

6 - PGDPLAT abre processo seletivo

 
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT) divulga o Edital nº 01/2022, para seleção de seu programa de Mestrado. As inscrições, sem taxa, vão até 4 de abril. As linhas de pesquisa são Desenvolvimento, Sustentabilidade e Território; e Economia Internacional e Território. 
 

7 - Vagas abertas para educadores populares no CPEL

 
O Cursinho Popular Edson Luís (CPEL), programa de extensão da UFSJ, abre vagas para seleção de novos educadores nas áreas de Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, Gramática, História, Inglês, Literatura, Matemática, Química, Redação e Sociologia. Há vagas disponíveis também para educadores nos núcleos de Acompanhamento dos Educadores, Acompanhamento dos Educandos, Formação, Secretaria e Finanças, Material Didático, e Documentário – Memória. Confira aqui o edital.
 

8 - Estudantes Mães (R)Existem lança documentário

 
O Projeto de Criação Artística Estudantes Mães (R)Existem convida para o lançamento do documentário Hora incerta, realizado durante o ano de 2021. O encontro será amanhã, dia 8, às 19h, na Praça da Estação em SJDR, e compõe as atividades do Dia das Mulheres (8M), organizado pelo Fórum de Mulheres das Vertentes. Assista ao vídeo de divulgação.
 

9 - Capes realiza seminário sobre Pibid e Residência Pedagógica

 
Seminário nacional sobre os Programas Institucionais de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP) acontece esta semana, nos dias 8 e 9 de março. O evento, virtual, será transmitido pelo canal da Capes no YouTube, e tem como público-alvo instituições interessadas em participar dos programas. A apresentação vai tratar dos novos editais, apresentar as perspectivas para os certames e debater o contexto da formação de professores, a partir do qual serão planejados os novos projetos Pibid e RP. A participação não exige inscrição prévia. 
 
*Com informações de CCS/Capes
 

10 - Do que você mais sente falta na UFSJ?

 
A saudade se tornou um sentimento constante nesses últimos anos de pandemia: daquele amigo que só se vê por chamada de vídeo, das conversas nos corredores do Campus (e nos botecos históricos de SJDR, também, é claro!), dos debates em sala de aula, e de tantas outras coisas. E você? Do que sente mais falta nesse longo período sem os encontros presenciais de rotina na nossa Universidade? Conta pra gente! Envie no direct, na página da UFSJ no Instagram, ou por e-mail (ascom@ufsj.edu.br) aquela foto e vídeo que representam a saudade da aula presencial, dos colegas, do pátio, do restaurante, do abraço! E inicie sua contagem regressiva: já estamos em clima de volta às aulas!

Última atualização: 07/03/2022