1 - UFSJ recebe representantes do governo holandês e propõe parceria ambiental

 
A Universidade Federal de São João del-Rei recebeu ontem representantes do Escritório Holandês de Apoio aos Negócios (NBSO), da empresa Smartkas, da Epamig, da Associação Nova Geração Brasil, do legislativo municipal, além de assessores da instituição. O reitor Marcelo Andrade, acompanhado da vice-reitora, Rosy Ribeiro, apresentou projeto de parceria para a recuperação da mata ciliar no entorno do Rio das Mortes, em área pertencente ao Campus Tancredo Neves (CTAN). Leia mais.
 

2 - Federal de SJDR bem-posicionada no Ranking CWUR

 
Entre as 11 federais mineiras, a Universidade Federal de São João del-Rei está em quarto lugar. No conjunto das 69 federais do país, a instituição ocupa a 28ª posição. Em nível internacional, ela obteve a classificação 1.156. Esse foi, em linhas gerais, o resultado da UFSJ no ranking 2022 do Center for World University Rankings (CWUR), organização dos Emirados Árabes que, desde 2012, divulga anualmente essa classificação internacional. Este ano, o ranking avaliou cerca de 19,7 mil instituições universitárias dos cinco continentes. Confira
 

3 - Inverno Cultural abre inscrições de propostas voluntárias da comunidade acadêmica da UFSJ

 
Começa nesta terça-feira, 3 de maio, o período de inscrições de propostas dos servidores da UFSJ para participarem voluntariamente do Inverno Cultural UFSJ 2022, que acontece entre os dias 23 e 31 de julho. Serão recebidas propostas de atrações e oficinas nas áreas de Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Música, que devem ser apresentadas no formato presencial do evento, mas com a possibilidade de serem realizadas virtualmente, já que a Coordenação do festival irá analisar o cenário da pandemia de covid-19 próximo à data, para definir como ele será realizado.
 
A edição 2022 do Inverno Cultural terá como tema Planeta Fome. A temática se inspira no álbum homônimo de Elza Soares, de 2019, para reverenciar a artista e, ao mesmo tempo, promover reflexão sobre temas sensíveis à sociedade brasileira e que estão nas letras de suas canções, como o racismo, a homofobia, o negacionismo, a violência doméstica, o feminicídio e a fome. As inscrições vão até o dia 3 de junho de 2022, somente por formulário. Não haverá remuneração para as propostas selecionadas nesta chamada. As demais dúvidas sobre o Inverno Cultural 2022 podem ser enviadas para o e-mail invernocultural@ufsj.edu.br
 

4 -  Informativo Dipes: comprovante de matrícula

 
A Divisão de Administração de Pessoal informa que o período para comprovação de regularidade de matrícula em instituição de ensino superior ou escola técnica de segundo grau, de filhos maiores de 21 anos estudantes e que sejam dependentes, será até 30 de maio. O atestado deverá ser anexado no SIGRH conforme manual (clique aqui para acessar). 
 
Devido a migração do sistema acadêmico para o SIGAA, caso não seja possível gerar o documento, o estudante deve encaminhar e-mail para seasa@ufsj.edu.br solicitando a emissão.
 

5 - Programa de Tutoria Social Voluntária: participe

 
A Assessoria para Assuntos Internacionais (Assin) divulga chamada de seleção de estudantes de graduação ou pós-graduação da UFSJ para compor o corpo de candidatos designados para o Programa de Tutoria Social Voluntária para Alunos Estrangeiros e demais convidados estrangeiros. Podem participar alunos do CSA, CDB ou CTAN. As inscrições vão até 9 de maio. Veja mais.
 

6 - Você conhece a Síndrome de Edwards?

 
A Trissomia do Cromossomo 18 (T18), ou Síndrome de Edwards, é definida pela alteração no código genético desse cromossomo. Essa doença atrasa o desenvolvimento fetal, podendo causar uma série de danos físicos e mentais. A professora Patrícia Mesquita, do Departamento de Engenharia Química da UFSJ, faz um convite à comunidade acadêmica da UFSJ para participar do II Congresso Nacional dos Amores Perfeitos, promovido pelo grupo T18 Brasil. Nesta sexta, 6, às 20h, ela vai falar sobre números preliminares da T18 no Brasil. Saiba mais.
 

7 - [Oportunidade] Seminário UrbanSus, da USP

 
A Universidade de São Paulo convida para o Seminário UrbanSus - Brasil’2022, que será realizado no dia 2 de junho, no Auditório Alfredo Bosi, do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA/USP), e será transmitido ao vivo via Youtube a todos os interessados.
 

8 - [Oportunidade] Crea-MG convida para Conselho de Engenharia e Agronomia

 
O Crea-MG convida os alunos de Engenharia a participarem da apresentação institucional sobre o Conselho de Engenharia e Agronomia do Estado de Minas Gerais. O encontro ocorre nesta quarta, 4 de maio, às 19h, no Teatro da UFSJ. 

Última atualização: 03/05/2022