1 - Há o que se comemorar nos 134 anos da abolição da escravatura no Brasil?

 
Completam-se, neste 13 de maio, 134 anos da Abolição da Escravatura no Brasil, pela chamada Lei Áurea. Mais de um século se passou, e a população negra ainda sofre com a desigualdade social, sofre com a violência simbólica e física, sofre com o racismo estrutural, sofre com salários menores do que os dos trabalhadores brancos. Se os grilhões de ferro não aprisionam mais, outros, como os sociais e econômicos, ainda impõem a distância entre a Casa Grande e a Senzala. Leia o texto do reitor Marcelo Andrade na íntegra.
 

2 - Andifes entrega proposta das federais de ensino a Lula

 
As Propostas das Universidades Federais Brasileiras aos candidatos e às candidatas à Presidência da República em 2022, documento elaborado pela Andifes – Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – chegou ao pré-candidato do PT às eleições presidenciais deste ano por meio do reitor Marcus David, presidente da entidade, em cerimônia na UFJF, prestigiada por mais 25 reitores e reitoras. O candidato Luís Inácio Lula da Silva foi o primeiro a retornar o ofício da Andifes enviado aos presidenciáveis com o pedido de audiência para entrega do documento. Saiba mais.
 

3 - Professor da UFSJ debate negacionismo científico em e-book

 
O professor do Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação, Automação, Telemática e Humanidades (DTECH/UFSJ), Marconi de Arruda Pereira, assina artigo no e-book Dossiê contra o negacionismo – A importância do conhecimento científico, lançado pela PUC Minas e pela Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), entidade que reúne mais de 20 universidades e institutos de pesquisa do Estado. Confira.
 

4 - Projeto leva educação museal às escolas públicas são-joanenses

 
Entre os dias 14 e 20 de maio, o Museu Regional de São João del-Rei, em parceria com entidades culturais, promoverá uma série de eventos para celebrar a 20ª Semana Nacional de Museus. Dentre eles, oficinas temáticas para professores da rede municipal de ensino, que fazem parte do projeto Educação Museal e o Patrimônio de São João del-Rei, coordenado pela professora Christianni Cardoso Morais (Deced), e desenvolvido numa parceria entre Museu Regional, Departamento de Ciências da Educação da UFSJ e Secretaria Municipal de Educação. Fique por dentro
 

5 - Oferta gratuita de cursos de idiomas pela Rede Andifes IsF

 
A Rede Andifes IsF está lançando oferta coletiva de cursos on-line gratuitos dos idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português para estrangeiros. Você, como parte da comunidade da UFSJ, tem direito a se inscrever! O prazo vai até o meio-dia desta segunda, 16, com início das aulas previsto na semana do dia 23 a 28 de maio, a depender do dia da semana em que o curso aconteça. Clique aqui para acessar o edital e fique atento aos posts das redes sociais do Idiomas sem Fronteiras.
 

6 - Pós em Filosofia abre edital

 
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) divulga o Edital nº 02/2022, referente ao processo seletivo para o curso de mestrado, com ingresso no segundo semestre de 2022. As inscrições começam em 16 de maio e vão até 3 de junho. As linhas de pesquisa são Metafísica e Mente e Ética e Filosofia Política. Detalhes aqui
 

7 - PPGCA convida para seminário

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) convida a comunidade acadêmica para o seminário Desempenho agronômico de genótipos de milho em diferentes níveis de adubação em interação com solubilizadores de fosfato, com apresentação de Letícia Gabriela Silva. O encontro é nesta segunda, 16 de maio, às 10h, na sala 2.16 do Campus Sete Lagoas. 
 

8 - PGE: qualificações agendadas

 
A coordenadoria da Pós-Graduação em Ecologia (PGE) convida a comunidade para os seguintes exames de qualificação:
 
*Capacidade de regeneração natural em corredores ecológicos de valo, da discente Aline Isabel Dias Dinalli
Quando: 16 de maio, às 14h, via Google Meet
 
*Avaliação do impacto causado por diferentes frequências de incêndios no Cerrado da Serra São José, do discente Júlio César Andrade.
Quando: 17 de maio, às 14h, via Google Meet
 

9 - Repasse de valores das bolsas referentes ao mês de abril

 
A Fapemig informa já ter efetuado o pagamento das mensalidades de bolsas referentes ao mês de abril de 2022. Os valores foram disponibilizados em 6 de maio, à exceção dos bolsistas vinculados a instituições que apresentaram pendências junto ao Cadastro Geral de Convenentes de Minas Gerais (CAGEC). Confira o informe
 

10 - “Metade dos romenos não tomaram a vacina da covid: por quê??”

 
De acordo com o pesquisador romeno Flavius-Christian Mărcău, a Romênia, até janeiro de 2022, praticamente se dividiu entre vacinados e não-vacinados: em sua pesquisa, foi constatado que  59% da população não se vacinou.
 
Sabemos que se trata de uma nação europeia e que o acesso aos imunizantes estava ocorrendo de forma abundante. Logo, não foi pela escassez que tal divisão ocorreu. Então, o que levou  a esse fenômeno no país?
 
A primeira hipótese levantada pelo estudo de Mărcău aponta que o movimento antivacina é forte na Romênia, encontrando respaldo na Igreja Ortodoxa, que vem divulgando a falsa informação de que a vacina causaria mutação genética (criação de escamas ou caudas), como abordado no nosso boletim número três.
 
Do ponto de vista psicológico, artigo recentemente publicado na Nature, de autoria do holandês Sander van Der Linden, traz outra análise para a teoria das fake news – o conceito de viés político. Em Misinformation: susceptibility, spread, and interventions to immunize the public lemos: “[..] os tipos de compromissos que as pessoas têm com seus grupos de afinidade é o que as leva a selecionar e endossar de forma ativa o conteúdo de mídia que reforça profundamente identidades religiosas ou sociais. Por exemplo, uma notícia falsa pode ser vista como muito mais plausível quando acontece de oferecer informações positivas sobre um grupo político, ou igualmente quando oferece informações negativas sobre um adversário político.”
 
Ou seja: o conceito de viés político indica, basicamente, que nossas crenças dominam a maneira como interpretamos a informação e como esta influencia nossas decisões. Foi o que aconteceu com os cristãos romenos, já que a vacina ia contra os dogmas da Igreja Ortodoxa.
   
Mas além desse efeito, temos outros elementos que nos fazem cair em fake news, como o Efeito Repetição, tema do próximo boletim.
   
Até a próxima fake!! Se você souber/ler alguma fake news, manda pra gente: sextafake@ufsj.edu.br.
 
Referências bibliográficas
MăRCăU, Flavius-Cristian et al. Study on the Refusal of Vaccination against COVID-19 in Romania. Vaccines. Târgu Jiu, p. 1-11. 09 fev. 2022. Disponível em: https://www.mdpi.com/2076-393X/10/2/261. Acesso em: 05 maio 2022.
 
LINDEN, Sander van Der. Misinformation: susceptibility, spread, and interventions to immunize the public. Nature Medicine, [S.L.], v. 28, n. 3, p. 460-467, mar. 2022. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1038/s41591-022-01713-6.

Última atualização: 13/05/2022