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CASA ABERTA Convida: Texto e Musicalidade

 

O evento e seus objetivos

O projeto CASA ABERTA Convida: Texto e Musicalidade nasce do desejo de criar um encontro entre alunos e professores do curso de teatro da UFSJ e artistas profissionais atuando no campo teatral e musical, acerca da ligação entre texto e musicalidade.

No mês de maio de 2016, os alunos do curso de teatro da UFSJ tiveram a oportunidade de assistir à ultima criação do Grupo Galpão « Nós », escrito e dirigido por Marcio Abreu. A curiosidade e o entusiasmo proporcionados pelo espetáculo, tanto pela sua forma quanto pelo seu processo de criação, nos trouxeram a certeza de que seria necessário aprofundar o seu estudo. Um dos aspectos que ficou mais nítido nos trabalhos dos alunos sobre “Nós” foi a importância da musicalidade dentro do espetáculo, a maneira como esta afetava a escrita do texto e a atuação dos atores.

Desta experiência surge a iniciativa de convidar e reunir três importantes artistas, cujos saberes e práticas de trabalho estão fortemente vinculadas à questão da musicalidade : o dramaturgo e diretor Marcio Abreu ; o regente e diretor musical Ernani Maletta, professor de Artes Cênicas na UFMG ; e o ator, diretor e chefe de coro, Marcus Borja. Concebido e organizado pelas professoras Maria Clara Ferrer e Juliana Mota, o evento, que acontecerá nos dias 4 e 5 de agosto no Ctan - UFSJ, se desdobrará em diferentes atividades de cunho prático e teórico:

. um debate/mesa redonda cujo o texto  será publicado no próximo número da Revista Sala Preta (USP) em um dossiê, dirigido por Maria Clara Ferrer, sobre o trabalho do diretor Marcio Abreu e da Cia. Brasileira de Teatro.

. Lançamento do livro “Maré / Projeto Brasil”, peças de Marcio Abreu, publicado pela Editora Cobogá.

. Dois workshops abertos à participantes e ouvintes, dirigidos por Marcus Borja e Marcio Abreu.

. Apresentação do espetáculo “Quintal” pelo grupo CASA ABERTA, dirigido por Juliana Mota.

 

Os objetivos do encontro são:

- criar um espaço-tempo de convivência entre os alunos e artistas profissionais;

- compartilhar procedimentos de criação dramatúrgica e modos de atuação envolvendo a questão do ritmo e da coralidade;

- sensibilizar os alunos à importância da leitura de peças de teatro e da edição teatral;

- publicação do texto da mesa redonda no próximo número da revista Sala Preta (USP); - expandir a visibilidade do curso de teatro da UFSJ promovendo encontros com artistas reconhecidos no Brasil e no exterior.

Breve Histórico

O projeto CASA ABERTA: Centro Internacional de Criação e Circulação Teatral - sob coordenação da professora da UFSJ, Juliana Alves Mota Drummond e colaboração dos professores Maria Clara Ferrer, Valéria Leite Braga, Ana Dias e Marcos Filho - tem como objetivo facilitar e ampliar as relações artísticas entre a academia (professores, técnicos e alunos do curso de Teatro e Música) e a comunidade artística. No intuito de trazer outros saberes para dentro da universidade, o programa CASA ABERTA se ocupa da criação de instâncias de encontro entre artistas nacionais e internacionais (vinculados ou não a espaços de ensino formal) e a comunidade acadêmica. O primeiro espaço de encontro foi criado no I Seminário Internacional CASA ABERTA, realizado na UFSJ em 2012 com a presença de artistas e pesquisadores nacionais e internacionais como Albert Hera (Itália), Alfonso Ginaluca Gucciardo (Itália) e Narciso Telles (UFU – Brasil). O II Seminário Internacional CASA ABERTA aconteceu em Outubro de 2015 e teve como tema central as Relações entre Teatro e Música, contemplando uma ampla gama de atividades interdisciplinares em sua programação como mesas de debate, palestras, oficinas. O evento envolveu artistas italianos  e professores da UFMG, UFOP e UFSJ. Como resultado do seminário tivemos a publicação do livro Pequeno Mapa de Afetos que reuniu textos dos palestrantes convidados e resumos das comunicações feitas pelos alunos.

Em 2016 propomos um formato intermediário entre a realização de cada seminário internacional. É o CASA ABERTA convida: evento que contará com 02 dias de atividades descritas à seguir.

 

 

Cronograma

Dia 4 de agosto 

19h – 21h : Mesa sobre o tema Texto e musicalidade nas praticas teatrais. Uma conversa aberta com Marcio Abreu, Ernani Maletta, Marcus Borja, Juliana Mota e Vinicius Albricker. Mediação : Maria Clara Ferrer. Local : Sala Preta.

21h – 22:30h : Lançamento do livro Maré / Projeto Brasil,  peças de Márcio Abreu, publicadas pela Editora Cabogá.

Apresentação do livro pelo autor e debate sobre a importância da ediçao de peças teatrais. Local : Sala Preta

Dia 5 de agosto :

13h30 – 18h30 : Workshop Dramaturgias e construção da cena dirigido por Marcio Abreu. 20 participantes e 20 ouvintes. Inscrições pelo endereço casaaberta@ufsj.edu.br. Local : Sala Preta.

19h : Apresentação do espetáculo Quintal, com o grupo CASA ABERTA, direção Juliana Mota. Local: Laboratório de Prática Teatral – Sala 102 REIII

19h30 – 22h30: Workshop Coralidades, a cena musical dirigido por Marcus Borja. Não há restrição de número de participantes. Consiste em uma viagem teatral e musical que propõe uma abordagem coral das técnicas e poéticas da cena. Escuta, ritmo, fraseado, harmonia, contraponto e polifonia serão nossas ferramentas e nosso fio condutor, seja para trabalho vocal falado e cantado ou para os movimentos e dinâmicas da cena. Buscaremos explorar a musicalidade como matéria-prima concreta e partilhada no presente de uma cena coral. Local: Sala Preta.

 

 

Biografias dos convidados

Marcio Abreu

Dramaturgo, diretor e ator, natural do Rio de Janeiro, fundou e integra a companhia brasileira de teatro, sediada em Curitiba, em projetos de pesquisa e criação. Faz trocas com artistas do Brasil e de outros países. Seu trabalho é focado, entre outras coisas, na articulação e criação de novas escritas para a cena e na interseção entre os diversos campos da arte. Recebeu inúmeras indicações e prêmios por suas criações, tais como o Shell, Bravo, APCA, Questão de Crítica, APTR, Cesgranrio. Tem artigos publicados em revistas especializadas, tais como a Subtexto e a Questão de Crítica. Publicou recentemente pela Editora Cobogó suas peças Nômades, Maré e projeto brasil. Sua peça Vida foi publicada na Ensaiarevista de dramaturgia, performance e escritas múltiplas. Foi, ainda, traduzida e publicada na França, pela Maison Antoine Vitez numa antologia de autores contemporâneos da América Latina. Obras recentes: Vida (2010); Oxigênio (2010); Isso te interessa?(2011); Enquanto estamos aqui (2012); Esta Criança(2012); Nús, ferozes e antropófagos (2013); Nômades (2014); Krum (2015); projeto brasil (2015); Nós (2016).

 

Ernani Maletta

Professor Associado do Curso de Graduação em Teatro e do Mestrado e Doutorado em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG.Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), com pesquisa que apresenta o conceito de atuação polifônica para a formação do artista cênico. Em 2010/2011, desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado na Itália, vinculado à Università di Bologna, com supervisão do Prof. Marco De Marinis, rabalhando ao lado da professora, artista e pesquisadora Francesca Della Monica. Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e Especialização em Matemática Superior pela PUC/MG (1990). É também Diretor, Maestro, Ator e Cantor, atuando principalmente nas seguintes áreas: direção musical, direção cênica, atuação, formação do ator e preparação vocal-musical.

 

Marcus Borja

Marcus Borja é ator, diretor, dramaturgo, professor, músico e regente de coro. Doutor em Estudos Teatrais pela Sorbonne e pela Universidade de São Paulo, e pesquisador-encenador do programa doutoral de arte e criação SACRe (Science, Art, Création, Recherche), é professor na École du Nord (Lille), na École Supérieure d’Art Dramatique de Paris e na Sorbonne Nouvelle. Também ministra regularmente estágios e workshops em diversas instituições de ensino das artes do espetáculo (Cours Florent, École du Jeu, Fondation Royaumont). Fundou e dirige o coro do Conservatoire National Supérieur d’Art Dramatique.

Depois de uma primeira formação como ator no Brasil e uma graduação em letras na Universidade de Brasília, mudou-se para Paris onde lecionou português e cultura brasileira em escolas de ensino médio e cursou a École Jacques Lecoq, a ESAD e o Conservatoire National Supérieur d’Art Dramatique (como encenador). É mestre em teatro também pela Sorbonne e também tem uma graduação e um mestrado em história da arte e museologia da École du Louvre. Já trabalhou com nomes como Jean-Louis Hourdin, Jacques Rebotier, Sophie Loucachevsky Fausto Paravidino, Éric Ruf, Yoshi Oida, Meredith Monk, Francesca Della Monica, Christiane Jatahy, Antônio Araújo, Maria Thais, Thomas Ostermeier, entre outros.

Co-organizou em novembro de 2015, o colóquio internacional Pratiques de la voix sur scène, reunindo pesquisadores, artistas e professores de diversos países. Já publicou vários artigos, incluindo L’Écoute active et le silence parlant : la musicalité comme base pour la direction d’acteurs; Au Choeur du drame : espaces de son, espaces de sens dans la voix au théâtre e Présences audibles et écoute en présence.

Suas mais recentes criações são Théâtre, peça coral para 50 intérpretes em 34 línguas; Le Chant des Signes, monólogo entre teatro e concerto sobre textos do poeta Sony Labou Tansi; e o mais novo Intranquillité, peça para 25 intérpretes sobre o Livro do Desassossego de Fernando Pessoa. Entre seus projetos para a próxima temporada soma-se também a colaboração artística e direção musical do espetáculo La Règle du jeu, de Jean Renoir com encenação de Christiane Jatahy na Comédie Française.