II SEMINÁRIO INTERNACIONAL CASA ABERTA E  II   SEMANA   ACADÊMICA   DO  CURSO  DE  TEATRO  UFSJ

 

De 26/10 a 08/11 em SJDR e BH

 

Programação São João Del Rei

 

                                                                                                  26/10 – Segunda

19h - Abertura
Fala de Abertura do II Seminário Internacional CASA ABERTA
com a Profa. Dra. Juliana Mota
Local: Sala Preta / Campus CTAN UFSJ

19:20 – Palestra
As diferentes formas de relação entre Teatro e Música
com o Prof. Dr. Ernani Maletta (EBA/UFMG)
Local: Sala Preta / Campus CTAN UFSJ

20:10 – Palestra
A saúde da voz falada e cantada: Conhecer, Prevenir e Curar
com o Médico Alfonso Gianluca Gucciardo (Agrigento/Itália)
Local: Sala Preta / Campus CTAN UFSJ

21h – Abertura da Exposição 30 Portas para São João del Rei
Grupo Ambulatório
Local: Sala Preta / Campus CTAN UFSJ

21:10 - Intervenção de Música
UFSJazz Big Band
Local: Saguão do REUNI III / Campus CTAN UFSJ

21:30 – Espetáculo
A cidade das Miragens
Grupo Movère
Local: Sala 1.04 – REUNI III / Campus CTAN UFSJ

                                                                                                        27/10 - Terça

14h - Aula aberta
A percepção do ritmo pelo movimento
com o Prof. Dr. Ernani Maletta (EBA/UFMG)
Local: Laboratório de Prática Teatral 01 – Sala 102 REIII / Campus CTAN UFSJ

19h – Palestra
Música, Teatro e o Sagrado
com o Prof. Dr. Modesto Fonseca (DMUSI/UFSJ)
Local: Sala Preta / Campus CTAN UFSJ

19:40 - Palestra
Ansiedade de Performance: Desafios para as Práticas de Formação
com o Prof. Dr. Sérgio Rocha (DMUSI/UFSJ)
Local: Sala Preta / Campus CTAN UFSJ

20:20 – Palestra
A dimensão histórica e mítica da voz
com Francesca della Monica (Firenze/Itália)
Local: Sala Preta / Campus CTAN UFSJ

21:00 - Espetáculo
Panela Cheia
Cia Calangus Circus
Local: Gramado entre as Artes Aplicadas e o setor de segurança do trabalho / Campus CTAN UFSJ

 

                                                                                                     28/10 – Quarta 

14h - Aula aberta
A voz na dimensão gestual e performática
com Fancesca della Monica
Local: Laboratório de Prática Teatral 01 – Sala 102 REIII / Campus CTAN UFSJ

19h - Palestra
O som da Aura, de Hermeto Pascoal, e suas possíveis relações com o Teatro
com o Prof. Ms. Vinícius Albricker (DELAC/UFSJ)
Local: Sala Preta / Campus CTAN UFSJ

19:40 – Palestra
O inventário sonoro do ator
com o ator e fonoaudiólogo Leanddro Rocha (SJDR)
Local: Sala Preta / Campus CTAN UFSJ

20:20 - Mesa redonda
A saúde do artista em questão
com os debatedores Alfonso Gianluca Gucciardo, João Gabriel Marques Fonseca, Leanddro Rocha e Sérgio Rocha. Mediação: Juliana Mota
Local: Sala Preta / Campus CTAN UFSJ

21:00 - Intervenção de Dança
Tramada célula
Grupo Murundum
Local: Saguão do REUNI III / Campus CTAN UFSJ

21:20 – Cena
Haveres da infância: Um poeta colecionador
Grupo Ambulatório
Local: Sala Preta / Campus CTAN UFSJ

 

                                                                                                      29/10 - Quinta

14h - Aula aberta
Medicina da Arte à serviço da voz e do silêncio no palco cênico
com Alfonso Gianluca Gucciardo
Local: Laboratório de Prática Teatral 01 – Sala 102 REIII / Campus CTAN UFSJ

18:00 – Espetáculo
Onde está a Baronesa?
Grupo Ária: Teatro e Música em diálogo
Local: Sala 1.04 – REUNI III / Campus CTAN UFSJ

19h - Palestra
Teatro, música e política – com a Prof. Dr. Carina Guimarães
Local: Sala Preta / Campus CTAN UFSJ

19:20 – Palestra
Teatro e Música no Brasil – com o Diretor Pedro Paulo Cava (Belo Horizonte)
Local: Sala Preta / Campus CTAN UFSJ

20:20 - Mesa redonda
Interfaces Música e Cena: um olhar sobre a produção teatral contemporânea – com os debatedores Pedro Paulo Cava, Ernani Maletta, Francesca della Monica e Davi Dolpi. Mediação: Juliana Mota
Local: Sala Preta / Campus CTAN UFSJ

21:00 - Intervenção de Teatro
Experimentos sobre coro e coralidade
Núcleo de Teatro e Política/Grupo História, Política e Cena.
Local: Saguão do REUNI III / Campus CTAN UFSJ

21:20 - Espetáculo
Araci
Projeto Araci
Local: Sala Preta / Campus CTAN UFSJ

                                                                                                        30/10 - Sexta

14h - Comunicações de pesquisas concluídas e em andamento
Temas: Teatro, Música, Saúde do Artista e suas interfaces.
Local: Sala Preta / Campus CTAN UFSJ
 

20:00 - Concerto Cênico
Na Boca do Povo: Canções de Chico para a Cena
Grupo CASA ABERTA
Local: Teatro Municipal de São João Del Rei

 

                                                                         07 e 08/10 – Sábado e Domingo

14h – Medicina da Arte – Módulo I
Caminhos da Medicina da Arte: Diálogos entre Itália e Brasil – A saúde do artista em questão.
Com Alfonso Gianluca Gucciardo e Juliana Mota.
Público alvo: profissionais da saúde e das artes (é necessário fazer inscrição prévia pelo casaaberta@ufsj.edu.br)
Carga horária: 10h
Local: Sala 1.02 – REUNI III / Campus CTAN UFSJ

 

Programação Belo Horizonte
 

                                                                                                     04/11 – Quarta

14h – Aula Aberta
Medicina da Arte à serviço da voz e do silêncio no palco cênico
com o médico Alfonso Gianluca Gucciardo
Local: Espaço Multiuso – SESC PALLADIUM – BH

20:00 - Concerto Cênico
Na Boca do Povo: Canções de Chico para a Cena
Grupo CASA ABERTA
Local: Teatro de Bolso – SESC PALLADIUM - BH

                                                                                                      05/11 - Quinta

14h – Aula Aberta
Medicina da Arte à serviço da voz e do silêncio no palco cênico
com o médico Alfonso Gianluca Gucciardo
Local: Espaço Multiuso – SESC PALLADIUM – BH

20:00 – Palestra
Breve inventário sobre a Medicina dell’Arte
com Alfonso Gianluca Gucciardo e Juliana Mota
Local: Teatro de Bolso – SESC PALLADIUM - BH

 

Palestrantes e Debatedores

 

Alfonso Gianluca Gucciardo

Medico Specialista in Otorinolaringojatria e in Bioetica & Sessuologia. Conferenziere ed esercitatore. Docente a contratto presso i Conservatori e le Università dal 2004. Fondatore e Presidente del CEIMArs, la Associazione italiana interdisciplinare no profit di Medicina dell’Arte. Autore di numerose pubblicazioni di settore (“Foniatria” e “Medicina dell’Arte”), di decine di peer reviews evaluations e di due saggi scientifici (“Voce e Sessualità” e “Toccare e Contattare in Medicina della Voce”). Membro onorario a vita di The Pacific Voice & Speech Foundation, S. Francisco, USA. Specialist e Associate Faculty Member della Faculty of 1000 Medicine di Londra, UK (nel settore: “Laringologia, Logopedia e Medicina della Voce”): F1000. Regular del Collegium Medicorum Theatri – CoMeT: World Theatre Doctors Association di Groninga, NL.Docente, negli ultimi undici anni, in Corsi, Workshop e Lezioni (tre delle quali Magistrali) in Brasile, Francia, Italia, Polonia, Spagna, Stati Uniti.

 

Carina Maria Guimarães Moreira

Professora de Direção, Iluminação Cênica e Elementos Plásticos da Cena no Curso de Teatro da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ. Doutora em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2009). Bacharel em Direção Teatral com Graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2006). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral. Atua fundamentalmente nos seguintes temas: direção teatral, teatro e política; iluminação cênica, análise da cena teatral e performance.

 

Davi de Oliveira Pinto                                   

Possui curso técnico de ator pela Fundação Clóvis Salgado (1989), graduação em Licenciatura em Educação Artística pela pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Escola Guignard (1995), especialização em Arte/Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2001), mestrado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e doutorado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professor adjunto I do Departamento de Artes Cênicas e do Mestrado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do espetáculo teatral, mediação cultural e processo ensino/aprendizagem de teatro.

 

Ernani Maletta

Professor Associado do Curso de Graduação em Teatro e do Mestrado e Doutorado em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG.Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), com pesquisa que apresenta o conceito de atuação polifônica para a formação do artista cênico. Em 2010/2011, desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado na Itália, vinculado à Università di Bologna, com supervisão do Prof. Marco De Marinis, rabalhando ao lado da professora, artista e pesquisadora Francesca Della Monica. Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e Especialização em Matemática Superior pela PUC/MG (1990). É também Diretor, Maestro, Ator e Cantor, atuando principalmente nas seguintes áreas: direção musical, direção cênica, atuação, formação do ator e preparação vocal-musical

 

Francesca della Monica

Artista, pedagoga e pesquisadora italiana, Francesca Della Monica conduz uma pesquisa original sobre as diversas possibilidades da voz e da musicalidade no âmbito teatral contemporâneo, por meio de uma metodologia própria. É considerada uma das maiores especialistas na Europa, seja pelo aspecto técnico quanto pelo criativo, com um sólido conhecimento tanto das técnicas tradicionais quanto das experiências experimentais e de vanguarda – fruto de uma formação eclética que reúne a Filosofia, a Arqueologia, a Música, o Teatro e as Artes Visuais. Destaca-se também pela sua experiência e predileção pelo estudo das notações não convencionais da voz, próprias da música
contemporânea. O seu particularíssimo percurso artístico conduziu-a a colaborações significativas, destacando-se o encontro com John Cage, um dos principais nomes da música do século XX, que compôs e adaptou alguns solos para a sua voz. No que diz respeito à pesquisa vocal, Representa a Itália no âmbito da Instituição Giving Voice of Wales, um dos mais importantes organismos de pesquisa europeia sobre os estudos voltados à vocalidade. A partir de 2011, estabeleceu uma parceria artística e pedagógica com o artista e pesquisador brasileiro Ernani Maletta, trabalhando continuamente também no Brasil, em colaboração com diversos grupos e artistas cênicos, entre os quais se destacam o diretor Gabriel Villela e o Grupo Galpão.

 

João Gabriel Marques Fonseca

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973), mestrado e doutorado em Medicina pela mesma universidade. É também músico e pianista e atua como camerista, no campo da música erudita. É professor adjunto da Faculdade de Medicina (Departamento de Clínica Médica) e da Escola de Música (Departamento de Teoria Geral da Música) da Universidade Federal de Minas Gerais. Como médico é membro do corpo clínico do Serviço de Clínica Médica do HC-UFMG, serviço que dirigiu de 1997 a 2002. Tem também intensa atuação nas áreas da Promoção da Saúde e Prevenção do Estresse e no campo da Medicina do Músico, sendo membro do corpo clínico do ExerSer - Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Músico em Belo Horizonte. Como músico trabalha nas áreas da história do pensamento musical, da neuropsicologia da música e das relações da música com a cognição. Desenvolve estudos sistemáticos das relações da técnica de performance de instrumentos musicais (principalmente do piano) com as doenças ocupacionais de músicos.

 

Leanddro Rocha

Ator. Fonoaudiólogo. Especialista em Voz. Mestre em Letras (CES/JF). Pos graduado em Psicologia (CES/JF). Preparador vocal de atores ( RJ/JF/ SJDR). Conferencista em eventos acadêmicos nas áreas de Educação, Comunicação e Teatro. Lecionou Estética do Voz nas instituições: Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) e Faculdade Machado Sobrinho/JF. Lecionou Jogos Teatrais como recursos Psicopedagógicos nos cursos de Pós graduação em Psicopedagogia e Gestão Escolar da UNESA/JF. Atou como Orientador de TCC no curso de PLA ( Práticas de Letramento e Alfabetizacão)-UFSJ/NEAD

 

Modesto Fonseca

Professor Adjunto do Departamento de Música da Universidade Federal de São João Del Rei, lecionando as disciplinas Prática de Orquestra, Canto Coral, Fundamentos da Regência, Harmonia e Análise Musical. É graduado em música – Bacharelado em Regência em 1993 pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG), Mestre em Musicologia pela Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro – UNI-RIO em 2004 e Doutor em Musicologia na mesma universidade em 2013. Foi Regente Adjunto da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo entre os anos de 1993 a 2010 e em 1994 forma a Orquestra de Câmara de Viçosa – MG sendo também seu regente titular. Em São João del-Rei é o Diretor-regente da Lira Sanjoanse. Como pesquisador vem se dedicando ao estudo da produção musical em Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX, seus processos composicionais, sociedade e a herança documental. Coordena o Centro de Documentação Musical de Viçosa – CDMV e realizou a publicação de dois volumes de obras sacra e para banda, pertencentes aos acervos viçosenses e da região.

 

Pedro Paulo Cava

Diretor, ator, autor, dramaturgo, produtor e professor de teatro. 50 de carreira artística profissional.Fundador e diretor de vários grupos e companhias de teatro, em especial o Teatro de Pesquisa, fundado em 1970 e do qual é diretor até hoje. Criador e fundador da OFICINA DE TEATRO – ESCOLA DE ARTES CÊNICAS – Escola livre que se torna referência no ensino teatral brasileiro e modelo para várias outras escolas no País, tendo sido freqüentada por mais cinco mil alunos – 1981-1989. Em 1990 cria, funda e dirige o TEATRO DA CIDADE, espaço que construiu em parceria com mais de 100 empresas privadas e que funciona ininterruptamente desde então. Professor Titular da Cadeira de Teatro da PUC Minas, 2000/2005 e diretor da Oficina de Teatro PUC Minas. Recebe o Título de Notório Saber em Artes Cênicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – 2000

 

Sérgio de Figueiredo Rocha

Possui Graduação em Educação Física (1988), Medicina (1995) e Música (2002), todas concluídas na UFMG; Residência Médica em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da UFMG (1999), Especialização em Música Brasileira pela UEMG (2001) e Especialização em Medicina do Esporte pela UVA (2011), Mestrado em Música pela UFMG (2005) e Doutorado em Medicina/Psiquiatria pela USP (2012). No âmbito da música, desde 1990 tem atuado em variadas formações musicais, entre as quais se destacam a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o Coral de Trombones da UFMG, o Grupo TROMBOMINAS e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Em 2005 publicou o livro: Memória: uma chave afetiva para a música , cuja essência e interesse é a inter-relação entre neurociências, psicologia e música. Como docente, atuou na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), onde implantou os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Trombone em 2006. Nesse mesmo ano, através de concurso público, passou a atuar no curso de música da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Nesta cidade, coordenou os Festivais Brasileiros de Trombonistas de 2008 e 2014. Em 2011 validou a K-MPAI, a primeira escala a ser utilizada na ansiedade de performance musical na língua portuguesa bem como realizou o primeiro estudo mundial na área de genética na performance musical. É membro da comissão de extensão da UFSJ e coordena 02 programas de extensão: Corporeidade e Arte na 3ª Idade e o Coral de Trombones da UFSJ.

 

Vinícius Albriker

Professor substituto do Curso de Graduação em Teatro do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João Del Rei. Doutorando em Artes - Artes da Cena - pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, sob a orientação do Prof. Dr. Ernani de Castro Maletta (entrada em 2015). Mestre em Artes - Artes Cênicas: Teorias e Práticas - pelo mesmo Programa de Pós-Graduação e sob mesma orientação (2014). Bacharel em Interpretação Teatral com Formação Complementar Superior em Música pela UFMG (2011). Integrante do Estúdio Fisções, grupo de pesquisa em atuação cênica e formação de ator, desde 2008, sob a coordenação do Prof. Dr. Luiz Otavio Carvalho. Atua profissionalmente como Docente, Diretor, Ator e Músico, principalmente nas seguintes áreas: direção, atuação, preparação vocal cênica, composição de trilha sonora e sonoplastia.