Conforme o Regimento da UFSJ, o Colegiado do Curso é o órgão responsável pela fixação das diretrizes didático-pedagógicas do Curso, bem como da definição do perfil acadêmico-profissional do estudante” e é constituído pelos seguintes membros:

  1. O coordenador do curso, seu presidente, que tem voto de qualidade e comum;
  2. Pelo vice-coordenador do Curso
  3. Por três docentes do Curso
  4. Por um discente do curso, indicado pelo órgão representativo e, na falta desse órgão, eleito pelos seus pares.

 

CALENDÁRIO DE REUNIÕES ORDINÁRIAS 2023/1


10/04

08/05

05/06

03/07

As demandas para a reunião devem ser enviadas em até 2 dias antes para que possam ser incluídas na pauta.

 

COMPETÊNCIAS


As competências do Colegiado do Curso são regulamentadas pelo Regimento Geral da UFSJ em seu Artigo 46:

Art. 46. Ao Colegiado de Curso de graduação compete:

  1. elaborar o projeto do curso e fixar suas diretrizes didático-pedagógicas, bem como definir o perfil do ingressante e do egresso;
  2. propor ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão normas complementares sobre currículos, programas e propostas de mudanças curriculares;
  3. propor para os Departamentos o perfil do docente adequado ao curso;
  4. aprovar a oferta de unidades curriculares, as vagas correspondentes, bem como os planos de ensino, os programas de estágios e monitoria;
  5. deliberar, em primeira instância, sobre questões referentes à inscrição em unidades curriculares, transferência de alunos e aproveitamento de estudos;
  6. deliberar, em primeira instância, sobre recursos interpostos por docentes e alunos acerca de matérias de ordem acadêmica e disciplinar;
  7. aprovar normas para a execução de estágios curriculares internos e externos, para o exercício da monitoria, monografias, trabalhos de final de curso e atividades complementares previstas no currículo do curso, em conformidade com as políticas e diretrizes superiores;
  8. elaborar ou reformular seu regimento, submetendo-o à aprovação do Conselho Universitário;
  9. deliberar sobre a utilização de recursos próprios da Coordenadoria em projetos;
  10. aprovar o relatório anual das atividades da Coordenadoria de Curso;
  11. aprovar propostas de convênio no âmbito de sua competência.

 

MEMBROS INTEGRANTES


Coordenadora: Daniela Leite Fabrino (Período: de 25.10.2022 a 24.10.2024) Portaria
e-mail: danifabrino@ufsj.edu.br 

Vice-Coordenador: Rafael Mafra de Paula Dias (Período: de 02.12.2022 a 01.12.2024) Portaria

Membro Docente: Gabriel de Castro Fonseca (Período: 02.12.2022 a 01.12.2024) Portaria

Membro Docente: Brener Magnabosco Marra (Período: 07.11.2023 a 06.11.2025) Portaria

Membro Docente: Flávia Donária Reis Gonzaga (Período: 07.11.2023 a 06.11.2025) Portaria

Membro Discente: Letícia Helena Santos de Castro (Período: 25.10.2023 a 24.10.2024) Portaria

 

PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO DE CURSO 2020-2022


O presente plano de trabalho visa apresentar, em síntese, o conjunto de ações para o Curso de Engenharia de Bioprocessos na gestão de 2020 a 2022 que se dividem em três eixos: atividades administrativas, atividades pedagógicas e atividades científicas/culturais. Ao final da gestão, um relatório simplificado será apresentado e discutido na reunião de colegiado, juntamente com a avaliação da gestão por parte dos docentes, secretários e discentes.

 

1. ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

  • Convocar e realizar reuniões do Colegiado

As reuniões ordinárias do Colegiado de Curso são realizadas mensalmente conforme definido no art. 48 item XV do Regimento Geral. Extraordinariamente sempre que o assunto e a urgência exigirem.

  • Participar das reuniões da Congregação/Câmara de Ensino

As reuniões das Câmaras se realizam uma vez por mês, e são regulamentadas pelo Regimento Geral da UFSJ, seção III art. 35. Após a reunião, o coordenador levará as decisões e discussões para o Colegiado de Curso.

  • Solicitar a oferta de docentes para as disciplinas

Ao final de cada período letivo, em data prevista no Calendário Acadêmico, devem ser elaboradas as listas de oferta de componentes curriculares de acordo com as demandas identificadas e em consonância com o fluxograma contido no Projeto Pedagógico do Curso. O coordenador, para efetivar o Planejamento Acadêmico, deve solicitar aos Departamentos os professores para as unidades curriculares. O coordenador deve acompanhar o processo de oferta de disciplinas para certificar-se de que cada Departamento realmente atendeu à solicitação.

  • Inscrever os discentes nas disciplinas

Orientar o discente, nos aspectos acadêmicos e pedagógicos, por ocasião da matrícula e da inscrição em unidades curriculares, em articulação com o órgão responsável pelo acompanhamento e controle acadêmico. É imprescindível a presença do Coordenador de Curso no momento da matrícula, bem como na orientação dos discentes na pré-matrícula. Além disso, o processamento da terceira etapa da inscrição periódica é realizada pelo coordenador do curso via formulário eletrônico e atendimentos presenciais dos discentes.

  • Acompanhar o Rendimento dos Alunos

Os alunos de graduação devem ser acompanhados no seu desempenho que é realizado em atendimentos individuais na coordenação, principalmente, no ato da terceira etapa de inscrição periódica. Caso seja constatada uma situação que indique dificuldade de cumprimento do tempo médio de integralização curricular, a DICON avisa a coordenação e o colegiado deve construir propostas de acompanhamento de estudos, elaboração de planos de estudo, a fim de evitar o desligamento de alunos que é realizado no momento que o aluno solicita a prorrogação do prazo de integralização.

  • Encaminhar a solicitação de aproveitamento de estudos dos discentes

Compete ao Coordenador do Colegiado do Curso avaliar no âmbito do Colegiado os requerimentos de
aproveitamento de estudos dos alunos.

  • Elaborar a grade horária do curso e lançar o horário no CONTAC

Elaborar a grade horário do curso de Engenharia de Bioprocessos a cada semestre em concordância com os demais coordenadores de outros cursos, em acordo com o prazo estipulado no Calendário Acadêmico, divulgar para os professores e, posteriormente, para a comunidade acadêmica. Após a aprovação, o coordenador deverá fazer o lançamento do horário no sistema (CONTAC).

  • Atender as demais demandas do curso

Compete ao Coordenador do Colegiado do Curso enviar e responder os memorandos eletrônicos das instâncias da UFSJ, em acordo com as decisões do Colegiado de Curso, tais como definição dos cursos afins para a transferência interna e externa, avaliação dos alunos a serem desligados, solicitação dos planos de ensino de cada disciplina etc.

  • Organizar as ações para a avaliação do curso pelo INEP/MEC

Elaborar um plano de ação junto com o Colegiado e NDE para melhorarmos o curso e estarmos preparados para a visita da Comissão de Avaliação do INEP no processo de reconhecimento/recredenciamento do Curso.

  • Elaborar o relatório anual das atividades do curso

Elaborar o relatório anual das atividades do curso em acordo com o Regimento Geral da UFSJ Art 48, item IX e submeter para aprovação e discussão no Colegiado de Curso.

  • Convocar e realizar reuniões com o Núcleo Docente Estruturante do Curso

As reuniões ordinárias do Colegiado de Curso juntamente com o NDE são realizadas em acordo com a necessidade, porém no mínimo 4 vezes ao ano. O objetivo da reunião é construirmos uma proposta de promoção do curso bem como a constante avaliação e ações para a melhoria do curso.

  • Solicitar às instâncias superiores um espaço e equipamentos para o Laboratório de Engenharia de Bioprocessos

Atender a demanda solicitada pelo Colegiado de Curso e NDE para um espaço e equipamentos específicos para ministrar a disciplina de Laboratório de Engenharia de Bioprocessos que, atualmente, utiliza o Laboratório de Engenharia Química.

  • Solicitar às instâncias superiores a aquisição de capelas para os laboratórios de ensino

Atender a demanda solicita pelos professores de aula prática de laboratório químicos e biotecnológicos na aquisição de equipamentos de proteção coletiva, a capela.

 

2. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

  • Realizar reuniões com os professores em acordo com a demanda discentes

Em acordo com a demanda discente, solicitar uma reunião com o professor para estabelecer as melhores ações para solucionar a demanda, por exemplo: revisão de prova.

  • Realizar reuniões com o centro acadêmico em acordo com a demanda

Criar um vínculo maior com o CA do Curso para juntos construirmos a melhoria do curso.

  • Organizar junto aos secretários a página do curso no site da UFSJ

Melhorar as informações constantes no site do curso.

 

3. ATIVIDADES CIENTÍFICAS/CULTURAIS

  • Apoiar a Semana Acadêmica realizada pelo CA do Curso

Apoiar e incentivar a realização da Semana Acadêmica pelo CA do Curso.

  • Fomentar a realização do Simpósio de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (SIMBIO)

Apoiar e incentivar a realização do SIMBIO bianualmente.

  • Apoiar a Semana da Acolhida realizada pelo CA do Curso

Apoiar e incentivar a realização da Semana da Acolhida pelo CA do Curso.

  • Apoiar os grupos de pesquisa, empresas júniores, engenheiros sem fronteiras e ligas acadêmicas

 

Apoiar e incentivar a criação/manutenção dos grupos de pesquisa, empresas júniores, engenheiros sem fronteiras e ligas acadêmicas buscando atender suas demandas.

 

Regimento Geral da UFSJ

 


 


Última atualização: 01/12/2023