Gostaria de saber, na visão do aluno, mais sobre o curso?

Então, assista a esses vídeos

 

 

ESTRUTURA DO CURSO


      A estrutura do Curso de Engenharia de Bioprocessos da Universidade Federal de São João del-Rei/Campus Alto Paraopeba possui o foco nas áreas relacionadas à Biotecnologia e Engenharia. Dessa forma, os principais atributos do Engenheiro(a) de Bioprocessos e Biotecnologia são nos setores de Administração Empresarial, Processos e Produtos Biotecnológicos e Gestão de Projetos, todos eles relacionados principalmente às Indústrias de Alimentos e Bebidas, Fármacos, Energia e Meio Ambiente.

 

      Biotecnologia é o conjunto das técnicas em que se utilizam organismos, tecidos, células ou seus componentes moleculares para produzir ou modificar produtos, melhorar plantas ou animais ou desenvolver micro-organismos com o objetivo final de melhorar a qualidade de vida humana e é, no curso de Engenharia de Bioprocessos, que a biotecnologia é “colocada para trabalhar”. É essencial a percepção de que biotecnologia é um conceito em constante evolução, e que outro conjunto de técnicas ainda a serem desenvolvidas determinarão nosso futuro entendimento dessa importante área do conhecimento humano.

      A Biotecnologia é uma das mais promissoras áreas entre os diversos desenvolvimentos tecnológicos emergentes. Um conjunto de avançadas tecnologias, como genômica, proteômica e bioinformática, em seus diversos segmentos de mercado, que contribuem, cada vez mais, para o crescimento econômico e social do Brasil. Neste contexto, o curso de Engenharia de Bioprocessos busca atender à crescente demanda do mercado produtivo do Brasil, bem como, capacitar futuros pesquisadores para o desenvolvimento e otimização de processos biotecnológicos, melhorando a condição humana a cada nova descoberta.

 

OBJETIVO DO CURSO


      O objetivo principal do curso de Engenharia de Bioprocessos será capacitar os futuros profissionais a fim de que:

  • desenvolvam e utilizem novas tecnologias;
  • gerenciem, operem e mantenham sistemas e processos;
  • avaliem criticamente ordens de grandeza e significância de resultados;
  • comuniquem-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  • atuem em equipes multidisciplinares;
  • conheçam métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos técnicos e científicos;
  • utilizem responsavelmente a natureza em prol do desenvolvimento econômico e social na perspectiva de disponibilizar processos e produtos de forma eficiente;
  • mantenham o interesse em adquirir novos conhecimentos durante sua vida profissional.

      Em resumo, o curso de Engenharia de Bioprocessos pretende formar profissionais técnicos e gestores capazes de atuar de forma ativa e interdisciplinar em atividades relacionadas aos processos biotecnológicos industriais, com uma sólida formação básica, científica e tecnológica.

 

PERFIL DO EGRESSO


      O Engenheiro(a) de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Federal de São João del-Rei tem formação nas áreas básicas de química, física, matemática, computação e biologia, estando apto a desenvolver e aperfeiçoar produtos e processos baseados no emprego, em escala industrial, de enzimas, micro-organismos e células vivas.

Esse profissional poderá atuar nas Indústrias de Alimentos, Fármacos, Energia, Meio ambiente, entre outras, nas áreas de:

  • Organização empresarial;
  • Administração financeira;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão da qualidade;
  • Gerenciamento de pessoal;
  • Monitoramento e controle, avaliação e aprimoramento de bioprocessos;
  • Pesquisa e desenvolvimento de bioprocessos;
  • Avaliação e aprimoramento de projetos;
  • Gerenciamento da implantação de bioprocessos;
  • Certificação de produtos e processos.

      O egresso deverá reunir condições de adaptar-se à evolução tecnológica, uma vez que desempenhará suas funções em um mercado competitivo, que busca novos produtos e processos e novos conhecimentos. Nesse contexto, as principais atitudes e valores norteadores de suas atividades desenvolvidas devem ser:

  • Reconhecimento, identificação e interpretação crítica de problemas envolvendo a biotecnologia e a engenharia;
  • Geração e aplicação de conhecimentos científicos para soluções inovadoras em Engenharia de Bioprocessos que possam contribuir com o contexto econômico-social;
  • Inovação e empreendedorismo para o desenvolvimento e aprimoramento de bioprocessos;
  • Questionamento constante dos possíveis impactos ambientais, sociais e econômicos gerados pelo desenvolvimento biotecnológico;
  • Postura ética, social, ambiental e humanística;
  • Busca contínua pelo conhecimento e aprimoramento profissional.

      Portanto, o Engenheiro(a) de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Federal de São João del-Rei estará habilitado a trabalhar em processos industriais (operação e projeto de plantas), empresas prestadoras de serviço (assistência técnica, consultorias, vendas) além de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento que, direta ou indiretamente, se relacionam à biotecnologia.

Observação: Conforme Decisão da Câmara Especializada de Engenharia Química do CREA-MG, realizada em 19/12/2019 em resposta ao processo nº 15898319, o egresso do curso de Engenharia de Bioprocessos da Universidade Federal de São João del-Rei/Campus Alto Paraopeba terá o Título Profissional de Engenheiro(a) de Bioprocessos e Biotecnologia.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


      Pretende-se que o egresso do curso de Engenharia de Bioprocessos da Universidade Federal de São João del-Rei possua as seguintes competências e habilidades:

  • Projetar e especificar instalações industriais, equipamentos, linhas de produção e utilidades, bem como estudar a viabilidade técnico-econômica para a implantação de empreendimentos na área de biotecnologia;
  • Estudar a viabilidade técnico-econômica para o lançamento de novos bioprodutos;
  • Especificar, supervisionar e controlar a qualidade das operações de processamento, auditar e fiscalizar, bem como conduzir o desenvolvimento técnico de processos;
  • Identificar e propor metodologias para a resolução de problemas, atuando nos níveis estratégicos e de pesquisa e prestando serviço ao nível operacional;
  • Atuar como empreendedor, de forma inovadora, desenvolvendo suas atividades e fazendo projeções;
  • Investir em qualificação continuada;
  • Observar padrões de ética e profissionalismo.

 

MATRIZ CURRICULAR


      De acordo com a Resolução CNE/CES 11, 2002, a estrutura curricular dos cursos de engenharia deve possuir um núcleo de conteúdos básicos com um mínimo de 30% da carga horária, um núcleo de conteúdos profissionalizantes, com um mínimo de 15% da carga horária e um núcleo de conteúdos específicos.

      Na Matriz Curricular do Curso de Engenharia de Bioprocessos, o núcleo básico corresponde a 33,4% da carga horária do curso. O núcleo profissionalizante corresponde a 28,4% do curso e o núcleo de conteúdos específicos representa os 25,3% restantes da carga-horária.

      A Matriz Curricular tem como objetivo a consolidação das habilidades e dos conceitos definidos para o egresso do curso. O egresso deve cursar 342 horas em atividades não presenciais (Trabalho de Conclusão de Curso I e II, Atividades Complementares e Estágio Curricular 22 Obrigatório) e 3316,5 horas presenciais, sendo 3526,5 horas referentes a Unidades Curriculares (UCs) obrigatórias e 132 horas referentes a UCs Optativas. As UCs obrigatórias formam um núcleo central para a formação integral do egresso. As UCs optativas, por outro lado, propiciam ao discente certa flexibilidade na escolha de temas que este julgue mais importante em sua formação individual. Vale ressaltar que no 4º Período do curso de Engenharia de Bioprocessos, a carga horária do semestre é de 346,5 horas, o que ultrapassa o limite de aulas no período noturno padrão (330 horas). Esse aumento se deve a unidade curricular Microbiologia Geral Experimental que teve sua carga horária aumentada de 18 horas para 36 horas devido a impossibilidade de cumprir a execução das práticas programadas em seu plano de ensino mas que tal fato não trará prejuízos ao aluno.

      Para a Matriz Curricular do presente Plano Pedagógico de Curso foram propostos pré- e co-requisitos para algumas Unidades Curriculares (UCs). Pré-requisitos são aquelas UCs consideradas obrigatórias, sem as quais o discente estaria impossibilitado de acompanhar o curso com qualidade e eficiência. Já os co-requisitos representam UCs que devem ser cursadas em um mesmo semestre, como é o caso das UCs experimentais (práticas) desmembradas das UCs teóricas.

 

Matriz Curricular do Projeto Pedagógico de Curso 2010

Matriz Curricular do Projeto Pedagógico de Curso 2018

 

BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA - BCT


      Em conformidade com as Diretrizes Gerais do Campus Alto Paraopeba (CAP), anexas à Resolução 003/2008 do Conselho Universitário (CONSU) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), de 18 de fevereiro de 2008, o Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) corresponde ao primeiro ciclo da formação em graduação oferecida aos discentes que ingressaram no Curso de Engenharia de Bioprocessos UFSJ/CAP, até o primeiro semestre de 2017.

      É importante ressaltar que para a obtenção do diploma de Bacharel em Ciência e Tecnologia, será necessário cumprir todas as Unidades Curriculares do Núcleo Comum das Engenharias do CAP (tabela), bem como o Trabalho de Contextualização e Integração Curricular (TCIC). Esse trabalho é desenvolvido durante 01 (um) ano e está inserido na estrutura curricular do curso através das unidades curriculares (UC´s) TCIC I e TCIC II.

http://www.ufsj.edu.br/tcic_cap


Última atualização: 03/05/2021