REQUERIMENTO ELETRÔNICO PARA ATENDIMENTO DE DEMANDAS DISCENTES - UTILIZAR EXCLUSIVAMENTE EMAIL INSTITUCIONAL PARA FORMALIZAÇÃO DA SOLICITAÇÃO

1) Para ter acesso ao Requerimento Eletrônico (formulário online de demandas discentes) de seu curso: ⇒ clique aqui.

2) As solicitações deverão ser abertas para as modalidades abaixo:

  • Abono de Faltas
  • Apólice de Seguro - somente para estágio curricular obrigatório
  • Atestado de Frequência
  • Atividades Complementares
  • Carta de Apresentação para Estágio
  • Certificado de Monitoria
  • Dispensa de Disciplina (a solicitação de Equivalência/Aproveitamento de Estudos é realizada em outro item)
  • Equivalência Interna entre Unidades Curriculares e/ou Aproveitamento de Estudos
  • Inscrição em Estágio Curricular Obrigatório
  • Inscrição em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC I e/ou TCC II)
  • Prorrogação do Prazo de Integralização do Curso
  • Requisição de Transporte (acesse a Instrução Normativa para inteirar-se dos procedimentos)
  • Segunda Chamada de Avaliação
  • Tratamento Especial de Estudos
  • Recurso contra Decisão do Colegiado de curso
  • Revisão de Avaliação e de Nota Final
  • OUTROS - caso não esteja elencado nos itens relacionados acima

Para cada uma das solicitações abertas, leia atentamente as instruções e anexem os documentos conforme orientado em cada item.

3) Modelos de documento

*Aos alunos interessados em solicitar equivalência de disciplinas cursadas em 2023 e 2024, em outras instituições de ensino superior, informamos que devem anexar o documento de retificação de currículo junto ao pedido de equivalência. Esse documento visa garantir a correta correspondência curricular para avaliações externas.  RETIFICAÇÃO - Clique aqui

4) Email Institucional - caso tenha alguma dificuldade com a utilização do email institucional, gentileza seguir as orientações do NTINF: Procedimento para criação e envio da senha do e-mail institucional: Conforme descrito no “GUIA para Criação de E-mails Institucionais para Discentes”: (i) O aluno deve acessar o SIGAA e entrar no “Portal do Discente”. (ii) Caso o aluno não possua um e-mail alternativo cadastrado (que não contenha os domínios @ufsj.edu.br ou @aluno.ufsj.edu.br), será orientado a cadastrá-lo em “Meus Dados Pessoais”. (iii) Após a atualização dos dados, o sistema exibirá a tela informando qual será o e-mail institucional criado e para qual endereço de recuperação as orientações serão enviadas. (iv) Em seguida, ao confirmar a criação do e-mail institucional (digitando a senha e clicando em “Cadastrar”), o sistema enviará uma senha temporária para o e-mail pessoal do aluno. (v) Essa senha deverá ser utilizada para o primeiro acesso, sendo obrigatória a alteração para uma nova senha.(vi) Se o aluno já possui a conta institucional e solicita o reenvio da senha (clicando em “Reenviar E-mail”), uma nova senha temporária será enviada ao seu e-mail pessoal.

5) Em caso de dúvidas contatar a secretaria através do email: coenbio@ufsj.edu.br

 

ATENÇÃO:

O colegiado do curso de Engenharia de Bioprocessos informa que estão suspensas temporariamente, a partir de 2025/1, as equivalências/aproveitamento de estudos de disciplinas cursadas em Educação a Distância (EaD), até que o órgão colegiado obtenha o esclarecimento definitivo se as disciplinas cursadas nessa modalidade se encaixam ou não no mesmo tipo e classificação das disciplinas ofertadas presencialmente pela UFSJ. Como a Resolução 011/2022 está em revisão, caso o novo texto seja favorável ao aproveitamento de estudos oriundos de cursos EaD, o colegiado passará a exigir além do plano de ensino a cópia da prova física, feita de forma presencial no polo. Decisão colegiada deliberada em sua 117ª Reunião Ordinária de colegiado.


Última atualização: 15/04/2025