Inscrição Periódica


Formulário para entrega do Comprovante de Vacinação contra COVID-19 (Preenchimento até 05/03/2022) - Clique aqui

 

Datas das etapas das inscrições periódicas do semestre letivo de 2022/1 - Clique aqui

Critérios para a ordem de prioridade para as vagas da 3ª etapa no semestre letivo de 2022/1 e critério para a análise de quebra de pré-requisitos - Clique aqui

 

3ª etapa de inscrição periódica: das 08h00 às 23h59 do dia 09/03/2022. 

Formulário online de inscrição de 3ª etapa - alunos do curso de Engenharia Civil  (estará disponível no dia 09/03/2022)

Formulário online de inscrição de 3ª etapa - alunos dos demais cursos  (estará disponível no dia 09/03/2022)


A Inscrição Periódica acontece semestralmente, em datas estabelecidas no Calendário Acadêmico da UFSJ. Na inscrição periódica o discente se inscreve nas unidades curriculares (UCs) a serem cursadas naquele semestre.  A inscrição periódica é regulamentada pela Resolução UFSJ/Conep nº 24, de 09/07/2014.

A inscrição periódica na UFSJ é dividida em:

1) Pré-Inscrição: realizada pela Dicon, com a inclusão de UCs obrigatórias do curso, turno e período, respeitando os pré-requisitos estabelecidos no PPC.

2) Primeira Etapa: realizada pelo discente no Contac, pela internet, sendo possível modificar a Pré-inscrição ou inclusão de UCs do curso e turno. Segundo a Resolução UFSJ/Conep nº 24, os critérios para a ordem de prioridade para as vagas são:

I - discentes do curso, do turno e do período de oferta, não importando o currículo;

II - discentes do curso e do turno de oferta, mas de outro período, não importando o currículo, tendo prioridade os que tiverem maior carga horária cumprida com aprovação em UCs obrigatórias e optativas no curso;

III - discentes do curso, não importando o turno, período ou currículo, tendo prioridade os que tiverem maior carga horária cumprida com aprovação em UCs obrigatórias e optativas no curso.

3) Segunda Etapa: realizada pelo discente no Contac, pela internet, sendo possível modificar a inscrição realizada na 1ª etapa ou inclusão de UCs de outros cursos. Segundo a Resolução UFSJ/Conep nº 24, os critérios para a ordem de prioridade para as vagas são:

I - discentes do curso, do turno e do período de oferta, não importando o currículo;

II - discentes do curso e do turno de oferta, mas de outro período, não importando o currículo, tendo prioridade os que tiverem maior carga horária cumprida com aprovação em UCs obrigatórias e optativas no curso;

III - discentes do curso, não importando o turno, período ou currículo, tendo prioridade os que tiverem maior carga horária cumprida com aprovação em UCs obrigatórias e optativas no curso;

IV - discentes de outros cursos, tendo prioridade os que tiverem maior carga horária cumprida com aprovação em UCs obrigatórias e optativas de seu respectivo curso.

4) Terceira Etapa: realizada pelo discente via formulário eletrônico, destinada exclusivamente a ajustes na inscrição efetuada nas etapas anteriores. As regras para a 3ª Etapa são definidas previamente pelo Colegiado de Curso.