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INSCRIÇÃO PERIÓDICA

 

Antes do início de cada semestre letivo, dentro do prazo previsto em calendário acadêmico, o aluno deve acessar o sistema SIGAA do aluno e efetivar sua inscrição nas disciplinas disponíveis para seu período. 

 

  MANUAL DE INSCRIÇÃO PERIÓDICA  

 

 

 GRADE HORÁRIA

Semana Padrão - 2024/1

            

            

 

TURMAS

 

 2023/2

 

PERIODO TURMA EMAIL
MED 21 ------------------------
MED 20 medufsj20@gmail.com
MED 19 medufsj19@gmail.com
MED 18 medufsj18@gmail.com
MED 17 med17ufsj@gmail.com
MED 16 med16ufsj@gmail.com
MED 15 med15ufsj@gmail.com
 8º MED 14 medufsj14@gmail.com
 8º MED 13 med13ufsj@gmail.com
MED 12 medxiiufsjcdb@gmail.com
 10º  MED 11 med11ufsj@gmail.com
11º MED 10 medxufsj@gmail.com
12º MED 9 med09ufsj@gmail.com

 

RESOLUÇÕES E NORMAS

 

 

 Resolução CONEP 022/2021, modificada pela Res. 006/2022, que "Regulamenta procedimentos relativos às turmas virtuais, índices de mensuração de rendimento acadêmico e documentos e registros oficiais no âmbito dos Cursos de Graduação da UFSJ."

 Resolução CONEP 026/2021, que "Regulamenta a matrícula inicial e a inscrição periódica dos discentes dos Cursos de Graduação da UFSJ bem como procedimentos conexos."

 Resolução CONEP 011/2022, que   "Regulamenta os dispositivos de equivalência interna, aproveitamento de estudos, dispensa de unidades curriculares e prorrogação de prazo máximo de integralização da UFSJ."  

 Resolução CONEP 034/2021, que "Estabelece a tramitação, definições, princípios, graus acadêmicos, critérios e padrões para organização dos Projetos Pedagógicos de Cursos, Calendário Acadêmico e horário institucional no âmbito dos Cursos de Graduação da UFSJ."

 Resolução CONEP 009/2009, que "Proíbe expressamente toda e qualquer forma de trote"

 Portaria SERES/MEC nº 654/2013 (autorização para funcionamento do curso)

 Ofício-Circular MEC nº 57/2014 (expedição de diplomas médicos)

Instrução Normativa UFSJ/PROEN/DICON Nº 002, de 29 de janeiro de 2024, que "Dispõe sobre os procedimentos operacionias de prorrogaçaõ de prazo de integralização da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ, e dá outras providências"

 

PRÉ-REQUISITO E CORREQUISITO

 

Relatório de Co Requisitos do Currículo Relatório de Pré-Requisitos do Currículo

 

 

 

 

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

   Seguindo as normas estabelecidas pelo Colegiado do Curso de Medicina do CDB da UFSJ e aprovadas pelo Conselho de Extensão e Pesquisa da Universidade, as atividades complementares são consideradas atividades extras realizadas pelos estudantes fora do período de aulas tais como:  a participação em projetos de monitoria, extensão e pesquisa, participação em eventos na área da saúde (congressos, simpósios, seminários, jornadas, fóruns, etc.), apresentação de trabalhos científicos em eventos científicos profissionais ou estudantis, cursos na área da saúde fora das unidades curriculares obrigatórias e optativas e outros definidos pelo Colegiado de Curso.

    Toda atividade para ser validada como complementar deve ser obrigatoriamente comprovada. Os documentos que comprovam a referida atividade devem ser encaminhados para a Coordenação do Curso  para serem avaliadas, e se aprovadas registrada no Histórico Escolar.

      A cada discente será dado acesso ao drive da coordenação para inserção da documentação, em um pasta pessoal. Conforme Capitulo VIII, art 28 do Regimento do Internato, para realizar o estágio (internato), o estudante deverá ter concluído, com aprovação, todas as disciplinas da matriz curricular do Curso de Medicina do CDB até o 8º período, incluindo disciplinas obrigatórias e optativas, assim como as atividades complementares
 
      O estudante deverá acumular 102 horas de atividades complementares, ao longo do curso, contadas por semestre, contabilizando, no máximo, 60 (sessenta) horas em cada tipo de atividade.

 

              

  Planilha Atividade Complementar                        Guia da Atividade Complementar
 

 

COMISSÃO DE AVALIADORES DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Júlio César Amaral Teixeira (Presidente)

Cândida Amélia Marinho de Oliveira

Geraldo de Assis Carvalho Júnior

Mara Júnia Campos Silva Amaral

 

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SERVIÇOS E SOLICITAÇÕES

 

  Solicitação de crachá de identificação  

 

ENADE

    O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

    A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

 

ENADE 2023

Edital Nº 37, de 25 de maio de 2023, que regulamenta a aplicação do ENADE 2023

Datas importantes para os Estudantes:

27/06 à 18/11/2023: Preenchimento do cadastro pelos estudantes concluintes habilitados

01 à 08/09/2023: Solicitação de Atendimento Especializado e/ou Tratamento pelo Nome Social dos concluintes habilitados

01 à 15/09/2023: Indicação do curso pelo estudante concluinte habilitado com mais de uma inscrição

16 à 22/09/2023: Recurso da solicitação de Atendimento Especialização e/ou Tratamento pelo Nome Social dos concluintes habilitados

01/09 à 25/11/2023: Preenchimento do Questionário do Estudante

26/11/2023: Aplicação das provas do ENADE 2023

04/01 à 09/02/2024: Solicitação de dispensa de participação na prova pelo estudante

21/02 à 06/03/2024: Recurso das solicitações de dispensa do estudante, indeferidas pela IES

Critérios para inscrição dos alunos:

  • alunos que até 31 de agosto de 2023 já contem com 80% ou mais da carga horária mínima que precisa ser integralizada no curso e que ainda não tenham colado grau;
  • alunos que até 31 de agosto de 2023 ainda não tenham colado grau;
  • alunos que até 31 de julho de 2024 tenham integralizado 100% da carga horária mínima do curso

 

 Sistema Enade

 

CENTRO ACADÊMICO

 

 

 

 

LIGAS ACADÊMICAS

 

 

 

 

 

ESTÁGIOS

Clique aqui para acessar modelo de "Carta de Solicitação de Estágio"

Clique aqui para informações sobre o Internato no Curso de Medicina CDB

 

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Última atualização: 31/01/2024