GRAU ACADÊMICO: LICENCIATURA (20 VAGAS) E BACHARELADO (20 VAGAS)

O Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), criado em 2004, foi uma resposta à política do Ministério da Educação, referente à oferta e expansão de vagas de acesso à universidade pública. Desde sua implantação, oferece, por ano, no processo seletivo da UFSJ, 40 vagas em regime integral com ingresso no primeiro semestre de cada ano letivo.  Instalado no campus CTAN, possui uma estrutura de apoio ao seu funcionamento que contempla salas de aula, biblioteca, laboratórios, espaços esportivos, coordenadoria de curso e secretaria.

O Projeto Pedagógico do Curso reestruturado em 2018, para atender a Resolução 2-2015 do Conselho Nacional de Educação tem uma proposta curricular que busca a formação de professores para a Educação Básica capazes de dialogar com a diversidade cultural e a pluralidade de concepções de mundo, comprometidos com a dimensão ética e política de sua atuação. O Projeto Pedagógico do Curso visa propiciar aos discentes subsídios necessários à compreensão da natureza e cultura humana e suas relações com a escola, a Educação e a sociedade.

Além disso, a partir de 2018 a UFSJ oferecerá o Curso de Educação Física em seu grau acadêmico Bacharelado. Com 20 vagas anuais este curso tem como objetivo: (a) Atuar junto aos diversos segmentos da organização social, pública e particular, instituições, centros especializados na prática de exercícios físicos, clínicas de reabilitação, creches, hotéis e tudo o mais que se relacionar com a Educação Física, o Esporte, a Saúde e o Lazer; (b)  Desenvolver atitudes éticas, reflexivas, críticas, inovadoras e democráticas; (c) Incentivar a busca constante de comprovações científicas na área da Educação Física e Desportos, para além do senso comum; (d)  Conscientizar sobre a importância da prática regular, consciente e planejada do exercício físico visando à melhoria da qualidade de vida da população em geral.

 

A aula inaugural do cursos de Educação Física em 2018 pode ser vista aqui.