Caro discente

Para a realização das matriculas no TCC existem duas estapas, sendo uma feita por você e outra pela coordenação:

1ª ETAPA - Após ter cursado a disciplina "SEMINÁRIOS EM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I" Você deverá se matricular na diciplina "SEMINÁRIOS EM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II" , via SIGAA, durante os períodos de inscrições períodicas, conforme calendário acadêmico.

ATENÇÃO: As matrículas em disciplinas de “Seminários em Trabalho de Conclusão de Curso” são feitas diretamente pelos(as) discentes, mesmo durante o período de Matrícula Extraordinária (antiga "3ª etapa de inscrição"), via SIGAA.

  • Apenas a matrícula na ATIVIDADE chamada "Trabalho de Conclusão de Curso" deve ser solicitada à COEFI por e-mail. Pedimos que evitem usar a época de Matrícula Extraordinária para a matrícula em TCC.

2ª ETAPA - O discente deve solicitar a matrícula na unidade curricular TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) pela coordenadoria, conforme orientações abaixo:

 

Como se matricular nas Unidades Curriculares "TCC"

Para cursar Seminários de TCC II, que deve ocorrer junto com a ATIVIDADE TCC, o discente deve, obrigatoriamente, ter cursado SEMINÁRIOS DE TCC I.

 

Na disciplina SEMINÁRIOS DE TCC I, você deve seguir as seguintes recomendações:

1º:  Ao começar o semestre letivo, os(as) discentes precisam baixar o "Termo de Orientação" e preenchê-lo eletronicamente. Nada pode ser impresso e escaneado; tudo deve ser feito eletronicamente, sem etapas em papel.

2º - Após preencher, devem assinar via "Gov.Br" e depois solicitar a quem for orientar que assine via "Gov.Br" no espaço indicado também. Instruções de como assinar documentos via "Gov.Br": https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica

3º - Enviar o termo para o email: Ao definir, juntamente com a/o docente responsável pela disciplina SEMINÁRIOS DE TCC I, o tema e o professor/a orientador/a, os discentes devem enviar o Termo de Orientação, convertido para pdf, devidamente preenchido e assinado eletronicamente pelo discente e pelo orientador(a), via e-mail, para a COEFI, solicitando a inscrição em "Trabalho de Conclusão de Curso 1: Orientação".

4° A COEFI enviará e-mail confirmando a inscrição.

 

Tendo sido aprovado/a em SEMINÁRIOS DE TCC I, os discentes devem se preparar para se inscrever em SEMINÁRIOS DE TCC II + TCC. Vejam que são duas coisas diferentes, sendo: SEMINÁRIOS DE TCC II é uma disciplina de 33h e, TCC, é uma atividade, de 100h. É obrigatório que o discente esteja vinculado às duas.

Passo a passo para Matrícula em SEMINÁRIOS DE TCC II eTCC:

 Primeiramente o discente faz a matrícula na disciplina de "Seminários de Conclusão de Curso II" durante os períodos de Inscrições Períodicas ( Primeira e Segunda etapa de inscrição), conforme calendário acadêmico.

2º Ápos realizar a matrícula, basta o(a) discente enviar e-mail para a COEFI  com as seguintes informações (NOME COMPLETO, Nº DA MATRÍCULA, ORIENTADOR E TITULO) solicitando a inscrição na atividade "Trabalho de Conclusão de Curso II"

3º Verificaremos se o(a) discente foi aprovado no TCC 1 e, caso sim, efetuaremos a matrícula.

 Após ser efetuada a COEFI enviará um e-mail confirmando a inscrição.

 Ao se matricular em TCC2, o aluno estará se comprometendo em defender seu trabalho dentro daquele semestre, caso contrário, será reprovado e constará no histórico escolar, interferindo no Coeficiente de Rendimento;

 Para a defesa, o/a discente deverá informar ao/a docente responsável pela Atividade TCC a data e a composição da banca. Este/a docente se encarregará de providenciar os documentos necessários para a defesa, sendo: certificados de participação para os membros e Ata de Defesa de TCC;

7º Após a defesa, o/a docente orientador deverá enviar à COEFI uma cópia da Ata assinada pelos componentes da banca e com a nota final do/a discente para lançamento no SIGAA;

8º O/a discente, após a defesa, deverá realizar as correções exigidas pela banca e encaminhar, dentro do prazo estipulado também pela banca, a cópia digitalizada (PDF) para a COEFI para arquivamento e divulgação na página de internet. 

 

 

(CLIQUE AQUI) PARA CONSULTAR AS NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE TCC

 

 

Saiba mais sobre a colação de Grau Coletiva e Extraordinária acessando a Resolução CONEP nº 9/2013 ou diretamente pelo link do site da UFSJ em https://www.ufsj.edu.br/dicon/colacao_de_grau.php

 

 

 

 

 

Relação dos Trabalhos de Conclusão de Curso

 

[Em azul o trabalho em sua versão completa e em vermelho o resumo ou artigo ou capítulo publicado]

 

 

2023

 

NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, QUALIDADE DE VIDA, AUTOESTIMA E USO DE MEDICAMENTOS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: QUAL É O CENÁRIO PÓS PANDEMIA?
Franciele Eni Neri e Geane Moreira de Lima

 

O TEMPO E O LAZER DE CRIANÇAS BRASILEIRAS: DISCUSSÃO E APRESENTAÇÃO DE REVISÃO DE LITERATURA.
Carlos Henrique Silveira da Silva e Thiago Tadeu Santos
 

 

Os estágios não curriculares em acadêmias: o contexto das práticas de estudantes de licenciatura em educação física

Joaquim Lúcio Pereira Júnior

 

2022

 

O programa de residência pedagógica em educação física no ensino remoto emergencial de 2021: uma experiência à luz de Paulo Freire

João Vítor Santos e Lucas de Alcântara Tardin

 

A cooperação na educação física escolar: uma análise a partir das contribuições de Damásio

Samuel Geraldo da Silva

 

Racismo e Sociedade: o esporte como forma de resistência

Vagner Enis Marques

 

Técnicas para perda de peso no período pré-competição na performance em judocas: uma breve revisão narrativa

Felipe Reis dos Santos

 

 

2021

 

Análise do balanço energético e sua associação com os objetivos do treinamento de mulheres, A ativas em academia no interior de Minas Gerais

Mariana Mosqueira Baêta Tavares

 

Associações do estágio maturacional morfológico e o nível socioeconômico de adolescentes em uma escola privada do município de São João del-Rei (MG) (Publicação)

William Ferreira de Assis

 

Comportamento sedentário em mulheres e seus impactos na qualidade de vida: uma revisão sistemática, O (Publicação)

Lethícia Pons Malheiros

 

Contribuições da teoria-ator-rede e de Bruno Latour para a Educação Física

Lucas Gilberto Barbosa

 

Efeito da prática de exercício físico na escola em adolescentes obesos: uma revisão sistemática

Letícia Pozzebon e Marco Antônio Franco de Lima

 

Fatores independentes na seleção de goleiros de futebol para as categorias de base

Anderson William Motta Teixeira e Gustavo Guimarães Almeida

 

Formação à atuação profissional: reflexões de professores e professoras sobre gênero e futebol nas aulas de Educação Física, Da.
Leandra Maria Silva Campos

 

2020

 

Alterações aeróbicas em indivíduos ativos com o uso de hipóxia simulada: uma revisão sistemática
Cassiano Douglas de Carvalho e Viviane Simões Vieira

 

Discussão sobre as mulheres e as práticas corporais nas publicações da revista movimento no quadriênio, A (2015-2018)
Ana Carolina Rodrigues Camilo e Sávio Reis Monteiro

 

Efeitos do pole dance fitness na percepção de dor, na força e na atividade mioelétrica de músculos estabilizadores lombopélvicos de um indivíduo com lombalgia - estudo de caso. (Publicação)
Giullia Gabriele Alves Chaves do Nascimento

 

2019

 

 

Efeito de diferentes protocolos de trienamento físico no tratamento de indivíduos com cardiomiopatia do tipo chagasica: uma breve revisão analítica, O, (Publicação)

Ana Caroline Vitor

 

Ocorrências emergenciais médicas da macrorregião centro Sul de Minas Gerais nas cidades de Resende Costa e São João del-Rei associada aos espaços escolares (Publicação)

Viviane Aparecida de Mendonça

 

 


Última atualização: 26/01/2024