Caro discente

Para a realização das matriculas no TCC existem duas estapas, sendo uma feita por você e outra pela coordenação:

1ª ETAPA - Após ter cursado a disciplina "SEMINÁRIOS EM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I" Você deverá se matricular na diciplina "SEMINÁRIOS EM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II" , via SIGAA, durante os períodos de inscrições períodicas, conforme calendário acadêmico.

ATENÇÃO: As matrículas em disciplinas de “Seminários em Trabalho de Conclusão de Curso” são feitas diretamente pelos(as) discentes, mesmo durante o período de Matrícula Extraordinária (antiga "3ª etapa de inscrição"), via SIGAA.

  • Apenas a matrícula na ATIVIDADE chamada "Trabalho de Conclusão de Curso" deve ser solicitada à COEFI por e-mail. Pedimos que evitem usar a época de Matrícula Extraordinária para a matrícula em TCC.

2ª ETAPA - O discente deve solicitar a matrícula na unidade curricular TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) pela coordenadoria, conforme orientações abaixo:

 

Como se matricular nas Unidades Curriculares "TCC"

Para cursar Seminários de TCC II, que deve ocorrer junto com a ATIVIDADE TCC, o discente deve, obrigatoriamente, ter cursado SEMINÁRIOS DE TCC I.

 

Na disciplina SEMINÁRIOS DE TCC I, você deve seguir as seguintes recomendações:

1º:  Ao começar o semestre letivo, os(as) discentes precisam baixar o "Termo de Orientação" e preenchê-lo eletronicamente. Nada pode ser impresso e escaneado; tudo deve ser feito eletronicamente, sem etapas em papel.

2º - Após preencher, devem assinar via "Gov.Br" e depois solicitar a quem for orientar que assine via "Gov.Br" no espaço indicado também. Instruções de como assinar documentos via "Gov.Br": https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica

3º - Enviar o termo para o email: Ao definir, juntamente com a/o docente responsável pela disciplina SEMINÁRIOS DE TCC I, o tema e o professor/a orientador/a, os discentes devem enviar o Termo de Orientação, convertido para pdf, devidamente preenchido e assinado eletronicamente pelo discente e pelo orientador(a), via e-mail, para a COEFI, solicitando a inscrição em "Trabalho de Conclusão de Curso 1: Orientação".

4° A COEFI enviará e-mail confirmando a inscrição.

 

Tendo sido aprovado/a em SEMINÁRIOS DE TCC I, os discentes devem se preparar para se inscrever em SEMINÁRIOS DE TCC II + TCC. Vejam que são duas coisas diferentes, sendo: SEMINÁRIOS DE TCC II é uma disciplina de 33h e, TCC, é uma atividade, de 100h. É obrigatório que o discente esteja vinculado às duas.

Passo a passo para Matrícula em SEMINÁRIOS DE TCC II eTCC:

 Primeiramente o discente faz a matrícula na disciplina de "Seminários de Conclusão de Curso II" durante os períodos de Inscrições Períodicas ( Primeira e Segunda etapa de inscrição), conforme calendário acadêmico.

2º Ápos realizar a matrícula, basta o(a) discente enviar e-mail para a COEFI  com as seguintes informações (NOME COMPLETO, Nº DA MATRÍCULA, ORIENTADOR E TITULO) solicitando a inscrição na atividade "Trabalho de Conclusão de Curso II"

3º Verificaremos se o(a) discente foi aprovado no TCC 1 e, caso sim, efetuaremos a matrícula.

 Após ser efetuada a COEFI enviará um e-mail confirmando a inscrição.

 Ao se matricular em TCC2, o aluno estará se comprometendo em defender seu trabalho dentro daquele semestre, caso contrário, será reprovado e constará no histórico escolar, interferindo no Coeficiente de Rendimento;

 Para a defesa, o/a discente deverá informar ao/a docente responsável pela Atividade TCC a data e a composição da banca. Este/a docente se encarregará de providenciar os documentos necessários para a defesa, sendo: certificados de participação para os membros e Ata de Defesa de TCC;

7º Após a defesa, o/a docente orientador deverá enviar à COEFI uma cópia da Ata assinada pelos componentes da banca e com a nota final do/a discente para lançamento no SIGAA;

8º O/a discente, após a defesa, deverá realizar as correções exigidas pela banca e encaminhar, dentro do prazo estipulado também pela banca, a cópia digitalizada (PDF) para a COEFI para arquivamento e divulgação na página de internet. 

 

Normas para realização do TCC (clique aqui)

 

 

 

Relação dos Trabalhos de Conclusão de Curso

[Clique do título do trabalho para ver a versão completa]

2022

A realização e motivação da avaliação física de recém - praticantes de academia e seu possível efeito como diagnóstico preventivo

Karine Ferreira da Silva e Tatiellem Conceição Morais

2021

 

Esporte e acessibilidade: uma investigação sobre as condições de treinamento de atletas e praticantes de exercícios fisicos com nanismo

Daniela Andrade Assis e Kênia Moreira Martimiano:

 

Métodos de recuperação pós-cirúrgica do ligamento cruzado anterior: revisão sistemática da literatura

Luiz Fernando dos Anjos Pereira e Gabriel de Almeida Jabrazzi:

 

Profissional de educação física e sua inserção em uma equipe multi e interdisciplinar na saúde pública - uma revisão sistemática, O

Gabriel Augusto de Oliveira Santos:


Última atualização: 26/01/2024