ORIENTAÇÕES DO ESTÁGIO

 

Esta seção traz o passo a passo para a formalização do estágio no curso de Educação Física da UFSJ

 

1. A primeira ação feita pelo discente será imprimir a Carta de Apresentação disponível aqui, preencher para apresentar no local de estágio e anexar ao formulário de Estágios em https://forms.gle/hdUmzuJeJWfqU5MZ9;

2. Tendo o aceite de estágio do local escolhido, o discente deverá preencher o “Termo de Compromisso de Estágio” disponibilizado aqui , juntamente com o professor orientador; Esse termo de compromisso de Estágio é um contrato de estágio, contendo todas as cláusulas que regem a relação de estágio. Este documento deverá ser asssinado primeiramente pelo estagiário e pelo/a concedente do estágio e, por último, pelo/a coordenador/a do curso;

3. A seguir, o discente deverá elaborar o “Plano de Estágio” juntamente de seu professor orientador - Na descrição das atividades, devem constar as etapas a serem cumpridas durante o período de estágio e a carga horária das respectivas atividades; Esse documento deverá ser assinado pelo/a estagiário/a, pelo/a professor orientador/a e, por fim, deverá ser digitalizado (não fotografado) e encaminhado em PDF para coefi@ufsj.edu.br; Caso prefiram utilizar a assinatura digital via Gov.Br, basta seguir as instruções de como assinar documentos via "Gov.Br": https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica.

4. Em seguida, o discente deverá encaminhar para a coordenadoria  anexando ao formulário de estágios disponibilizado no site da COEFI em https://forms.gle/hdUmzuJeJWfqU5MZ9,  o “Termo de Compromisso de Estágio” devidamente assinado, juntamente com o “Plano de Estágio” para deferimento do coordenador.

5. Com o formulário adequadamente preenchido, o discente deverá encaminhar um e-mail para a COEFI solicitando o retorno sobre a inserção de seu nome na apólice do seguro e o “Termo de Compromisso de Estágio”, devidamente assinado pelo coordenador, a fim de oficializar o “Compromisso de Estágio.”

 

ATENÇÃO

1. É de responsabilidade do discente a divulgação de todos os documentos ao professor orientador e aos responsáveis pelo local de estágio.

2.  A matrícula na atividade da Unidade Curricular Estágio Supervisionado Obrigatório não é automatica. Só será feita pelo Coordenador após receber todas a documentação devidamente assinada.

3. Após todos esses procedimentos, você estará autorizado a iniciar seu estágio;

4. Ao final do estágio, o discente deverá encaminhar via formulário disponivel em https://forms.gle/CXmJRg64TaLj9swp7 o relatório final de estágio devidamente assinado pelo professor supervisor, professor orientador via “Gov.br”

 

Os documentos necessários para firmar o contrato de estágio supervisionado (obrigatório e não obrigatório) são:

 

CARTA DE APRESENTAÇÃO: É o documento que o estagiário apresentará na parte concedente, identificando-se como aluno da UFSJ, indicado pela coordenação de seu curso para a realização das atividades de estágio.                                                                                                                                 

MODELO DA CARTA DE APRESENTAÇÃO - CLIQUE AQUI

 

 

TERMO DE COMPROMISSO: O Termo de Compromisso de Estágio (TCE) é um acordo tripartite celebrado entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino, prevendo as condições de adequação do estágio à proposta pedagógica do curso, à etapa e modalidade da formação escolar do estudante e ao horário e calendário escolar. (Cartilha Esclarecedora sobre a Lei do Estágio - Nº 11.788, de 25/09/2008)

A celebração do Termo de Compromisso de Estágio é obrigatória, mesmo que a UFSJ tenha convênio firmado com a parte concedente. (Parágrafo único, art. 8º da Lei nº 11.788/2008)

É obrigatório o preenchimento, digitado, de todas as informações solicitadas no documento, que deve ser assinado digitalmente pelo aluno estagiário, e pelo representante legal da parte concedente. Feito isso, o documeto deverá ser encaminhado via formulário eletrônico para assinatura, também digital, do coordenador de curso. Pode-se utilizar o modelo de Termo de Compromisso de Estágio da parte concedente, desde que esteja em conformidade com a legislação vigente. 

1 - TCE Obrigatório - clique aqui

Documento utilizado para realizar as atividades de estágio obrigatório em empresas de direito privado e órgãos da administração pública. Indicado para os cursos de bacharelado, licenciatura e educação a distância (bacharelado e licenciatura).

2 - TCE Não-Obrigatório - clique aqui

Documento utilizado para realizar as atividades de estágio não-obrigatório. Indicado a todos que realizarem essa modalidade de estágio. É uma atividade opcional.

TCE Obrigatório - Escolas Estaduais de MG - clique aqui

Documento utilizado, para os cursos de licenciatura, para realizar as atividades de estágio obrigatório em Escolas Estaduais do estado de Minas Gerais. 

4 - TCE Obrigatório - Prefeituras Municipais - clique aqui

Documento utilizado para realizar as atividades de estágio obrigatório em Prefeituras Municipais.

 

PLANO DE ESTÁGIO: O Plano de Estágio é um documento importante para o planejamento das atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário possibilitando verificar seu desempenho e contribuir para seu crescimento. É um documento obrigatório, previamente acordado entre o aluno, o professor orientador e o supervisor da parte concedente, deferido pelo coordenador de curso. Deve ser preenchido e assinado pelas partes envolvidas, em 3(três) vias. O Plano de Estágio deve ser anexado ao Termo de Compromisso de Estágio

MODELO DO PLANO DE ESTÁGIO: clique aqui                                                                                             

                                                                                                                                                                   

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Os relatórios de estágio são documentos formais nos quais se descrevem fatos resultantes de execução de experiências ou de serviços. O Relatório deve obedecer as informações do modelo de documento apresentado aqui, principalmente em relação a  estrutura e forma de apresentação, considerando também as Normas da ABNT. Para ter acesso ao modelo de RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BACHARELADO, CLIQUE AQUI.

 

RECISÃO DO COMPROMISSO DE ESTÁGIO: Caso seja necessário interromper o compromisso de estágio, utilize este modelo para formalizar.                                                                                                                        

MODELO DE TERMO DE RECISÃO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO: clique aqui

MODELO DE OFÍCIO PARA SUBSTITUIÇÃO DO SUPERVISOR: No caso do supervisor ser desligado da instituição ou empresa em que o(a) estágio(a) estiver realizado suas atividades, o responsável ou proprietário do estabelecimento deverá preencher e assinar o ofício alegando a troca do supervisor.. clique aqui

 


Última atualização: 28/02/2024