Grupos de Estudos


Grupo de Estudos e Pesquisa em Hannah Arendt e Noberto Bobbio- (GEPHANB)

Inaugurado em 2009, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Hannah Arendt e Norberto Bobbio (GEPHANB) tem como principal finalidade o incentivo ao estudo e a pesquisa para obtenção, aprimoramento e aprofundamento em temas específico dos filósofos Hannah Arendt e Norberto Bobbio. É um espaço próprio de diálogo, que fomenta a ampliação dos nossos conhecimentos e, consequentemente, estimula as publicações.

 

Grupo de Estudos de Filosofia Antiga - (GEFA)

 

 

Grupo de Estudos e Pesquisa em Ética e Ética Aplicada - (G-ethos)

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Ética e Ética Aplicada reúne pesquisadores e estudantes interessados no estudo de teorias, autores e temas em ética e ética aplicada. Atualmente, o grupo desenvolve estudos sobre a ética nos pensamentos de David Hume, Jeremy Bentham, John Stuart Mill, Henri Sidgwick, Michel Foucault, Peter Singer e Alasdair MacIntyre. Alguns dos temas investigados são: ética e sustentabilidade; ética e desenvolvimento tecnológico; moralidade, virtudes e instituições; moralismo; e abordagens antirrealistas em metaética (ficcionalismo e construtivismo).

 

Grupo de Estudos Kantianos - UFSJ

O Grupo de Estudos Kantianos - UFSJ reúne professores e acadêmicos interessados no pensamento de Kant e possui por objetivo geral fomentar as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão relacionadas aos estudos kantianos na UFSJ – MG, para a potencialização da formação de recursos humanos de alto nível. Nos encontros semanais lê-se e interpreta-se alguns dos textos de Kant a partir dos quais são identificados, analisados e discutidos os principais núcleos problemáticos de sua obra. A proposta perpassa por trabalhar leitura em grupo, leitura instrumental em língua alemã, leitura cotejada em diferentes traduções (em português, em espanhol, em inglês e em francês), bem como o debate das ideias do texto em relação ao conjunto da obra do pensador e possíveis nuances de desdobramentos dessas ideias em movimentos filosóficos posteriores.