Histórico do curso

           O curso de graduação em Filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei data de 1954 e foi implantado pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, administrada pelos salesianos, uma das três instituições de ensino superior que deram origem à Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei – FUNREI, criada em 1987, e elevada à condição de universidade em 2002. Nesse sentido, a história do curso, que vem formando profissionais há quase sessenta anos, confunde-se com a história da própria universidade.

           O Departamento de Filosofia e Métodos (DFIME) é o principal núcleo administrativo que sustenta o curso. O curso conta ainda com o importante apoio dos departamentos de Psicologia (DPSIC), Ciências da Educação (DECED) e Ciências Sociais (DECIS). Nos últimos vinte e cinco anos, a expansão da universidade, a qualificação dos e das docentes e a ampliação quantitativa e qualitativa da produção em pesquisa e extensão têm propiciado avanços significativos para o curso de Filosofia; dentre os quais a criação, em 2018, do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFSJ.

           Em 2011, iniciou-se um processo de reformulação do projeto pedagógico do curso que resultou, a partir de 2019, na separação do curso em dois graus acadêmicos distintos:

Curso de Licenciatura em Filosofia, com duração de 4 anos, carga horária de 3240 horas, 40 vagas e oferta de disciplinas no período noturno;

Curso de Bacharelado em Filosofia, com duração de 4 anos, carga horária de 2610 horas, oferta de disciplinas no período vespertino e noturno.

           Os professores e as professoras do curso vêm desenvolvendo inúmeras atividades de ensino, pesquisa e extensão. As pesquisas desenvolvidas pelos e pelas estudantes no âmbito dos grupos de estudos, laboratórios de pesquisa e ensino, programas institucionais programa de Iniciação Científica (PIBIC e PIIC), Programa de Iniciação à Extensão (PIBEX), Programa Iniciação à Docência (PIBID), Programa de Ensino Tutorial (PET),  têm sido agraciadas com menções honrosas em eventos de produção acadêmica dentro e fora da UFSJ. Além disso, discentes do curso têm marcado presença em congressos de pesquisa em Filosofia por todo o país, compartilhando os resultados de seus trabalhos de investigação filosófica. É significativa também a presença de ex-discentes do curso em Programas de Pós-graduação de excelência no Brasil e no Exterior. Estes resultados refletem a dedicação dos e das discentes , bem como, dos professores e das professoras que compõem a equipe de sustentação do curso.

          Em 2018, os dois cursos tiveram os seus reconhecimentos renovados pelo MEC por meio da publicação da Portaria MEC/SESU nº 921, de 27 de dezembro de 2018. Para acessar a Portaria, clique aqui.

          

       


Última atualização: 31/01/2022