Histórico


 

Histórico do curso

           O curso de graduação em Filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei data de 1954 e foi implantado pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, administrada pelos salesianos, uma das três instituições de ensino superior que deram origem à Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei – FUNREI, criada em 1987, e elevada à condição de universidade em 2002. Nesse sentido, a história do curso, que vem formando profissionais há quase sessenta anos, confunde-se com a história da própria universidade.

           O Departamento de Filosofia e Métodos (DFIME) é o principal núcleo administrativo que sustenta o curso. O curso conta ainda com o importante apoio dos departamentos de Psicologia (DPSIC), Ciências da Educação (DECED) e Ciências Sociais (DECIS). Nos últimos vinte e cinco anos, a expansão da universidade, a qualificação dos docentes e a ampliação quantitativa e qualitativa da produção em pesquisa e extensão tem propiciado avanços significativos para o curso de Filosofia que, no último ENADE/2011, obteve a nota 4.

           Os professores do curso vem desenvolvendo inúmeras atividades de ensino, pesquisa e extensão. As pesquisas desenvolvidas pelos estudantes no âmbito dos programas institucionais de Iniciação Científica, por exemplo, tem sido agraciadas por menções honrosas nos eventos de produção científica promovidos pela UFSJ. Além disso, diversos alunos do curso tem marcado presença em congressos de pesquisa em Filosofia por todo o país, compartilhando os resultados de seus trabalhos de investigação filosófica. Estes resultados refletem a dedicação de nossos estudantes e professores que compõem grupos de estudo e pesquisa que se reúnem regularmente.

           Analogamente, merecem destaque os projetos e programas de extensão que vem sendo desenvolvidos, tais como o "Programa de Implantação do Centro de Referência da Cultura Popular Max justo Guedes", coordenado pela Profª. Glória Maria Ferreira Ribeiro. O projeto envolve estudantes bolsistas e voluntários que desenvolvem as atividades no Espaço Fortim dos Emboabas, em São João del-Rei - MG. Outro programa de extensão que, pela importância e longevidade, merece ser lembrado é "A comunidade de investigação filosófica no Ensino Fundamental", coordenado pela Profª. Maria José Netto Andrade, que envolve estudantes bolsistas e voluntários.

          O curso conta ainda com dois outros programas de enorme relevância e que promovem a integração necessária entre Ensino, Pesquisa e Extensão. São eles: o "Programa de Educação Tutorial" (PET/Filosofia), coordenado pela Profª. Glória Maria Ferreira Ribeiro, e o "Programa Intitucional de Bolsas de Iniciação à Docência" (PIBID/Filosofia), sob coordenação da Profª. Maria José Netto Andrade. As diversas atividades desenvolvidas pelos dois programas são vitais para a formação do cidadão e do professor e pesquisador da área de Filosofia.