Licenciatura


 

 

 

LICENCIATURA EM FILOSOFIA

Currículo de 2003

 

 

            A Licenciatura em Filosofia visa à formação do professor que, dotado de sólidos conhecimentos em Filosofia, é capaz de desempenhar a função de docente de Filosofia na Educação Básica, especialmente no nível médio, além de desenvolver projetos de ensino em instituições não escolares, tais como ONGs, Associações Comunitárias, etc.

            O prazo médio para integralização é de quatro anos. Conforme as normas da UFSJ, o prazo máximo é de sete anos. Ao final do curso, o(a) estudante obterá o título de Licenciado em Filosofia.

 

Licenciatura em Filosofia:

Dinâmica Curricular de 2003

Unidades Curriculares de Formação em Filosofia

Carga horária

·         Introdução à Filosofia

60 horas

·         Metodologia Científica

60 horas

·         Investigação Filosófica

60 horas

·         História da Filosofia Antiga

90 horas

·         História da Filosofia Medieval

90 horas

·         História da Filosofia Moderna I

90 horas

·         História da Filosofia Moderna II

90 horas

·         História da Filosofia Contemporânea I

60 horas

·         História da Filosofia Contemporânea II

60 horas

·         História da Filosofia no Brasil I

60 horas

·         História da Filosofia no Brasil II

60 horas

·         Filosofia Geral: Problemas Metafísicos

60 horas

·         Lógica

60 horas

·         Teoria do Conhecimento

60 horas

·         Filosofia da Ciência

60 horas

·         Filosofia da Linguagem

60 horas

·         Filosofia da Mente

60 horas

·         Ética

60 horas

·         Filosofia Política

60 horas

·         Estética

60 horas

·         Sociologia

60 horas

·         Disciplinas eletivas (carga horária obrigatória)

420 horas*

Unidades Curriculares de Formação docente

Carga horária

·         Didática geral

60 horas

·         Psicologia da Educação I

60 horas

·         Psicologia da Educação II

60 horas

·         Estrutura e Funcionamento do Ensino Brasileiro

60 horas

·         Oficina de Filosofia I

60 horas

·         Oficina de Filosofia II

60 horas

·         Didática do Ensino de Filosofia

60 horas

·         Estágio Curricular (I-IV)

400 horas

Atividades acadêmicas, científicas e culturais

200 horas**

Carga horária total

2820 horas

* O cumprimento da carga horária de 420 horas destinadas às disciplinas eletivas é obrigatório. Do total de horas referentes às eletivas, 120 horas podem ser cursadas em outros cursos da UFSJ.

** Ao final do curso, antes de realizar o pedido para colação de grau, o(a) estudante deverá solicitar, junto à Coordenadoria do Curso de Filosofia (COFIL), formulário próprio para a contagem das horas referentes às atividades acadêmicas, científicas e culturais desenvolvidas ao longo do curso. Tais atividades consistem em: participação em eventos de caráter científico ou cultural, comunicações científicas realizadas em eventos científicos e de extensão, participação em projetos/programas de extensão, participação em Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC/PIBIC), Programa de Educação Tutorial (PET) ou Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), entre outras.

 

Quadro de pré-requisitos: Licenciatura em Filosofia

Unidade curricular

Pré-requisito

  • História da Filosofia Medieval
  • História da Filosofia Antiga
  • História da Filosofia Moderna I
  • História da Filosofia Medieval
  • História da Filosofia Moderna II
  • História da Filosofia Moderna I
  • História da Filosofia Contemporânea I
  • História da Filosofia Moderna II
  • Estágio Curricular (I-IV)
  • Didática Geral

 

 

Competências, habilidades e atitudes esperadas

 

 

O(A) licenciado(a), ao final do curso, deverá ser capaz de:

  • Identificar os problemas, os sistemas e as perspectivas a partir de um discurso filosófico, formulando e propondo soluções para as questões nos diversos campos do conhecimento;
  • Manifestar uma postura crítica e de conjunto da vida e de seus problemas;
  • Analisar, interpretar e comentar textos teóricos, segundo os mais rigorosas procedimentos de técnica hermenêutica;
  • Interpretar a realidade sob o ponto de vista filosófico, demonstrando uma suficiente bagagem humanística e técnica para dialogar com os jovens;
  • Propiciar aos jovens as condições para problematizar, criticar e edificar interpretações do real;
  • Organizar cursos (planos, projetos, programas de atividades, instrumentos de acompanhamento e avaliação) e ministrar aulas, como requisitos pedagógicos imprescindíveis à sua formação enquanto professor (a) de Filosofia;
  • Manifestar compreensão da importância das questões acerca do sentido e da significação da própria existência e das produções culturais;
  • Discutir questões da realidade e atuar à luz da Filosofia;
  • Dialogar e argumentar a respeito de outras áreas de conhecimento, percebendo a integração necessária entre a Filosofia e a produção cientifica e artística, bem como o agir pessoal e político.