INFORMATIVO COGAM 006/2023

 

A COGAM reabre chamada pública para definição de número de vagas e adesão das unidades

 

A COGAM informa que reabriu o Edital/COGAM nº 1/2023 (acesse aqui), para adesão das unidades e definição ou ajuste do número de vagas disponíveis.

 

Conforme o termo de reabertura de prazo do Edital/COGAM nº 1/2023, as unidades terão prazo até o dia 31 de maio de 2023 para fazer a adesão da unidade e informar ou ajustar as vagas previamente informadas.

 

Mais informações em: https://ufsj.edu.br/cogam/editais_pgd.php

 

29 de maio de 2023.

 

 

 

 

 

INFORMATIVO COGAM 005/2023


A COMISSÃO PERMANENTE DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO DAS MODALIDADES DE JORNADAS DE TRABALHO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI – UFSJ – COGAM publicou em 19/05/2023 o 1º Termo de Prorrogação de Prazo do Edital COGAM Nº 1/2023 de Chamada pública das unidades da UFSJ interessadas em participar do Programa de Gestão e Desempenho – PGD.

Fica prorrogado para 24 de maio de 2023 o prazo final para o envio do Quadro de manifestação de interesse da unidade, número de vagas e da Tabela de Atividades para PGD, anexos I e II disponíveis no EDITAL COGAM Nº 1/2023 . 

Para acessar o Edital COGAM Nº 1/2023 e o 1º Termo de Prorrogação de Prazo, utilize este link: https://ufsj.edu.br/cogam/editais_pgd.php 

 

19 de maio de 2023.

 

 

 

 

 

 

 

INFORMATIVO COGAM 004/2023


 

A COMISSÃO PERMANENTE DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO DAS MODALIDADES DE JORNADAS DE TRABALHO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI – COGAM PUBLICA EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA DE ADESÃO DAS UNIDADES E DEFINIÇÃO DO NÚMERO DE VAGAS DO PROGRAMA DE GESTÃO E DESEMPENHO – PGD

 

A COMISSÃO PERMANENTE DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO DAS MODALIDADES DE JORNADAS DE TRABALHO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI – UFSJ – COGAM publicou em 02/05/2023 o EDITAL/COGAM Nº 1 de Chamada pública das unidades da UFSJ interessadas em participar do Programa de Gestão e Desempenho – PGD e definição do número de vagas de servidores técnico-administrativos, por unidade.

O Edital/COGAM  Nº 1 tem por objetivo tornar pública a chamada das unidades da UFSJ para manifestação de interesse em participar do Programa de Gestão e Desempenho – PGD, informação do número de vagas de servidores técnico-administrativos por unidade e indicação de atividades das unidades, observadas as disposições legais vigentes, sobretudo a Resolução UFSJ/CONSU nº 16, de 4 de julho de 2022.

Para acessar, utilize este link: https://ufsj.edu.br/cogam/editais_pgd.php 

Obs: A COGAM informa, ainda, que está trabalhando no edital do processo de adesão de servidores interessados em participar do PGD, por meio do “Edital de seleção de propostas de participação no PGD”, o qual será publicado após a consolidação dos dados do Edital de chamada pública das unidades.

 

02 de maio de 2023.

 

 

 

INFORMATIVO COGAM 003/2023

 

Projeto Piloto - PGD

O projeto piloto, autorizado pela portaria normativa nº 55/2023/UFSJ, iniciado a partir de 02/02/2023, tem o objetivo de avaliar o sistema informatizado de monitoramento a ser utilizado e demais fluxos de procedimentos relacionados ao Programa de Gestão. A seguir enumeramos as atividades desenvolvidas no primeiro período do projeto piloto e as que serão consolidadas na prorrogação:

 

1. Estudo e adequação do Sistema-PGD, pelo NTInf, à realidade da UFSJ.

O NTINF realizou estudos detalhados, consultando, pesquisando e acompanhando o processo em outras IFEs, com o objetivo de compreender o Sistema-PGD e adaptar à realidade estrutural da UFSJ, mesmo com as limitações do sistema.

Para operacionalização do sistema foram identificados dois parâmetros fundamentais:

  1. A elaboração de Tabela de Atividades pelas Unidades;
  2. A adequação em relação à Estrutura Organizacional da UFSJ.

 

Tabela de Atividades: no PGD é exigido o controle de tarefas mensuráveis, as quais devem estar previamente cadastradas no banco de dados do sistema. A elaboração do modelo da tabela de atividades considerou os critérios exigidos  pelo Sistema-PGD e os critérios estabelecidos pelo art. 8º da resolução CONSU nº 16/2022.

Estrutura Organizacional da UFSJ: Adequação do sistema para que as rotinas administrativas sejam cadastradas e controladas pelas chefias imediatas setoriais. O modelo original permitia que somente as diretorias e pró-reitorias tivessem acesso para executá-las, o que tornaria inviável a operacionalização do PGD.

 

2. Procedimentos Administrativos

Em atendimento a Resolução Consu 16/2022, foi necessário elaborar e definir fluxos de procedimentos, tais como:

  • Elaboração da Tabela de Atividades para alimentar o Sistema-PGD;
  • Importação e vinculação dos dados de Unidades, Servidores e Atividades;
  • Criação dos “PGD-Pilotos” com base na Portaria Normativa nº 55 de 02 de fevereiro de 2023;
  • Inserção dos planos de trabalho de cada servidor no Sistema-PGD e no SIPAC;
  • Avaliação dos planos de trabalho de cada servidor no Sistema-PGD e SIPAC;
  • Cadastro das ocorrências no SIGRH;
  • Elaboração do Tutorial com a operacionalização do sistema-PGD assim como no SIPAC;
  • Adequação no SIPAC para abertura de processo:
  1. elaboração e cadastro do modelo do formulário de Plano de Trabalho do PGD;
  2. elaboração e cadastro do modelo do formulário de Avaliação do Plano de Trabalho do PGD.
  3. solicitação do código CONARQ ao Arquivo Permanente.

 

3. Atividades desenvolvidas pelas unidades participantes

Tabela Atividade:  Esta fase consistiu na construção e desenvolvimento do modelo da Tabela de Atividades compatível com  sistema disponível, em que as unidades participantes foram responsáveis pelo seu preenchimento de acordo com as respectivas rotinas de trabalho, possibilitando a posterior importação dos dados em bloco ao sistema, realizado pelo NTinf. Destaca-se que apesar da previsão de que a periodicidade utilizada em momento pós implementação completa do PGD na UFSJ seja mensal, para fins de permitir um maior volume de testes, foi convencionado que estes seriam realizados utilizando a periodicidade semanal exclusivamente para o piloto.

Sistema-PGD: Esta fase consistiu na elaboração dos “PGD-Pilotos” por parte das chefias imediatas para testes em ambiente real, dentro do período de 45 dias estabelecido na portaria nº55/2023/UFSJ. O cadastro dos PGD-Pilotos no sistema, a elaboração dos Planos de Trabalhos semanais e homologação, bem como a avaliação pelas chefias imediatas estão sendo realizados conforme orientação dos tutoriais provisórios que foram disponibilizados para os participantes.

Destacamos que o NTINF teve uma importante atuação realizando atendimentos direto aos participantes, corrigindo erros operacionais identificados no sistema, assim como a orientação quanto a operacionalização do mesmo.

SIPAC: Aperfeiçoamento dos fluxos que abrangem: a abertura de processos, cadastro dos formulários de Plano de Trabalho do PGD, cadastro dos formulários de avaliação da execução do Plano de Trabalho pelas chefias imediatas e diretorias. Este fluxo tem sido executado semanalmente no projeto piloto.

 

4. Prorrogação do projeto piloto

Para o segundo período do projeto piloto, conforme portaria nº 57/2023/UFSJ, temos como objetivo:

  • Consolidar os procedimentos relacionados ao comportamento do sistema-PGD fora da rede da UFSJ e com interação assíncrona;
  • Ajustar os tutorias de acordo com as dificuldades apresentadas pelos participantes;
  • Realizar reunião com as unidades participantes para troca de experiências e feedback das dificuldades encontradas, além de recebimento ação de sugestões;
  • Enviar questionário aos participantes em busca de informações para aprimoramento da implantação do PGD;
  • Elaborar o edital de chamamento das unidades administrativas para manifestação das atividades que enquadram-se no teletrabalho (parcial ou integral);
  • Construir o edital de seleção de participantes de participação do PGD e acompanhar a publicação da nova Instrução Normativa sobre o PGD, conforme apontado na INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 10 DE JANEIRO DE 2023, da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.

 

5. Conclusão

Mediante o exposto acima, a realização de um Projeto Piloto à fase de implantação do Programa de Gestão de Desempenho da UFSJ tem se mostrado fundamental para garantir a efetividade e eficiência do programa, identificando problemas e possibilitando os ajustes necessários antes do início da efetiva implantação em larga escala.

Dessa forma, o Projeto Piloto tem permitido que a COGAM identifique as principais dificuldades na operacionalização e realize os ajustes dos processos de forma mais adequada, evitando problemas futuros.

Ademais, permite que os servidores envolvidos no programa sejam capacitados e treinados adequadamente, servindo de multiplicadores para os próximos passos na implantação na Universidade.

Importante: Salientamos que a comissão, nas últimas semanas, dedicou-se à elaboração de respostas às demandas externas (ofícios e ouvidoria), as quais possuem prazo determinado, fato que dificultou a celeridade dos trabalhos conforme planejamento da implementação do programa. Apesar disso, o fluxograma de implementação do PGD, disponibilizado na página da COGAM, continua sendo cumprido.

Um fator essencial a se considerar é a capacidade de acompanhamento e controle da COGAM. Deve-se lembrar que as atividades desempenhadas pela COGAM são inéditas (processo de implantação da flexibilização e do PGD), tanto para seus membros como para a instituição.

Ressalta-se que os membros da COGAM não são dedicados exclusivamente às atividades dessa comissão, exercendo inúmeras atribuições concomitantes em suas unidades de lotação.

05 de abril de 2023.

 

INFORMATIVO COGAM 002/2023

 

Visita aos Campi

A COGAM convida os técnicos administrativos da UFSJ, e demais interessados, para uma apresentação dos trabalhos realizados sobre flexibilização e implementação do PGD na Universidade.

O objetivo é esclarecer as estratégias de implementação e tirar dúvidas sobre as questões relacionadas à Comissão.

As visitas nos campi CSL e CAP aconteceram em 20/03 e 22/03 respectivamente. Ressaltamos que a informação foi divulgada diretamente aos técnicos dos campi.

As demais reuniões ocorrerão conforme o cronograma a seguir.

 
 
CAMPUS DATA HORA LOCAL
CCO 24/03/2023 14h Sala 201 Bl. A
CTAN 28/03/2023 15h Sala 2.11 Ed. Principal 
CDB 30/03/2023 15h Anfiteatro
CSA 31/03/2023  15h Anfiteatro

Março de 2023.

 

INFORMATIVO COGAM 001/2023

 

Andamento dos trabalhos da COGAM

A COGAM – Comissão Permanente de Gestão e Acompanhamento das Modalidades de Jornada de Trabalho dos Servidores Técnico-administrativos em Educação da UFSJ –, instituída pela Resolução nº 010/2022/CONSU, vem informar à comunidade acadêmica sobre o andamento dos trabalhos referentes aos processos de flexibilização e trabalho remoto.

A Comissão promove reuniões semanais para analisar e emitir pareceres sobre as propostas de flexibilização de jornada de trabalho encaminhadas pelas unidades administrativas e acadêmicas. Em que pese a grande demanda e a complexidade dessas análises, os processos têm avançado e várias unidades já foram atendidas com a flexibilização da jornada, em conformidade com o Decreto 1.590/95 e Resolução nº 12/2022 do CONSU-UFSJ.

Quanto ao Programa de Gestão e Desempenho – PGD (teletrabalho), a COGAM teve que se reorganizar, devido à publicação da Instrução Normativa nº 89, do então Ministério da Economia, a qual promovia alterações nos critérios e procedimentos para o PGD. A referida IN foi revogada pela Instrução Normativa nº 2, de 10 de janeiro de 2023, que determina a expedição de um novo regulamento sobre o tema no prazo de 90 dias

Contudo, para não postergar as etapas da implementação, durante o mês de janeiro de 2023 foi definido, pela COGAM, o fluxo processual para a implementação do PGD na UFSJ, que abrange um projeto piloto com algumas atividades pontuais da Universidade. Deste modo, em fevereiro será iniciado o referido projeto piloto com alguns setores das pró-reitorias de Administração, de Planejamento, de Gestão de Pessoas, de Assistência Estudantil e do Núcleo de Tecnologia da Informação.

O objetivo é tornar claro o entendimento dos fluxos e seus efeitos práticos com a implementação de um novo sistema eletrônico (Susep), que será a ferramenta de acompanhamento das atividades desenvolvidas, e de modo a viabilizar um início seguro para essa nova forma de trabalho na Instituição. Paralelamente, a Comissão se dedicará ao aperfeiçoamento do edital de seleção previsto da Resolução interna da UFSJ. Acesse aqui, o fluxograma das etapas do PGD.

A COGAM agradece o apoio e contribuição dos servidores que auxiliarão na construção dos procedimentos, destacando que o trabalho árduo e contínuo propiciará melhores condições de atendimento e contribuirão para a melhoria da qualidade de vida dos servidores da instituição.


 

Fevereiro de 2023.


Última atualização: 29/05/2023