MENSAGEM AO CORPO DISCENTE E DOCENTE

 

Prezados professores, secretários e alunos do curso de História,

O contexto histórico de crises que vivemos tem-nos colocado grandes desafios, sobretudo ao Ensino Remoto e aos desdobramentos dessa prática quanto ao ensino, pesquisa e extensão das universidades públicas brasileiras. O impacto político de cortes orçamentários, contratações e investimentos destinados à universidade pública tem comprometido o trabalho em um campo fundamental para o desenvolvimento do país. Iniciaremos neste ano letivo de 2021, o terceiro período de Ensino Remoto, inseridos em um quadro de grandes desafios no que se refere às lutas pela educação pública como direito historicamente conquistado pela sociedade brasileira.

Diante disso, nós docentes, técnicos e discentes retornamos às nossas atividades na esperança de que o diálogo seja permanente com o objetivo de buscarmos alternativas para os tantos problemas que enfrentamos no cotidiano de nossa universidade.

 Desejamos a todos um bom retorno às nossas atividades acadêmicas, sobretudo aos discentes que estão chegando nessa casa pela primeira vez, iniciando seu primeiro período letivo. Pedimos ao corpo discente que continuem comprometidos junto aos professores e secretários para realizarmos um trabalho conjunto pelo diálogo democrático e cooperação mútua. Nossos interesses acadêmicos são comuns e nosso objetivo é o de dar o melhor andamento possível ao curso de História no contexto complexo da educação pública brasileira da História contemporânea Reiteramos aos novos alunos que estão ingressando no curso de História, bem como aos discentes que estão conosco nesses últimos anos, que tenham sempre diálogo com nosso corpo docente que sempre buscou ter escuta para as possíveis demandas nos campos do ensino, pesquisa e extensão, bem como às questões particulares acadêmicas de cada discente. Conversem com os professores nas possíveis dificuldades que surgirem no processo de desenvolvimento das disciplinas.

Aos alunos ingressantes pedimos que participem dos encontros com os representantes discentes e com professores que promoveremos nesse início de aulas. Nós da coordenação e professores desejamos boas-vindas a todos, de modo particular a vocês que estão chegando, para darmos continuidade aos trabalhos desenvolvidos em nosso curso. A coordenação se coloca à disposição para possíveis dúvidas e esclarecimentos que surjam no decorrer dos nossos trabalhos. Nesse sentido, precisamos estar sempre unidos pelo diálogo para juntos continuarmos nossas lutas em prol da universidade pública, gratuita e de qualidade.

 

Prof. Orlando José de Almeida Filho (Coordenador )

Prof. Danilo José Zioni Ferreti (Vice Coordenador)

Juliana Zin (secretaria de curso)

Coordenação – Curso de História - UFSJ