Servidores COHIS


COORDENADORIA DO CURSO DE HISTÓRIA

Secretária (colaborador terceirizado): Juliana Braga Zin

Email: cohis@ufsj.edu.br

 

DOCENTES

Prof. Dr. Orlando José de Almeida Filho  -  orlandofilho@ufsj.edu.br

Doutorado em Programa: Educação: história política sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (2003). Especialista em História, cultura e sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1995). Licenciatura em História pela Universidade de Franca (1989). Licenciatura em Filosofia e Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque (1983). Tem experiência na área de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Ensino de História, História do Brasil República e Ensino.

http://lattes.cnpq.br/3620531040489290

 

Profª Drª Silvia Maria Jardim Brugger    - sbrugger1970@gmail.com

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense(1992), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense(1995), doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense(2002) e pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense(2008). Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas:FAMÍLIA, PATRIARCALISMO, Minas Gerais.

http://lattes.cnpq.br/1063769816210251

 

  Profª. Drª. Cássia Rita Louro Palha   ----- palha17@gmail.com

Graduada em Historia (UFJF), mestre em Educação (UFF), doutoramento em História Social (UFF) e em Comunicação Social (UFF). Atualmente é professora Adjunta do Curso de História da Universidade Federal de São João del-Rei e do Programa de Pós Graduação em História da mesma instituição, atuando nas seguintes áreas: História e Mídia, Ensino de História e linguagens.

https://orcid.org/0000-0002-8558-5153

 

Prof. Dr. Afonso de A. Graça Filho       -----   alencastrog@uol.com.br

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: história econômica do brasil império, história do brasil império, minas gerais economia e sociedade século xix, história do brasil economia e sociedade e são joão del rei economia e sociedade século xix.

http://lattes.cnpq.br/6518682172094498

 

     Prof. Dr. Danilo José Zioni Ferretti    -----    danilozf@ufsj.edu.br

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor adjunto no curso de História da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Historiografia e História intelectual do Brasil Império e República, atuando principalmente nos seguintes temas: construção de identidade nacional e regional, romantismo, indianismo, escritas da escravidão, uso político do passado, relação História e Literatura . danilozf@ufsj.edu.br.

http://lattes.cnpq.br/2649458703536888

 

    Prof. Dr. Ivan de Andrade Vellasco    ----   vellasco.ivan@gmail.com

Possui mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2002), com a tese "As seduções da ordem: violência, criminalidade e administração da justiça Minas Gerais, século 19", premiada pelo Concurso Brasileiro CNPq - ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais em 2003. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São João Del-Rei com pós- doutorado em história da justiça na Universidade de Sevilha. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Histórica e História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, justiça e criminalidade, redes sociais. Coordena o projeto Forum Documenta, é pesquisador colaborador do PRONEX CNPq/FAPERJ "Dimensões da cidadania no século XIX", pesquisador do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG e pesquisador do CNPq.

http://lattes.cnpq.br/0602949494396720

 

 Profª. Drª Letícia Martins de Andrade   ----   laetitiaandrade@uol.com.br

Possui Licenciatura em Educação artística e Bacharelado em Artes plásticas pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1999), doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas com período sanduíche na Università degli Studi di Pisa (2004) e pós-doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: história da arte, estudo das tradições clássicas e Barroco mineiro.

http://lattes.cnpq.br/5914642752498132

 

  Prof. Dr. Luiz Francisco  A. de Miranda

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor da Universidade Federal de São João Del-Rei, atuando principalmente nos seguintes temas: Ilustração, processo civilizador, história da historiografia e pensamento político. Participa do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores cadastrado no CNPq.

http://lattes.cnpq.br/5667928037106714

 

  Profª. Drª.Maria Leônia Chaves de Resende   ----   leonia@ufsj.edu.br

A minha área de atuação é o mundo atlântico ibero-americano (Portugal e Brasil/América colonial), com ênfase em história social e cultural. A linha de pesquisa a que tenho me dedicado é, principalmente, história indígena e assuntos correlacionados: viagens e viajantes, expedições e bandeirantismo, catequese e conversão, inquisição, conquista e colonização bem como discussões em torno de religiosidade, mestiçagem, identidade e etnicidade objetos de investigação durante toda minha formação acadêmica e tema da bolsa de pesquisador com que fui contemplada pela Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (2005) e do pós-doutoramento sobre a inquisição dos índios Brasil colonial. Em função do interesse pelo período colonial, também tenho me dedicado há anos ao levantamento e organização de arquivos permanentes, especialmente de natureza eclesiástica, cujos resultados estão na página do Laboratório de Conservação e Pesquisa Documental / UFSJ, ( www.ufsj.edu.br\labdoc) em que disponibilizamos os guias dos Acervos Eclesiásticos da Diocese de São João del-Rei. Recentemente, coordenei o projeto Nas vertentes da Estrada Real e Documenta Brasilica (FAPEMIG), produzindo o registro videográfico de festas religiosas remanescentes do período colonial no caminho velho da Estrada Real (em 33 localidades), a digitalização dos Livros de Compromisso das irmandades religiosas (sec. XVIII e XIX) e a elaboração de um repertório de fontes com a transcrição dos documentos relativos às celebrações em de São João del-Rei, Tiradentes e Prados (www.ufsj.edu.br\Pagina\festasnaestrada). Sou graduada em Letras (Universidade Federal de São João del-Rei / 1985), bacharel em História ( Universidade Federal de Ouro Preto / 1989), especialista em história colonial (UFOP/1989), mestre e doutora em História Social (Universidade Estadual de Campinas - 1993/2002), com bolsa sanduíche na Universidade do Texas/Austin (Fundação Fulbright/1999) e pós-doutora pela Universidade Nova de Lisboa (CAPES/2007). Atualmente sou professora de História na Universidade Federal de São João del-Rei.

http://lattes.cnpq.br/5267709286405674

 

Prof. Dr. Marcos Ferreira de Andrade         ----          m.f.andrade@hotmail.com

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São João del-Rei (1990), mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Foi responsável pela implementação do Centro de Memória Cultural do Sul de Minas - cidade de Campanha/MG. Atualmente é professor adjunto III do curso de História da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de História, com ênfase no Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: elites regionais e formação do Estado, escravidão e cultura afro-brasileira; história, documentação e acesso digital. Responsável pela coordenação do Laboratório de Conservação e Pesquisa Documental - LABDOC-UFSJ, no período de agosto de 2010 a dezembro de 2011. Integra a equipe de coordenação do Projeto Fórum Documenta e é pesquisador do CNPq.

http://lattes.cnpq.br/8198260247275115

 

Prof. Dr. Moisés Romanazzi Torres       -----  mrtorres@ufsj.edu.br

Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (1999) e Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professor Adjunto Nível 4 da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na áreas de História e Filosofia, com ênfase em História e Filosofia na Antiguidade e Idade Média, e atua nos seguintes temas e estudando a obra dos seguintes filósofos: O Conceito de Universal, Santo Tomás de Aquino, Pedro Abelardo, Guilherme de Ockham, Duns Scot. O Conceito de Império, Sacro Império Romano Germânico, Marsílio de Pádua, Dante Alighieri, As Provas da Existência de Deus, Santo Anselmo, Pensamento Antigo e Medieval e Germanos e Cultura Germânica. Atualmente trabalha igualmente em estudos sobre Filosofia Moderna e Contemporânea, nomeadamente Martin Heidegger e seu Conceito de Dasein. Desenvolve, em São João del-Rei, junto ao Departamento de Ciências Sociais (DECIS) da UFSJ, o Projeto de Extensão: Parque de Exposição de Georamas, Bioramas e Maquetes "História do Planeta Terra" e o Projeto de Ensino: Grupo de Estudos da Pré-História envolvendo as áreas de Paleogeologia, Paleontologia, Biologia Evolutiva, Arqueologia Pré-Histórica, e História. É pesquisador associado do Laboratório de Estudos Medievais e Ibéricos Scriptorium da Universidade Federal Fluminense (UFF), membro fundador do Grupo de Estudos Interinstitucional Celtas e Germânicos Brathair e membro da Sociedade Brasileira de Filosofia Medieval - SBFM. De 01/07/2011 a 30/06/2012, encontrava-se em Estágio Pós-Doutoral junto ao Scriptorium -UFF e Programa de Pós-Graduação em História - PPGH-UFF, desenvolvendo a Pesquisa intitulada: "As Demonstrações da Existência de Deus na Idade Média: Santo Anselmo, Santo Tomás de Aquino e João Duns Scot", sob a supervisão da Profa. Dra. Vânia leite Fróes. Desenvolve, desde julho de 2012, estudos de Filosofia, repensando o pensamento filosófico, especialmente nas áreas de Ontologia e Metafísica, e o relacionando ao pensamento físico, especialmente nas áreas de Física Relativa e Quântica e na Teoria das Cordas.

http://lattes.cnpq.br/9463165915181539

 

  Prof. Dr.  Wlamir José da Silva         -----   wlamir-silva@uol.com.br

Wlamir Silva possui bacharelado(1985) e licenciatura (1986) em História, mestrado em História do Brasil (1990) e doutorado em História Social (2002) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor Associado da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), atuando como docente do Curso de Graduação em História e no Mestrado em História Poder e Cultura. Tem experiência na área de História, associando ensino e pesquisa, com ênfase em História Política - cultura política, elites políticas e identidades políticas -, com investigações empíricas em História do Brasil império, recorte regional em Minas Gerais, e o uso da imprensa periódica como fonte de pesquisa. Está iniciando investigações na área do ensino de História.

http://lattes.cnpq.br/3061783105307411

 

  Prof. Dr. Alfredo Nava Sanchez                   alfredonavasanchez@gmail.com

Professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São João del-Rei (DECIS-UFSJ). Possui graduação em História pela Facultad de Filosofía y Letras da Universidad Nacional Autónoma de Mexico (UNAM) (2005) e em Antropologia pela Universidad Autónoma Metropolitana, campus Iztapalapa (UAM-I) (2017). Possui mestrado em História pela Facultad de Filosofía y Letras, UNAM (2010), e doutorado em História por El Colegio de Mexico (COLMEX) (2013). Pós-doutor em Antropologia pela Escuela Nacional de Estudios Superiores da UNAM-Morelia (2014) e em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2018). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: História Sociocultural da América e Historiografia Comparada da América Latina. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Histórica e Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Social e Antropologia Histórica dos Povos Originários da América.

http://lattes.cnpq.br/8425428321384844

 

Profª. Ingrid Silva de Oliveira Leite                                 ingridoliveira@ufsj.edu.br

Professora adjunta de História da África, Educação e Relações Étnico-raciais do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal São João del-Rei (UFSJ). É professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em História da UFSJ e coordenadora da área de História do PIBID na mesma instituição. Atuou também como professora de História na prefeitura municipal do Rio de Janeiro. Possui graduação e licenciatura em História (UFRJ - 2007), especialização em História da África e do Negro no Brasil (UCAM - 2008), mestrado em história (UFRRJ-2011) e doutorado em história (UFF-2015). Realizou atividades de pós-doutorado na área de História da África na UFRRJ (2015-2016). Possui experiência em temas referentes às sociedades africanas e à presença política, militar e religiosa de europeus no continente africano durante os séculos XVII e XVIII. Também se interessa em temas relativos à representação da África e povos indígenas em materiais didáticos e midiáticos. É membro da coordenação do GT África da Associação Nacional de História, Seção Minas Gerais (ANPUH/MG), na gestão 2021-2022.

http://lattes.cnpq.br/1182628096506215