COORDENADORIA DO CURSO DE HISTÓRIA

Secretária (colaborador terceirizado): Juliana Braga Zin

Email: cohis@ufsj.edu.br

DOCENTES

Prof. Dr. Afonso de A. Graça Filho -----   alencastrog@uol.com.br

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: história econômica do brasil império, história do brasil império, minas gerais economia e sociedade século xix, história do brasil economia e sociedade e são joão del rei economia e sociedade século xix.

Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6518682172094498


Prof. Dr. Bruno Marconi da Costa -----   [e-mail institucional a confirmar]

Professor Efetivo de História Antiga e Medieval do Departamento de Ciências Sociais (DECIS) da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC/UFRJ) desde 2018 (Bolsista CAPES). Mestre em História Comparada pela mesma instituição desde 2013 (Bolsista CAPES). Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Foi professor da rede privada e pública de ensino básico, possui experiência em curso superior (UNIGRANRIO e UNIVAP) e realizou parte do doutorado na Universidade de Coimbra com uma bolsa de estágio de doutorado no exterior financiada pela FAPERJ. Foi Professor Substituto de História Medieval da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH-UFRJ) nos períodos 2019/1 e 2019/2 e Professor Substituto de História Antiga e Medieval da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nos períodos 2023/1 e 2023/2. Atualmente ocupa a posição de vice-líder o Laboratório de Estudos e Pesquisas em História Antiga, Medieval e da Arte (LEPHAMA).Pesquisa a Idade Média Portuguesa, com ênfase em História Urbana. Sua investigação de doutorado teve como objeto a atividade política dos trabalhadores urbanos de Lisboa entre os séculos XIII e XIV, sob a perspectiva de uma História Vista de Baixo.

Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5509982910493824


Profa. Dra. Cássia Rita Louro Palha  ----- palha17@gmail.com

 

Graduada em Historia (UFJF), mestre em Educação (UFF), doutoramento em História Social (UFF) e em Comunicação Social (UFF). Atualmente é professora Adjunta do Curso de História da Universidade Federal de São João del-Rei e do Programa de Pós Graduação em História da mesma instituição, atuando nas seguintes áreas: História e Mídia, Ensino de História e linguagens.

Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5659138662476132


Prof. Dr. Danilo José Zioni Ferretti    -----    danilozf@ufsj.edu.br

     

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor adjunto no curso de História da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Historiografia e História intelectual do Brasil Império e República, atuando principalmente nos seguintes temas: construção de identidade nacional e regional, romantismo, indianismo, escritas da escravidão, uso político do passado, relação História e Literatura.

Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2649458703536888


Profa. Dra. Ingrid Silva de Oliveira Leite     -----    ingridoliveira@ufsj.edu.br

Professora adjunta de História da África, Educação e Relações Étnico-raciais do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal São João del-Rei (UFSJ). É professora permanente do Programa de Pós-graduação em História da UFSJ. Atuou também como professora de História na prefeitura municipal do Rio de Janeiro. Possui graduação e licenciatura em História (UFRJ - 2007), especialização em História da África e do Negro no Brasil (UCAM - 2008), mestrado em história (UFRRJ-2011) e doutorado em história (UFF-2015). Realizou atividades de pós-doutorado na área de História da África na UFRRJ (2015-2016). Possui experiência em temas referentes às sociedades africanas e à presença política, militar e religiosa de europeus no continente africano durante os séculos XVII e XVIII. Também se interessa em temas relativos à representação da África e povos indígenas em materiais didáticos e midiáticos. É membro da coordenação do GT África da Associação Nacional de História, Seção Minas Gerais (ANPUH/MG), desde 2021.

Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1182628096506215


Profa. Dra. Letícia Martins de Andrade   ----   laetitiaandrade@uol.com.br

 

Possui Licenciatura em Educação artística e Bacharelado em Artes plásticas pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1999), doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas com período sanduíche na Università degli Studi di Pisa (2004) e pós-doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: história da arte, estudo das tradições clássicas e Barroco mineiro.

Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5914642752498132  


Prof. Dr. Luiz Francisco de A. de Miranda   ----   lfamiranda@ufsj.edu.br

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor da Universidade Federal de São João Del-Rei, atuando principalmente nos seguintes temas: Ilustração, processo civilizador, história da historiografia e pensamento político. Participa do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores cadastrado no CNPq.

Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5667928037106714


Prof. Dr. Marcos Ferreira de Andrade         ----          m.f.andrade@hotmail.com

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São João del-Rei (1990), mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Foi responsável pela implementação do Centro de Memória Cultural do Sul de Minas - cidade de Campanha/MG. Atualmente é professor adjunto III do curso de História da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de História, com ênfase no Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: elites regionais e formação do Estado, escravidão e cultura afro-brasileira; história, documentação e acesso digital. Responsável pela coordenação do Laboratório de Conservação e Pesquisa Documental - LABDOC-UFSJ, no período de agosto de 2010 a dezembro de 2011. Integra a equipe de coordenação do Projeto Fórum Documenta e é pesquisador do CNPq.

Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8198260247275115


Prof. Dr. Orlando José de Almeida Filho         ----         orlandofilho@ufsj.edu.br

Doutorado em Programa: Educação: história política sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (2003). Especialista em História, cultura e sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1995). Licenciatura em História pela Universidade de Franca (1989). Licenciatura em Filosofia e Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque (1983). Tem experiência na área de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Ensino de História, História do Brasil República e Ensino.

Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3620531040489290


Prof. Dr. Pedro Demenech         ----         pdemenech@ufsj.edu.br

Doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em História pela Universidade Federal do Espírito Santo. E licenciado em História pela Universidade Federal de Viçosa. No Iesp-Uerj, com bolsa de pós-doutorado FAPERJ Nota 10, trabalhei com conceitos do estruturalismo da CEPAL e da teoria da dependência (nas correntes weberiana e marxista) que organizam o espaço e o tempo na América Latina. Realizei um pós-doutorado na PUC-Rio, com bolsa FAPERJ Nota 10, em que pesquisei a construção da Biblioteca Ayacucho e como ela usou um passado plástico para criar um futuro aberto e preencher o conceito de América Latina na Coleção Clássica, onde também trabalhei como professor no Departamento de História. Vinculado ao Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL), meu foco é pensar como a teoria da dependência, dentro do regime de historicidade neoliberal, oferece formas de articular e de pensar a história latino-americana que com o passar do tempo foram abandonadas. Integro o conselho editorial da Revista Eletrônica da ANPHLAC (2020-2022). Sou membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Ibero-Americanos (EI-PUC-Rio) e do Laboratório de Estudos de História Política e das Ideias (Lehpi-Ufes). Integrei o comitê científico do Iberoamérica Social (2015-2018). Tenho experiência nas áreas de História e Sociologia, com ênfase em História da América, Pensamento Social Latino-americano, História dos Conceitos, História Intelectual e História das Cidades, atuando com os seguintes temas: Jorge Luis Borges, Ángel Rama, Biblioteca Ayacucho, Modernidade, Elaboração da Subjetividade, Estruturalismo latino-americano, Teoria da Dependência e Neoliberalismo.

Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3322954597724927


Prof. Dra. Silvia Maria Jardim Brugger          ----         sbrugger1970@gmail.com

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense(1992), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense(1995), doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense(2002) e pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense(2008). Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas: FAMÍLIA, PATRIARCALISMO, Minas Gerais.

Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1063769816210251


Prof. Dr. Wlamir José da Silva          ----         wlamir-silva@uol.com.br 

  

Wlamir Silva possui bacharelado(1985) e licenciatura (1986) em História, mestrado em História do Brasil (1990) e doutorado em História Social (2002) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor Associado da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), atuando como docente do Curso de Graduação em História e no Mestrado em História Poder e Cultura. Tem experiência na área de História, associando ensino e pesquisa, com ênfase em História Política - cultura política, elites políticas e identidades políticas -, com investigações empíricas em História do Brasil império, recorte regional em Minas Gerais, e o uso da imprensa periódica como fonte de pesquisa. Está iniciando investigações na área do ensino de História.

Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3061783105307411

 


Última atualização: 23/02/2024