Informações sobre plágio

A resolução da UFSJ nº 022, de 06 de outubro de 2021, regulamenta procedimentos relativos às turmas virtuais, índices de mensuração de rendimento acadêmico e documentos e registros oficiais no âmbito dos Cursos de Graduação da UFSJ. Nela está indicado o seguinte:

"Art. 12. No processo avaliativo ou de controle de frequência, o discente que comprovadamente realizar qualquer procedimento ilícito: 

I - o fato deverá ser comunicado, por escrito, pelo docente ao Colegiado de Curso para as devidas providências nos termos do Regimento Geral, o Código de Ética e das normatizações vigentes na UFSJ; I

I - no caso de atividade avaliativa, o discente terá sua nota automaticamente zerada".

 

O plágio é considerado ilegal principalmente por infringir os direitos autorais de uma obra. Quando alguém cria algo original e o registra, como um texto, automaticamente possui direitos legais sobre essa criação. O plágio ocorre quando alguém copia ou reproduz essa criação sem permissão ou crédito ao autor original.

Por essas razões, é considerado uma prática ilegal e passível de medidas legais, incluindo processos judiciais e penalidades financeiras, dependendo da gravidade da violação.

 

Evitar o plágio é fundamental ao escrever textos acadêmicos ou criativos. Aqui estão algumas dicas de cuidados ao produzir um texto:

1) Cite suas fontes: Sempre dê crédito às fontes que você consulta. Use citações diretas quando apropriado e paráfrases, mas não se esqueça de citar a fonte corretamente, seja um livro, um artigo ou um site.

2) Faça anotações: Ao pesquisar, faça anotações sobre suas fontes. Isso ajuda a compreender o material e a expressar suas próprias ideias, evitando apenas copiar e colar.

3) Use suas próprias palavras: Quando estiver escrevendo, reformule as informações que encontrou nas suas próprias palavras. Isso demonstra sua compreensão do conteúdo e impede o plágio.

4) Revise e cite: Ao terminar seu texto, faça uma revisão para garantir que todas as fontes usadas estejam devidamente citadas e referenciadas.

5) Conheça as regras de citação: Familiarize-se com os estilos de citação comuns (como os da ABNT, por exemplo) e saiba como usá-los corretamente para evitar problemas de plágio.

6) Peça ajuda quando necessário: Se estiver com dúvidas sobre como citar corretamente ou sobre a originalidade do seu trabalho, peça orientação aos seus professores.

Respeitar as ideias dos outros e atribuir o devido crédito não apenas evita o plágio, mas também enriquece seus próprios argumentos e fortalece seu trabalho acadêmico.

Atenciosamente

Coordenadoria e Colegiado dos cursos de História


Última atualização: 18/12/2023