EIXOS TEMÁTICOS

  • Tecnologia e linguagens na cartografia;
  • Currículo, formação de professores e práticas educativas;
  • Concepções teóricas e metodológicas.

 

Cada um desses eixos temáticos atravessa o campo da Cartografia Escolar multiplicando as possibilidades de circulação, criando conexões, cortes, aproximações e percepções diferentes. Estas enredam as cartografias social, intensiva, critica, inclusiva e renovada e podem estar presente, ao mesmo tempo, nas diversas linhas de pesquisa dos grupos que articulam a Cartografia ao Ensino de Geografia, como:

 

Atlas municipais escolares– Compreende trabalhos de pesquisas teórica, empírica e aplicada referentes a atlas e/ou seus agenciamentos e sua utilização em sala de aula, no âmbito da Cartografia Escolar, Acadêmica e da Formação de Professores.

 

Práticas educativas– Envolve trabalhos que se referem aos processos cognitivos e ao seu devir criativo e aos processos de subjetivação envolvidos no ensino e na aprendizagem de conteúdos de Cartografia e Geografia, segundo os fundamentos teóricos e metodológicos que os sustentam.

 

Material de ensino– Referem-se a trabalhos cuja ênfase seja dada à produção de material de ensino para a aprendizagem de conteúdos diversos, no âmbito escolar ou acadêmico, independente de sua natureza teórica e metodológica, e de suas ramificações no campo das artes, da história, da literatura, da filosofia, da educação especial, da infância e dos estudos etnográficos.

 

Temas de geografia, educação e cartografia– Compreendem trabalhos cujas temáticas tratadas, sejam elas de âmbito social, cultural, artístico, filosófico, político, econômico ou ambiental apresentem-se como o foco principal do trabalho, assim como, suas representações oriundas de algum procedimento educativo, na cartografia escolar ou na formação de professor.