Durante o VIII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares serão oferecidas 3 oficinas para os participantes. As inscrições são gratuitas e só poderão ser realizadas  durante o credenciamento.  Abaixo segue as informações de cada oficina.

Oficina 1: TECNOLOGIA ESPACIAL NA EDUCAÇÃO

Responsáveis:Elisabete Caria Moraes (INPE), Gabriel Pereira (UFSJ), Francielle da Silva Cardozo (INPE) e Suely Franco Siqueira Lima (INPE).

Carga Horária: 8h

Objetivo: Disseminar a tecnologia espacial para os professores dos ensinos fundamental e médio e alunos da licenciatura, visando seu uso como conteúdo e recurso didático na educação.

 

Número de vagas: 30

 ____________________________________________________________________________________________

 

Oficina 2: APRENDIZAGEM DO LUGAR: UM ENSAIO SOBRE ORIENTAÇÃO CARTOGRÁFICA

 

Responsáveis: Lígia Maria Brochado de Aguiar, Zandra Coelho Miranda, Tereza Beatriz Oliveira Soares, Fernanda Cristina Resende, Denise Nascimento (UFSJ)

Carga horária: 4h

Objetivo: Oferecer uma situação de ensino em que o percurso proposto se constitua em experimentação capaz de tocar os participantes de forma não representativa, isto é, estabilizada na forma percebida, mas configurando um campo problemático, ainda não capturado pela representação.

 

Número de vagas: 20

 ____________________________________________________________________________________________

Oficina 3: ELABORAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS ARTESANAIS COM GABARITOS

 

Responsáveis:Gerson Rodrigues Leite (USP), Anderson José Albano (Rede Pública de Ensino)

Carga horária: 2h

 

Objetivo: O objetivo é apresentar aos professores e estudantes da Cartografia Escolar, um recurso didático de baixo custo para elaboração de mapas, e compatível com a estrutura encontrada em grande parte das escolas do país.

 

Número de vagas: 30