Programa de Residência Pedagógica (RP)

O Programa de Residência Pedagógica tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de grau acadêmico Licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Coordenador Institucional da UFSJ: Prof. Alessandro Damásio Trani Gomes
Coordenador do Subprojeto da Pedagogia: Prof. Heitor Antônio Gonçalves

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA 2023

Para acessar o edital - Clique Aqui (podem se inscrever os alunos do curso de Pedagogia que estejam cursando a partir do 3º período).
Resultado da seleção - Clique Aqui

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA 2022

EDITAL PRECEPTORES: Clique Aqui
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PRECEPTORES: Clique Aqui
EDITAL RESIDENTES: Clique Aqui
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO RESIDENTES: Clique Aqui

RESULTADO DA SELEÇÃO DE RESIDENTES: Clique Aqui
RESULTADO DA SELEÇÃO DE PRECEPTORES: Clique Aqui

AVISO IMPORTANTE:

AS INSCRIÇÕES APENAS PARA RESIDENTES NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FORAM PRORROGADAS ATÉ DIA 08/09

LINK PARA O EDITAL  DA RESIDENCIA PEDAGÓGICA

SELEÇÃO DE PRECEPTORESCliqueAqui

SELEÇÃO DE RESIDENTESCliqueAqui

RESIDENCIA PEDAGÓGICA DE PEDAGOGIA

Os candidatos a residentes e candidatos a preceptor devem ler o Edital Geral da Residência Pedagógica no link nesta página. Para a Residência Pedagógica de Pedagogia devem ser atendidos, além do Edital Geral, os seguintes critérios abaixo:

PARA CANDIDATOS A RESIDENTES:

O TÍTULO DO EMAIL COM OS DOCUMENTOS DA INSCRIÇÃO DEVE SER "INSCRIÇÃO RESIDENTE RP PEDAGOGIA-NOME CANDIDATO". OUTRO TÍTULO DIFERENTE DESTE NÃO SERÁ ACEITO PARA INSCRIÇÃO.

1ª ETAPA DA SELEÇÃO:
a) Análise dos documentos solicitados no Edital Geral.
b) Os candidatos devem elaborar  à  parte, um texto digitado no computador em PDF, para ser enviado no email junto com a documentação, com resposta para a seguinte pergunta "PORQUE EU QUERO FAZER A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE PEDAGOGIA?" (máximo 150 palavras)

2ª ETAPA DA SELEÇÃO:
Entrevista com os 15 primeiros selecionados na 1ª Etapa
A coordenação da RP Pedagogia poderá enviar mensagens via email durante o processo seletivo e por isso sugere que o candidato utilize o próprio email. O resultado final será divulgado na página da Pedagogia.

PARA CANDIDATOS A PRECEPTOR:

Devido ao fato dos residentes serem do 5º período em diante e desta forma já terem passado pelos estágios de Educação Infantil e haver apenas uma vaga para preceptor, serão priorizados os candidatos PROFESSORES QUE TRABALHAM EM 2020 E EM 2021 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

OBS: O TÍTULO DO EMAIL COM OS DOCUMENTOS DA INSCRIÇÃO DEVE SER "INSCRIÇÃO PRECEPTOR RP PEDAGOGIA- NOME CANDIDATO". OUTRO TÍTULO DIFERENTE DESTE NÃO SERÁ ACEITO PARA INSCRIÇÃO.

1ª ETAPA DA SELEÇÃO:
a) Análise dos documentos solicitados no Edital Geral
b) Os candidatos devem elaborar  à  parte, um texto digitado no computador em PDF, para ser enviado no email junto com a documentação, com respostas para as seguintes perguntas:
          I- Qual a importância de um programa como a Residência Pedagógica para o licenciando? (máximo 130 palavras)
        II- Como o preceptor pode contribuir para implementação e acompanhamento da Residência Pedagógica? (máximo 130 palavras)
c) Os candidatos devem informar os seguintes dados, num documento a parte digitado no computador em PDF, para ser enviado no email junto com a documentação, (pode ser utilizado espaço entre os itens segundo a necessidade) (O CANDIDATO SELECIONADO DEVERÁ COMPROVAR OS DADOS) :

1. NOME COMPLETO:
2. GRADUAÇÃO:
3. LOCAL DE TRABALHO:
4. SÉRIE (ANO) EM QUE ATUA:
5. TEMPO DE TRABALHO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO:
6. ESPECIALIZAÇÃO EM ANDAMENTO:
7. ESPECIALIZAÇÃO CONCLUÍDA:
8. MESTRADO EM ANDAMENTO:
9. MESTRADO CONCLUÍDO:
10. DOUTORADO EM ANDAMENTO OU CONCUÍDO:
11. CURSOS REALIZADOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO COM 30 HORAS OU MAIS:
12. COMUNICAÇÕES EM CONGRESSO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO:
13. PUBLICAÇÕES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO:
14. PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS E PROGRAMAS DA UFSJ:

2ª ETAPA DA SELEÇÃO:
Os seis primeiros colocados na 1ª Etapa serão chamados para uma entrevista on line. A coordenação da RP Pedagogia poderá enviar mensagens via email durante o processo seletivo e por isso sugere que o candidato utilize o próprio email.

O resultado final será divulgado na página da Pedagogia.

RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO DE PRECEPTOR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:
CliqueAqui

RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO DE RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:

CliqueAqui

Última atualização: 05/02/2024