Vol. 16, N° 2 (2010) da Ciência & Educação


ARTIGOS

LA IMPORTANCIA DE LA HISTORIA DE LA QUÍMICA EN LA ENSEÑANZA ESCOLAR: ANÁLISIS DEL PENSAMIENTO Y ELABORACIÓN DE MATERIAL DIDÁCTICO DE PROFESORES EN FORMACIÓN .The importance of the History of Chemistry in school education: analysis of teachers in training process’ thought and elaboration of didactic material.
Luigi Cuellar Fernández, Mario Quintanilla Gatica, Ainoa Marzàbal Blancafort.

AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E SEUS PERSONAGENS NA VISÃO DE ESTUDANTES RECÉM-INGRESSADOS NOS CURSOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA. Educational practices and their characters in freshman Chemistry and Biology major’ students view.
Ana Luiza de Quadros, Dayse Carvalho da Silva, Frank Pereira de Andrade, Gilson de Freitas Silva, Helga Gabriela  Aleme, Sheila Rodrigues Oliveira.

CONCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE FÍSICA SOBRE AVALIAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. A Physics teacher’s conceptions about evaluation: a case study.
Kilma da Silva Lima, Alexandro Cardoso Tenório, Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos.

O PROFESSOR DE BIOLOGIA EM FORMAÇÃO: REFLEXÃO COM BASE NO PERFIL SOCIOECONÔMICO E PERSPECTIVAS DE LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Pre-service Biology teacher training: reflection based on public university future teachers’ socio-economical profile and professional perspectives.
Simão Dias Vasconcelos,Kênio Erithon Cavalcante Lima.

ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE FORÇA E MOVIMENTO EM UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Analysis of the relation between force and motion in a scientific divulgation magazine.
Luciano Carvalhais Gomes, Polônia Altoé Fusinato, Marcos César Danhoni Neves.

ORIGEM DA VIDA: COMO LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LIDAM COM ESTE TEMA? Life’s origin: how do pre-service Biology teachers deal with this subject?
Livia Baptista Nicolini, Eliane Brígida Morais Falcão, Flávio Silva Faria,

O USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇAO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS SOBRE ECOLOGIA A ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.The use of scientific popularization texts for teaching concepts about Ecology to basic education’ students.
André Perticarrari, Fernando Rossi Trigo, Marisa Ramos Barbieri, Dimas Tadeu Covas.

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA. Teachers’ conceptions and practices on environmental education in a public school.
Leirí Valentin, Luiz Carlos Santana.

EMPRESARIADO E AMBIENTE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR. Business community and environment: some considerations about environmental education in the school space.
Carolina Messora Bagnolo,

UMA HIPÓTESE CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA. Science and Mathematics teachers’ continuing education: a curricular hypothesis.
Carla Gonçalves Rodrigues, Verno Krüger, Alessandro Cury Soares.

A ATIVIDADE DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO EM MATEMÁTICA. The learning activity and the development of theoretical thought in Mathematics.
Wellington Lima Cedro, Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Josélia Euzébio da Rosa.

AULAS DE CIÊNCIAS NA OITAVA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE PROJETO CURRICULAR COMO PROCESSO EM CONSTRUÇÃO. Science classes in the eighth year of Elementary Education: a curricular project proposal as a process under construction.
Daniela Rodrigues da Silva, José Del Pino.

RACIOCÍNIO MORAL NA TOMADA DE DECISÕES EM RELAÇÃO A QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: O EXEMPLO DO MELHORAMENTO GENÉTICO HUMANO. Moral reasoning in decision-making regarding socioscientific issues: the human genetic improvement example.
Márcio Andrei Guimarães, Washington Luiz Pacheco de Carvalho, Mônica Santos Oliveira.

NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA COMO TEMÁTICAS PARA DISCUSSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE. Nanoscience and Nanotechnology as topical themes for a discussion on science, technology, society and environment.
Rodrigo Siqueira-Batista et al.

IMAGENS EM NARRATIVA: CONTRAPOSIÇÃO CULTURAL E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL. Pictures in narrative: cultural counterpoint and interdisciplinarity in Secondary Education.
Lucia Maria Paleari, Antonio Carlos Biz.