O Programa de Formação Pedagógica Continuada do Corpo Docente da UFSJ – PFPC tem o objetivo de promover:
Grupos de estudos organizados pelos próprios professores da UFSJ
A Pró-Reitoria de Ensino adquiriu cerca de 20 títulos de livros relacionados ao Ensino Superior. A coleção está disponível em todos as unidades de bibliotecas da UFSJ. Além disso, muitos periódicos são integralmente disponíveis na internet. Nesse sentido, pequenos grupos de professores poderão organizar grupos de estudo e discussão de livros, capítulos e/ou artigos acadêmicos que deverão ser cadastrados com antecedência junto ao NAPE (pelo e-mail nape@ufsj.edu.br ou pelo telefone 32-3379-2320) para que o grupo ganhe publicidade como agenda do PFPC.
A agenda temática do PFPC compõe-se dos diversos aspectos pedagógicos do Ensino Superior, do organograma institucional e da legislação pertinente ao ensino superior, bem como das normas, resoluções, programas e planos internos, tais como Estatuto, Regimento Geral, Plano Pedagógico Institucional (PPI) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
(Conforme Resolução No. 021, de 14 de junho de 2010, que instituiu o PFPC)
a) concepções de docência, conhecimento, ciências e tecnologia; |
b) legislação de interesse acadêmico-educacional; |
c) motivação e bem-estar dos docentes; |
d) currículo; |
e) avaliação do processo de ensino–aprendizagem; |
f) metodologias de ensino; |
g) abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e CTSA (Ciência, |
Tecnologia, Sociedade e Ambiente); |
h) ética na relação profissional e interpessoal; |
i) subjetividade e relação professor-aluno; |
j) constituição de identidades; |
k) educação e trabalho; |
l) estágio; |
m) formação de professores; |
n) gestão de classe; |
o) interações discursivas e relações de poder nas salas de aula; |
p) concepções prévias ou alternativas dos estudantes; |
q) trabalho em equipe; |
r) fundamentos epistemológicos da prática educativa (as relações teoria e |
prática, o sentido e a função da experimentação, dentre outros); |
s) uso de novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs); |
t) acompanhamento do desenvolvimento das atividades de educação a distância |
(EAD); |
u) didática do ensino superior, dentre outros. |