Tendo em vista a necessidade de criar meios para que o corpo docente da UFSJ tenha plenas condições de estudar e refletir acerca de princípios e práticas pedagógicas, a Divisão de Biblioteca da UFSJ adquiriu uma série de livros que foram distribuídos em todas as suas unidades.

A tabela abaixo apresenta os títulos ora disponíveis. São estudos e reflexões sobre o sentido da universidade, currículo, metodologias de ensino, concepções e formas de avaliação da aprendizagem. O NAPE sugere que os professores entrem em contato com os títulos para a leitura e o estudo, individualmente ou em grupos.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco: nape@ufsj.edu.br e 32-3379-2320.

 

  • KERR, Clark - Os usos da Universidade. Universidade em Questão
  • LEITE, Dense e MOROSINI, Marilia (Orgs.) - Universidade Futurante
  • TARDIF, Maurice - Saberes Docentes e Formação Profissional
  • SANTOS, Gislene A. (Org.) - Universidade Formação Cidadania
  • DUBET, François - Que é uma Escola Justa? (o) - Escola das Oportunidades   
  • FERNANDES, Domingos - Avaliar para aprender – fundamentos, práticas e políticas
  • BUARQUE, Cristóvam -  A Aventura da Universidade
  • ZABALA, Antoni - A Prática Educativa.   
  • MEIRIEU, Philippe - Aprender sim ...mas como?  
  • POZO, Juan Ignácio - Aprendizes e Mestres  
  • PERRENOUD, Philippe  e outros - As competências para ensinar no século XXI   
  • SGUISARDI, V. :SILVA Jr.,J. dos R. - As novas faces da educação superior – reforma de estado e mudança na produção   
  • MINTO, L. W. -  As reformas do ensino superior no Brasil: o público e o privado em questão   
  • CASTILLO ARREDONDO, Santiago e CABRERIZO DIAGO, Jesús -  Avaliação educacional e promoção escolar   
  • MORIN, E. -  Cabeça bem feita
  • CUNHA, Maria I. e LEITE, Denise B.C. - Decisões Pedagógicas e Estruturas de Poder na Universidade 
  • GIL, A.C. - Didática do ensino superior – 1ª edição  
  • ANASTASIOU,L.G.C. e PIMENTA, S. G. - Docência no Ensino Superior V.I.  
  • HEY, Ana Paula - Esboço de uma sociologia do campo acadêmico  
  • IMBERNÓN, Francisco - Formação docente e profissional   
  • PERRENOUD, Philippe e outros (Org.) - Formando Professores Profissionais  
  • HIDALGO, Ângela Maria - Gestão e currículo: fundamentos políticos e epistemológicos dos projetos Escola Cidadã e Cidade Educativa   
  • PERRENOUD, Philippe - Novas Competências para ensinar
  • MASETTP, Marcos; MORAN, José Manuel; BEHRENS, Marilda A. - Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica
  • CUNHA, Maria Isabel - O Bom Professor e sua Prática
  • VEIGA, Ilma Passos A. e CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.) - Pedagogia Universitária – a Aula em foco
  • CASTILLO ARREDONDO, Santiago e CABRERIZO DIAGO, Jesús - Práticas de avaliação educacional: materiais e instrumentos
  • CASTANHO, Sérgio e CASTANHO, Maria Eugênia.  (Orgs.) - Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior
  • LUCCHESI, Martha - Universidade no limiar do Terceiro Milênio
  • IMBERNÓN, Francisco - La formación y el desarrollo profesional del profesorado
  • CUNHA, Maria Isabel - O Professor Universitário na transição dos paradigmas
  • MOROSINI, Marilia - Professor do ensino superior: identidade, docência e formação
  • VIELLA, M. dos A. (org) -Tempos e Espaços de Formação