• Toda/o docente Permanente do PPGAC/UFSJ deve oferecer regularmente disciplinas no Curso de Mestrado;
  • A disciplina Seminário de Projeto é oferecida anualmente por cada docente do PPGAC para os seus orientandos;
  • As Ementas abaixo definem a estrutura básica da disciplina, neste contexto, cada docente, a cada oferecimento, deve apresentar um Plano de Ensino com um recorte e um conteúdo programático específico, sendo assim, toda disciplina quando ofertada possui Título – referente à proposta geral – e Subtítulo – referente ao recorte específico proposto para aquela oferta. O Título, indicado abaixo junto à Ementa, não varia; o Subtítulo pode (e deve) variar conforme o recorte e conteúdo programático específico da proposta;
  • Os Planos de Ensino propostos pelos docentes deve ser aprovado pelo Colegiado e disponibilizado no site em Área Discentes antes do início do semestre de oferecimento da mesma;

 

Disciplinas - Títulos e Ementas:

Obrigatórias:

Teoria e Crítica das Artes Cênicas

Ementa: A presente disciplina propõe uma introdução teórico/reflexiva sobre temas e métodos fundamentais da pesquisa no campo das artes cênicas, promovendo ao estudante ingressante em nível de pós-graduação um aprofundamento quanto a questões centrais da pesquisa na área. Considerando-se o caráter mais geral, comum às duas linhas de pesquisa, a presente disciplina, de caráter propedêutico, se organizará na forma de seminários, com fins de se introduzir os alunos nas diferentes vertentes da pesquisa na área das Artes Cênicas hoje, propondo-se leituras determinantes para essas diversas vertentes. Tais seminários, numa perspectiva mais epistemológica, serão ministrados por vários professores, sendo possível, inclusive, por convidados externos ao Programa e à Instituição.

Seminário de Projeto

Ementa: A presente disciplina propõe a revisão técnica e metodológica dos projetos de pesquisa, assim como sua adequação tanto ao campo teórico e conceitual proposto quanto a sua futura concretização e exequibilidade.

Optativas:

Linha Cultura, Política e Memória:

Tópicos Variados em História e Memória

Ementa: A presente disciplina propõe aprofundar questões e debates teórico/reflexivos nos campos da história, da memória e da historiografia das artes cênicas, buscando refletir sobre as práticas, as questões e os conceitos do campo da história e da memória.

Tópicos Variados em Crítica e Cultura

Ementa: A presente disciplina propõe aprofundar questões e debates teórico/reflexivos nos campos da crítica e da analítica das artes cênicas, assim como promover debates sobre sua acepção enquanto fenômeno da cultura.

Tópicos Variados em Política e Sociedade

Ementa: A presente disciplina propõe aprofundar questões e debates teórico/reflexivos nos campos da relação entre a produção cênica e a sociedade, compreendendo seus caracteres políticos, econômicos e contextuais, buscando refletir sobre as relações e implicações da arte na sociedade e vice-versa.

Linha Performance, Processos e Poéticas Artísticas:

Tópicos Variados em Estudos Performáticos

Ementa: A presente disciplina propõe aprofundar questões do campo dos estudos da performance, buscando abordar a teoria e a prática das artes cênicas em suas características híbridas. Considerando suas manifestações contemporâneas e seus componentes de performatividade.

Tópicos Variados em Processos e Poéticas Artísticas

Ementa: A presente disciplina propõe aprofundar questões no campo da teoria e da prática dos processos e das poéticas artísticas cênicas – o teatro, a performance, a dança - na contemporaneidade.

Tópicos Variados em Treinamentos e Pedagogia das Artes Cênicas

Ementa: A presente disciplina propõe aprofundar questões pedagógicas e de treinamento no campo das artes cênicas, tanto em suas especificidades da cena quanto as que tangem ao trabalho do artista ator-dançarino-performer.

 

MODELO DE PLANO DE ENSINO


Última atualização: 23/07/2021