A disciplina obrigatória PROFNIT50 – Oficina Profissional deve ser realizada contemplando pelo menos um dos itens do perfil do egresso PROFNIT:
 
Legislação e políticas públicas referentes a propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação tecnológica;
Políticas de estímulo à proteção das criações;
Avaliação da conveniência da proteção das criações e sua divulgação;
Processamento de pedidos e de manutenção dos títulos de propriedade intelectual;
Licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia;
Estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação;
Estudos e estratégias para a transferência de inovação;
Promoção e acompanhamento de relacionamento academia-empresa;
Negociação e gestão de acordos de transferência de tecnologia;
Atividades rotineiras de diálogo e de ações academia-empresa, interagindo propositivamente com os diversos setores.
 
A disciplina Oficina Profissional pode ser cursada no segundo semestre do ingresso do aluno no PROFNIT, desde que aprovado pela Comissão Acadêmica Institucional (CAI) do seu Ponto Focal.
 
Antes de cursar a disciplina OFICINA PROFISSIONAL, é necessário solicitar aprovação do colegiado de curso. Para a aprovação, o discente deve submeter para profnit@ufsj.edu.br a solicitação de inclusão de item na pauta, juntamente com os seguintes documentos preenchidos, histórico escolar comprovando a realização de PI (PROFNIT 01), TT (PROFNIT 02) e PROSP (PROFNIT 03) (artigo 3º da Resolução da CAN), bem como mensagem de aprovação do orientador acadêmico:

FORMULÁRIO DE PROPOSTA

PLANO DE TRABALHO

(NOTA: em todos os documentos, o supervisor é quem receberá o discente na instituição onde será realizada a OFICINA)

 

Após parecer positivo do colegiado, antes de iniciar a atividade, o discente deve entregar:

FORMULÁRIO DE SUPERVISOR

 

Ao final da realização da OFICINA PROFISSIONAL, o discente deve solicitar a validação da conclusão da disciplina ao colegiado, enviando a) todos os documentos acima num único e-mail para profnit@ufsj.edu.br, b) o documento abaixo preenchido e c) todos os produtos gerados ao longo do trabalho.

RELATÓRIO FINAL

 

Ao receber estes documentos, a CAI solicitará diretamente parecer do supervisor da atividade, que embasará a decisão do colegiado. Após aprovação pelo colegiado, a disciplina é considerada concluída e será lançada no histórico escolar.

NOTA: É importante que o discente guarde cópias das atas de colegiado e de todos estes documentos, pois isto será solicitado no momento da solicitação do diploma de conclusão do curso.


Última atualização: 25/03/2021