Apresentação

 

O PROFNIT é um Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Busca aprimorar a formação a formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais, etc.

É um programa presencial do FORTEC, em rede nacional de Pontos Focais, coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional, que operam sob a égide da Diretoria do FORTEC e do Ponto Focal Sede que é a Universidade Federal de Alagoas. É oferecido aos profissionais graduados que atuam em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação Tecnológica dentro do âmbito das competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), servidores e membros de equipes de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), bem como em outras instâncias afins do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). Para maiores informações, clique aqui.

Um dos pontos focais é a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Envolve professores de diferentes áreas acadêmicas, distribuídos nos Campi da UFSJ:

• Campus Centro-Oeste (CCO)
• Departamento de Ciências Exatas e Biológicas (DECEB/CSL)
• Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação e Humanidades (DTECH/CAP)
• Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DECAC/CTAN)
• Departamento de Quimica, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos (DQBIO/CAP)
• Departamento de Engenharia Elétrica (DEPEL/CSA)
• Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC/CSA)
• Departamento de Zootecnia (DEZOO/CTAN)
• Departamento de Engenharia de Alimentos (CSL)

 

 

 Objetivo 

 

 

O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinada por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, etc. 

 

Perfil do Egresso

 

Na sua atuação dentro das competências dos NITs, o mestrando deverá ter os conhecimentos básicos para o diálogo academia-empresa, estando habilitado a interagir propositivamente com os setores governamental, empresarial e acadêmico. Destacam-se:

• Conhecer legislação e políticas públicas referentes à Propriedade Intelectual e à Transferência de Tecnologia e à Inovação Tecnológica;
• Conhecer e propor políticas de estímulo à proteção das criações;
• Avaliar a conveniência da proteção das criações e sua divulgação;
• Processar pedidos e fazer a manutenção dos títulos de propriedade intelectual;
• Atuar no licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia;
• Desenvolver estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs);
• Desenvolver estudos e estratégias para a transferência das inovações geradas pelas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs);
• Promover e acompanhar o relacionamento da Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) com empresas;
• Negociar e gerir os acordos de transferência de tecnologias oriundas das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).
• Atividades rotineiras de diálogo e de ações academia-empresa, interagindo propositivamente com os diversos setores.

 

Área de Concentração

 

Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação.

Área Básica: ADMINISTRAÇÃO (60200006)

Área de Avaliação: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO

 

Linhas de Pesquisa

 

Linha de Pesquisa 1: Propriedade Intelectual: Estudos analíticos e práticos sobre as competências do Núcleos de Inovação Tecnológica e sua política institucional de inovação de acordo com o arcabouço legal e políticas setoriais. Estímulo à proteção das criações, resultados de P&D tecnológico, busca de anterioridade, processamento e manutenção dos títulos de Propriedade Intelectual nas diversas áreas de conhecimento (patentes, direitos de autores, cultivares, registros de softwares etc.).

Linha de Pesquisa 2 - Transferência de Tecnologia: Transferência de Tecnologia nas suas diversas formas e vários setores estruturantes e seus inter-relacionamentos, identificação de nichos de mercado e ambientes de inovação de base tecnológica e suas interações sistêmicas, empreendedorismo, identificação de gargalos e de oportunidades de mercado para transferir tecnologia adequadamente (inteligência competitiva) visando seu uso pela sociedade e contribuindo para o desenvolvimento e crescimento econômico nas esferas local, regional e global, melhorando as condições de vida da população, alavancando o PIB e impulsionando o IDH.


 


Última atualização: 20/01/2021