1 - Covid-19: São João del-Rei quebra recorde de média móvel de novos casos

 
São João del-Rei quebrou recordes preocupantes esta semana. Os dados do Informativo Covid-19 do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ (Nepe) registram recorde no número de novos casos. Em 26 de maio, a média móvel de novos casos diários passou de 55, a maior desde o início da pandemia; duas semanas antes, eram 40. Nos piores momentos da “primeira onda”, no inverno de 2020, eram aproximadamente 10.
 
Confira a matéria completa
 

2 - PPGCM inova com política de apoio à maternidade e à paternidade em seleção

 
Mães e pais candidatos às vagas do Programa de Pós-graduação em Ciências Morfofuncionais da UFSJ (PGCM) para o curso de mestrado acadêmico com ingresso em 2021 poderão usufruir de nova política de avaliação. É a primeira vez que um programa de pós-graduação da UFSJ propõe políticas de apoio à maternidade e à paternidade para a seleção de discentes.
 
Confira a matéria completa
 

3 - Enfermagem: diferencial da UFSJ é a integração comunitária

 
Promover a saúde cuidando das pessoas. Essa é a grande missão do profissional de Enfermagem, cuja data se comemorou no último dia 12. Cada vez mais indispensável nestes tempos de pandemia, o profissional de enfermagem tem um grande leque de atividades, desde aquelas mais simples, como fazer curativos e aplicar injeções, passando por atuar em serviços de emergência, acompanhar a evolução do quadro clínico e até liderar equipes.
 
Confira a matéria completa.
 

4 - UFSJ apresenta projeto de engenharia em parceria com a Universidade de Toronto

 
Professores e alunos de Engenharia Elétrica representaram a UFSJ no InVEST Virtual Symposium 2021, que aconteceu no dia 14 de maio. O evento, em formato virtual, foi organizado pela Universidade de Toronto (UofT), do Canadá, e teve presença de pesquisadores de diversas áreas da engenharia, que apresentaram os avanços de seus projetos desenvolvidos em parceria com a instituição canadense.
 
Confira a matéria completa.
 

5 - Doutores por um Triz: 20 anos arrancando gargalhadas de um público especial

 
Cuidados médicos e doses de remédios são fundamentais para restabelecer a saúde, mas talvez não sejam o suficiente: enfrentar doenças mais graves com leveza e alegria pode ajudar bastante na recuperação. E aqui entram os Doutores por um Triz, uma trupe de médicos coloridos que levam risadas a pacientes de São João João del-Rei e região. 
 
Confira a matéria completa.
 

6 - 365 dias de (muito) trabalho / Prope: ano desafiador e produtivo

 
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor André Baldoni, apresenta as realizações da Prope e aponta ações que buscam otimizar a pesquisa e a pós-graduação, mesmo em tempos difíceis de pandemia e cortes orçamentários.
 
Confira a matéria completa
 

7 - 365 dias de (muito) trabalho / Dezembro 2020: dois projetos da UFSJ receberão investimentos do PPSUS

 
A UFSJ teve dois projetos selecionados pelo Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão compartilhada em saúde – PPSUS MS/CNPQ/FAPEMIG/SES. Os trabalhos da instituição integram a lista de 16 iniciativas que serão beneficiadas com o investimento de mais de R$ 1,5 milhão, disponíveis para consulta neste link. As propostas da UFSJ receberão juntas mais de R$ 170 mil. Ao todo, 145 propostas foram inscritas no programa que apoia projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação que promovem a formação e melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Confira a matéria completa
 

8 - 365 dias de (muito) trabalho / Dezembro 2020: Consu aprova regulamentação do trabalho remoto

 
O Conselho Universitário da UFSJ (Consu) aprovou, na última segunda-feira, 30 de novembro, resolução que regulamenta as diretrizes para o trabalho remoto. O documento traz todas as informações e orientações relacionadas às atividades laborais administrativas e acadêmicas durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19. As normas estabelecidas entram em vigor assim que publicadas.
 
Confira a matéria completa.
 

9 - 365 dias de (muito) trabalho / Dezembro 2020: UFSJ reage à determinação de volta às aulas presenciais

 
Na oitava série dos destaques desses primeiros 365 dias de trabalho, a aprovação das diretrizes para o trabalho remoto, com todas as informações e orientações relacionadas às atividades laborais administrativas e acadêmicas durante o enfrentamento à pandemia, tornou-se referência de discussão colegiada entre três segmentos da Universidade, trazendo, na avaliação dos sindicatos, “segurança e tranquilidade” para toda a comunidade. Dezembro foi o mês de se reafirmar o compromisso de uma possível retomada das atividades presenciais somente em condições de segurança para todos; de comemorar a aprovação de dois projetos no PPSUS, a regulamentação da formação em Extensão e a divulgação do resultado da segunda etapa do PIE-Covid; e também de participar da primeira avaliação coordenada do Ensino Remoto Emergencial.
 
Confira a matéria completa.
 

10 - FQMat promove palestra sobre nanotecnologia

 
Dando continuidade à disciplina Seminários, o Programa de Pós-graduação em Física e Química de Materiais (FQMat)  promove, nesta sexta, 28, às 10h, uma palestra com o tema Nanomateriais: Síntese, Aplicações e Desafios. A conversa será ministrada pelo dr. Kayo de Oliveira Vieira, do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, localizado em Campinas, SP.
 
O evento será realizado via Google Meet e o link pode ser encontrado aqui.

Última atualização: 27/05/2021