1 - Ei, há um minuto para você!: projeto destaca resultados

 
O projeto Ei, há um minuto para você! somou resultados positivos no primeiro ano de atividades. A proposta de se auto acolher e guardar um momento para si foi aprovada por unanimidade pelos participantes que responderam à pesquisa sobre a experiência. Integrante do Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19, seus Impactos e Efeitos, gerido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ (Proex), o projeto oferece seis vídeos, traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que conduzem para instantes de reflexão.
 
Confira a matéria completa.
 

2 - UFSJ participa de conquista de certificação do artesanato de Resende Costa

 
A UFSJ comemora a conquista do Selo de Indicação de Procedência pelo artesanato de Resende Costa, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). A certificação contou com a participação direta do mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Profnit), Bruno de Barros Diláscio, que escolheu o conjunto das obras tecidas nos teares da cidade como tema de sua dissertação.
 
Confira a matéria completa.
 

3 - Pós inédita em Cuidados Paliativos inscreve de 13 a 19

 
De 13 a 19 deste mês, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do novo Programa de Pós-Graduação Multiprofissional em Cuidados Paliativos da UFSJ. Serão disponibilizadas 30 vagas, neste curso inédito na área no país. As aulas, em formato híbrido, começam já em outubro.
 
Confira a matéria completa.
 

4 - Urbanidades em meio ao lockdown pauta exposição fotográfica

 
O estudante do curso de Psicologia da UFSJ, Ricardo Veneziani, expõe seu trabalho fotográfico em A pandemia e a cidade desnuda, que revela o olhar do artista sobre a cidade de Porto, em Portugal, durante o período de lockdown no início da pandemia da covid-19.
 
Confira a matéria completa.
 

5 - Filosofia convida para grupo de pesquisa sobre Joseph Campbell

 
Estão abertas as inscrições para interessados em participar do grupo de pesquisa sobre a obra do escritor e mitologista norte-americano Joseph Campbell (1904-1987). A iniciativa é ligada ao Laboratório Ártemis e ao grupo Mitosfera, do curso de Filosofia da UFSJ.
 
Confira a matéria completa.
 

6 - X Congresso de Engenharias da UFSJ: ainda há tempo de se inscrever!

 
A décima edição do evento acontecerá, pela primeira vez, de forma on-line, entre os dias 20 a 24 de setembro. As inscrições, gratuitas, seguem até a véspera do evento: dia 19. A programação vem sendo divulgada no Instagram, e haverá emissão de certificado.
 
Mais informações: coen.eng.br.
 

7 - Mestrando da UFSJ lança livro de poesias

 
Felipe de Oliveira, conhecido como Felipe Só, lança Músculo involuntário, inspirado na letra da canção Eu sei (Na mira), composta por Marisa Monte, e que se tornou muito conhecida na voz de Negra Li. Na coletânea de poemas, o autor celebra as diversas formas e perspectivas do amor.
 
Confira a matéria completa.
 

8 - NTInf em números

 
De acordo com o Guia de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), a definição de metas e indicadores para a área de TIC permite que o seu desempenho possa ser monitorado e acompanhado, sem ambiguidade, durante a implementação das suas ações. Portanto, a maioria das metas e indicadores para a área de TIC é formalizada nos planos de TIC.
 
Em seu site, o NTInf apresentou indicadores e outras informações relevantes, acerca do atendimento de serviços que viabilizam a avaliação do desempenho da área de TIC na UFSJ, embasam a implementação de melhoria contínua dos processos e ampliam a transparência das ações de TIC realizadas no âmbito da Instituição.
 
Confira a matéria completa.
 

9 - Inscrições abertas para o 3º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher da SBPC

 
Edição premia Mulheres Cientistas, categoria dedicada a pesquisadoras de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à ciência e tecnologia nacional. SBPC convida Sociedades Afiliadas a enviarem indicações até 31 de outubro
 
A terceira edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro. Este ano, a premiação homenageará as Mulheres Cientistas, categoria dedicada às pesquisadoras de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à ciência e à gestão científica, além de terem realizado ações em prol da ciência e da tecnologia nacional. Ao todo serão três vencedoras em cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.
 
As indicações para essa categoria podem ser feitas via Sociedades Científicas Afiliadas à SBPC até o dia 31 de outubro. As inscrições deverão ser devidamente justificadas, com informações como mini-biografia atualizada da candidata (até 500 caracteres, com espaço); currículo atualizado na Plataforma Lattes; e carta de recomendação fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio (até 2.000 caracteres, com espaço).
 
A seleção da vencedora de cada área será feita por uma comissão julgadora designada pelo Conselho da SBPC, composta por membros da entidade, de sociedades afiliadas, entidades científicas externas e organizações que apoiam a Ciência no País.
 
As indicações, com a devida documentação, deverão ser enviadas à SBPC, por meio eletrônico, ao e-mail premiocarolinabori@sbpcnet.org.br. O anúncio das premiadas será feito no dia 20 de janeiro de 2022.
 
Confira o Edital na íntegra.
 
*Com informações de SBPC
 

10 - [Oportunidade] Quer ajudar a aprimorar a gestão educacional no Brasil?

 
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) recebe, até o dia 4 de outubro, artigos para o I Prêmio FNDE de Educação. O concurso tem como objetivo motivar a realização de estudos e pesquisas sobre políticas públicas educacionais, em particular sobre os programas financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
 
Os candidatos deverão apresentar apenas um artigo que aborde o aprimoramento da gestão educacional no Brasil, além de englobar um dos seguintes temas: estratégias de planejamento; monitoramento de riscos; indicadores de resultado; controle social e avaliação de impacto. O projeto pode ser inédito, atualizado ou publicado em meio impresso ou eletrônico, como livros, revistas acadêmicas e outros periódicos de grande circulação.
 
A premiação pode chegar ao valor de R$10 mil, e está programada para o dia 9 de dezembro.
 
Para mais informações, acesse o site da Enap.

Última atualização: 09/09/2021