1 - NOTA EM FAVOR DA DEMOCRACIA

 
O Conselho Universitário, da Universidade Federal de São João del Rei, associa-se aos diversos movimentos e entidades da sociedade que se manifestam a favor da democracia e repudiam as ameaças ao Estado Democrático de Direito no Brasil.
 
Desde março de 2020 assistimos a uma sequência de decisões governamentais que se desviam dos ditames da Ciência e das orientações sanitárias nacionais e internacionais para combate à pandemia de covid-19. Como consequência da política sanitária negacionista adotada pelo governo federal, testemunhamos ao longo dos últimos meses a morte de mais de 600 mil brasileiras e brasileiros, além da infecção de outros milhões que, embora recuperados, poderão manifestar sequelas permanentes desta doença.
 
Confira a nota completa.
 

2 - Carta de repúdio ao não pagamento das bolsas Pibid e RP

 
Em função do não pagamento das bolsas referentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa Residência Pedagógica (RP), para todos os bolsistas que dele participam, e conforme nota da Capes, afirmando que o pagamento do mês de setembro “será adiado por alguns dias, em virtude da necessidade de aprovação do Projeto de Lei nº 17/2021, para a recomposição orçamentária dos programas”, a Universidade Federal de São João del-Rei vem manifestar sua profunda indignação em relação a esse fato.
 
Confira a carta completa.
 

3 - Dia do Servidor Público: ponto facultativo será dia 1º de novembro 

 
Neste ano, o ponto facultativo referente à comemoração do Dia do Servidor Público será no dia 1º de novembro, segunda-feira. A data normalmente é celebrada no dia 28 de outubro, de acordo com o Art. 236 da Lei 8.112/1990.
 
No ano de 2021, a  Portaria nº 430, de 30 de dezembro de 2020, determinou que os feriados e pontos facultativos deverão ser observados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população. A diretriz vale também para o calendário letivo da UFSJ, que inclui os cursos de graduação e de pós-graduação. Os calendários atualizados podem ser acessados aqui.
 

4 - Proae lança novo programa de auxílio digital estudantil

 
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) está com edital aberto para o novo Programa de Empréstimo de Equipamentos Tecnológicos, que vai destinar computadores (desktops e notebooks) para estudantes de graduação da UFSJ, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
 
Confira a matéria completa.
 

5 - PROGP abre inscrições para curso Redação Oficial e Atos Jurídicos

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (SESED), abre inscrições para o curso Redação Oficial e Atos Jurídicos, que acontece pela plataforma Moodle, entre os dias 12 de novembro a 09 de dezembro.
 
O curso visa Auxiliar os servidores da UFSJ na produção de documentos oficiais, relatórios, e-mails e pareceres técnicos, compreendendo as características inerentes às comunicações oficiais e  distinguindo os diversos tipos de documentos oficiais, com base no atual Manual de Redação Oficial da Presidência da República, além orientar a redação de documentos ou comunicações oficiais com clareza, coesão, coerência, objetividade e imparcialidade.
 
As inscrições deverão ser feitas via SIGRH – na alça Capacitação. O passo a passo para realização da inscrição está disponível neste endereço.
 
*Com informações de Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas
 

6 - PET Bioquímica promove live sobre sexualidade e identidade de gênero

 
O grupo PET Bioquímica da UFSJ promove hoje, quarta, 27, às 18h30, uma mesa-redonda com o tema Sexualidade e Identidade de Gênero. A conversa será ministrada por Nat Oliveira, Gabriel Henrique Duarte, Sarah Lima e Michael Túlio Ferreira da Silva, e será transmitida ao vivo pelo canal da TV UFSJ no Youtube.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.
 
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: petbioquimica@ufsj.edu.br
 

7 - Nova abertura de prazo para preenchimento do formulário para manutenção de equipamentos

 
A Divisão de Materiais e Patrimônio informa que foi aberto, novamente, prazo para preenchimento do formulário utilizado para levantar a demanda por manutenção dos equipamentos usados nas atividades acadêmicas de ensino e pesquisa da UFSJ.
 
Assim sendo, as unidades organizacionais que possuem algum equipamento que demanda algum tipo de manutenção, deverão preencher este formulário até o dia 31/10/2021.
 
Neste levantamento poderá ser incluído qualquer tipo de equipamento, usado nas atividades de ensino e pesquisa, desde que pertença à UFSJ (equipamentos pertencentes a projetos de pesquisa, que ainda não foram transferidos para a UFSJ, não devem ser informados).
 
Deverá ser preenchido um formulário para cada equipamento que necessita de manutenção.
 
Salientamos que trata-se apenas de nova abertura de prazo, ou seja, as unidades que já informaram suas demandas anteriormente, não precisam registrar novamente.
 
O link de acesso ao formulário está disponível aqui
 

8 - Declaração de acúmulo de cargos anual: preenchimento até o dia 31 de outubro

 
Informativo Dipes/Progp - nº 42/2021
Declaração de acúmulo de cargos anual - exercício 2021
 
Prezadas servidoras e prezados servidores,
 
Para os servidores que ainda não enviaram sua Declaração de Acúmulo de Cargos Anual - 2021 - reiteramos que o prazo para o envio é até o dia 31/10/2021.
 
Todos os servidores ativos deverão atualizar a declaração de acumulação de cargos, empregos, funções, proventos e outros vínculos, anualmente, por meio do SIGRH, no caminho: SIGRH > Menu Servidor > Serviços > Declaração de Acúmulo de Cargos.
 
Na tela que se abre em seguida, poderá aparecer uma mensagem dizendo que já possui uma declaração cadastrada no Sistema, se já tiver enviado uma anteriormente. Conforme instruções que constam na mensagem, para atualizar sua declaração é preciso colocar a senha e entrar na opção “Alterar Declaração” e responder novamente.
 
Mesmo que o(a) servidor(a) não tenha acúmulo de cargos a serem declarados também deve enviar/atualizar a declaração, respondendo “Não” a todas as questões e na página seguinte marcar  “Estou Ciente...”.
 
Ressaltamos que, caso o(a) servidor(a) informe algum tipo de acúmulo de cargos, empregos, funções, proventos e outros vínculos, será necessário anexar os documentos comprobatórios referentes aos vínculos informados e, também, anexar o Quadro de Horário Semanal de Atividades que exerce na UFSJ e fora da UFSJ, conforme o modelo disponível na página da Comissão para Análise das Declarações de Acumulação de Cargos – CPAAC.
 
Mesmo em caso de manutenção da condição do ano anterior, a documentação deverá ser apresentada novamente e documentos como declarações e contracheques deverão ser atualizados.
 
Orientamos que acessem antecipadamente a página da CPAAC e verifiquem quais informações e/ou documentos serão necessários para realizar a atualização da declaração.
 
Em caso de dúvidas, consulte também a página da CPAAC no link acima, e, se precisar, entre em contato pelo e-mail: nopes@ufsj.edu.br
 
*Com informações de Nopes/Dipes/Progp
 

9 - Indetec promove workshop sobre Design Thinking

 
A Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes da UFSJ (Indetec) prepara, para esta quarta, 27, às 17h, o workshop Design Thinking, com a participação do professor Paulo Afonso Granjeiro, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Netec) e também da Indetec.
 
Confira a matéria completa.
 

10 - Oportunidade na pós: Física e Química de Materiais

 
Estão abertas, até esta quinta, 28 de outubro, as inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMAT). Serão oferecidas oito vagas de mestrado, para ingresso no segundo semestre letivo de 2021, o preenchimento será feito de acordo com a disponibilidade de orientação dos docentes credenciados no Programa.
 
Confira a matéria completa.
 

11 - Os 28 anos da Dinâmica Consultoria Jr.

 
No último sábado, 23, a Dinâmica Consultoria Jr., empresa júnior dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UFSJ, celebrou seus 28 anos, da forma como gosta: debatendo questões pertinentes à sua área de atuação com o público que fez parte de sua história, recebidos por quem agora dá sequência a essa trajetória de crescimento.
 
Confira a matéria completa.
 

12 - [Oportunidade] Ufop divulga edital para pós em Engenharia de Produção

 
O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Ufop comunica a abertura do Edital de seleção de discentes para o Mestrado, com ingresso em 2022. As inscrições acontecem até o dia 24 de novembro.
 
O processo de seleção será realizado em 3 etapas: análise de currículo e planilha de pontuação (preenchida pelo candidato e comprovada com os documentos pertinentes), avaliação do projeto de pesquisa e entrevista.
 
Mais informações pelo site.

Última atualização: 27/10/2021