1 - "Em momentos difíceis, a mão do servidor público é estendida para ajudar o povo"

 
Caros e caras, servidores e servidoras públicas,
 
O dia de hoje é de profundo reconhecimento aos serviços que todos nós prestamos à sociedade e ao nosso país. Neste momento tão difícil pelo qual passamos, foi o serviço público que garantiu que pudéssemos responder à altura as demandas das pessoas que mais necessitaram de apoio.
 
Confira a mensagem completa.
 

2 - Manifesto ganha tradução coletiva; técnico da UFSJ é parte da equipe

 
Às 19h da última terça-feira, 26 de outubro, a Pedagogia dos multiletramentos ganhou nova edição, marcando os 25 anos desse manifesto, que vem gerando discussões e pesquisas no campo da Linguística Aplicada. O trabalho de tradução, revisão, organização, diagramação e publicação foi realizado de forma colaborativa por estudantes da graduação, da pós-graduação e pesquisadores de várias instituições de ensino mineiras (Cefet-MG, UFOP e UFSJ), numa equipe que reuniu 17 pessoas.
 
Confira a matéria completa.
 

3 - I Semana de Pesquisa do PPGMUSI: acompanhe a programação no YouTube

 
O Programa de Pós-Graduação em Música da UFSJ (PPGMUSI) promove, até esta sexta, 29, semana de palestras com a presença de renomados pesquisadores da área, sejam da própria Universidade, como de outras instituições.
 
Confira a matéria completa.
 

4 - UFSJ e UFMG organizam simpósio de computação que discute temas mundiais

 
Estão abertas, até 5 de novembro, as inscrições para o XXVII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. Na versão on-line, o evento promete ser o maior do setor na América Latina e deve ter participação recorde. Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o simpósio é organizado pelas federais de São João del-Rei (UFSJ) e de Minas Gerais (UFMG).
 
Confira a matéria completa.
 

5 - Revista da UnB celebra o centenário de Paulo Freire

 
A revista Darcy, periódico de jornalismo científico e cultural da Universidade de Brasília (UnB), divulgou, na última segunda, 25, sua 26ª edição. Celebrando o centenário de Paulo Freire, a  publicação resgata pensamento, pesquisas e projetos do educador, que vêm orientando pautas institucionais baseadas na concepção freiriana.
 
Ao longo das reportagens, o dossiê se dedica a apresentar a vida, o legado e as aplicações do pensamento transformador de Paulo Freire. Os textos foram escritos por especialistas da UnB, explicando como Freire mudou a perspectiva do ensino, consagrando-se como uma grande referência na área, tanto no Brasil quanto no mundo.
 
De acordo com a jornalista da Secretaria de Comunicação da UnB, Vanessa Vieira, “a Darcy 26 é um convite para que o leitor conheça o legado desse brasileiro celebrado e reconhecido mundo afora, dada a grandiosidade e riqueza de sua produção intelectual.”
 
Leia aqui, gratuitamente, a edição. 
 

6 - [Oportunidade] Furg divulga edital para pós em Modelagem Computacional

 
O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da Universidade Federal do Rio Grande torna público o edital para seleção de alunos para o curso de Mestrado. O Programa conta com as linhas de pesquisa: Mecânica Computacional; Modelagem de Fluidos Geofísicos; e Computação Científica e Modelagem Física, Matemática e Estatística.
 
As inscrições podem ser realizadas até o dia 05 de novembro. Os candidatos devem preencher a ficha eletrônica e anexar os arquivos digitais descritos no tópico 1 do Edital.
 
Para mais informações, acesse o site.
 

7 - Capes acompanha projeto de lei para pagamento das bolsas de licenciatura

 
A presidente da Capes, Cláudia Queda de Toledo, juntamente com a Assessoria Parlamentar do MEC, está pessoalmente engajada no acompanhamento das deliberações sobre o PLN 17/2021, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, do Congresso Nacional. O projeto libera R$ 43 milhões para pagamento de 60 mil bolsas dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica.
 
Confira a matéria completa.
 
*Com informações de Capes
 

8 - [Oportunidade] Abertas inscrições para o programa de estágio da Aperam

 
A Aperam, empresa que produz e comercializa aços inoxidáveis, aços elétricos e aços especiais, está com inscrições abertas para seu programa de estágio até o dia 07 de novembro. As vagas oferecidas são para nível superior e técnico, distribuídas para as cidades de Timóteo, Capelinha, Itamarandiba, Belo Horizonte e São Paulo.
 
Clique aqui para conhecer os detalhes sobre as vagas e bolsas complementares.

Última atualização: 28/10/2021