1 - XVIII CPC: abertura exalta a resistência da comunidade científica
Mesmo em tempos de grandes dificuldades e ataques, a Ciência no Brasil e no mundo resiste, dando mostras de seu papel e importância para a sociedade. Essa foi a tônica dos pronunciamentos de dirigentes da UFSJ durante a cerimônia de abertura do XVIII Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ (
XVIII CPC), realizado pela primeira vez em modo virtual.
2 - "O Seminário traz uma amostra da rica produção didática e científica das licenciaturas da UFSJ"
O VIII Seminário de Iniciação à Docência (
VIII SID), que integra a
programação da décima oitava edição do Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ (XVIII CPC), iniciou suas atividades nesta segunda, 8, e se estende até o último dia de Congresso, na sexta, 12.
O Seminário acontece de forma remota, com mostra de vídeo, relatos de experiência e vivências pedagógicas, comunicação oral e apresentação de material pedagógico. Ao todo, serão 214 trabalhos, divididos em quatro modalidades e 45 sessões, nas quais serão discutidos os resultados das atividades dos licenciandos.
3 - Webmedia discute segurança de dados e fraudes on-line
No primeiro semestre de 2021, o número de tentativas de fraudes em compras on-line cresceu 32,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados constam do levantamento feito pela ClearSale e consta do estudo Mapa de Fraudes, que monitorou 152 milhões de transações digitais de janeiro a julho deste ano. Destas, 2,6 milhões foram tentativas de roubo por golpistas, que renderiam cerca de R$ 2 bilhões se concretizadas.
E é exatamente sobre Os ecossistemas de fraudes on-line o painel desta terça, 9, na programação do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, que vai até o dia 12 de novembro, organizado pelas federais de São João del-Rei e Minas Gerais.
4 - Pós em Artes Cênicas credencia docentes
O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFSJ (PPGAC) está com
edital aberto para credenciamento de docentes permanentes e colaboradores.
Os candidatos têm até esta sexta, 12, para se inscreverem.
5 - UFSJ inscreve para concurso na área médica
Os cursos de Medicina da UFSJ, em Divinópolis e São João del-Rei, recebem inscrições para concurso público da carreira do Magistério Superior, área de Medicina de Família e Comunidade. O processo seletivo será conduzido pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.
6 - Solidariedade é foco da Dinâmica Consultoria Jr.
Máscaras do Bem é o nome do projeto social que a
Dinâmica Consultoria Jr., empresa-júnior do curso de Administração, e a ONG NAC Tales, de São João del-Rei (MG), estão desenvolvendo junto às comunidades da UFSJ e região. O objetivo é arrecadar alimentos e brinquedos, que serão distribuídos a famílias em situações de vulnerabilidade neste final de ano.
7 - Pesquisa mensal do custo da Cesta Básica em SJDR - outubro/2021
O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE/UFSJ) acaba de publicar a Pesquisa Mensal do Custo da Cesta Básica em São João del-Rei, referente ao mês de outubro de 2021.
Confira alguns destaques:
- O custo da Cesta Básica, em SJDR, apresentou a maior alta em 2021. Em outubro, o aumento foi de 6,21%, em relação a setembro;
- Dos 13 produtos pesquisados, 9 apresentaram elevações de preços no mês. As principais altas foram: Tomate (45%) e Batata (33%);
- Para o são-joanense que ganha 1 salário mínimo, o tempo médio necessário de trabalho para adquirir os produtos da cesta foi de 107 horas e 38 minutos, em outubro.
Clique aqui para acessar a Pesquisa Mensal da Cesta Básica para SJDR.
8 - Inscrições para o curso Redação Oficial e Atos Jurídicos encerram nesta quarta, 10
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (SESED), informa que as inscrições para o curso Redação Oficial e Atos Jurídicos, que acontece pela plataforma Moodle, se encerram nesta quarta, 10.
O curso visa auxiliar os servidores da UFSJ na produção de documentos oficiais, relatórios, e-mails e pareceres técnicos, compreendendo as características inerentes às comunicações oficiais e distinguindo os diversos tipos de documentos oficiais, com base no atual Manual de Redação Oficial da Presidência da República, além orientar a redação de documentos ou comunicações oficiais com clareza, coesão, coerência, objetividade e imparcialidade.
As inscrições deverão ser feitas via
SIGRH – na alça Capacitação. O passo a passo para realização da inscrição está disponível
neste endereço.
*Com informações de Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas
9 - Declaração IRPF: obrigatoriedade de manifestação sobre acesso
Informativo Dipes/Progp nº 44/2021
Prezados Servidores e servidoras,
Conforme Comunica nº 563594, de 24/09/2021, e mensagens de e-mail enviadas pelo remetente
mensagem@servidor.gov.br, e ainda pelo aplicativo Sougov, este ano será realizado de forma centralizada pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal - SGP, o envio ao Tribunal de Contas da União - TCU e à Controladoria-Geral da União - CGU das informações de autorizações de acesso às Declarações de Ajuste Anual o Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) dos agentes públicos civis federais ocupantes de emprego, cargo eletivo, efetivo e cargos e funções de livre nomeação e exoneração, em exercício nos órgãos e entidades Federais.
Para isso, todos os agentes públicos deverão, por meio de autosserviço na plataforma SouGov (seja pelo aplicativo ou Web), escolher, até 20/11/2021, se autorizam ou não o acesso à declaração aos referidos órgãos de controle. Como houve alteração em 18/10/2021 do texto do termo de ciência que é apresentado, mesmo os usuários que já tinham escolhido anteriormente terão que realizar novamente a ação.
A possibilidade de autorização, em meio eletrônico, está prevista no Decreto nº 10.571, de 9 de dezembro de 2020, que também ressalta a obrigatoriedade da apresentação de bens e valores que constituem o patrimônio do agente público, também prevista na lei nº 8.112/90.
As orientações para o cadastro e download do aplicativo Sougov estão disponíveis
neste endereço.
*Com informações de Divisão de Administração de Pessoal
10 - [Oportunidade] Enap divulga editais de Mestrado
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) divulgou a abertura dos processos seletivos para os Mestrados em Governança e Desenvolvimento (
MPGD) e em Avaliação e Monitoramento (
MPAM).
O principal diferencial da seleção simplificada é que as exigências serão apenas de envio de pré-projeto e de resultado do
Teste Anpad - Orientação Profissional, além de entrevista com os candidatos que avançarem para a segunda fase.
Os interessados devem ficar atentos à data final das inscrições para o teste Anpad: 11 de novembro (quinta-feira). Mesmo havendo um prazo maior para inscrições para as vagas remanescentes (até 10 de janeiro), o envio do resultado do exame é obrigatório. Serão aceitos certificados de participação no teste Anpad - modalidade Orientação Profissional - emitidos nos anos de 2019, 2020 ou 2021.
*Com informações de Diretoria de Altos Estudos da Enap
Última atualização: 09/11/2021