1 - CPA recebe inscrições para novos membros

 
A Comissão Eleitoral da UFSJ publicou edital referente à eleição de membros docentes e técnicos-administrativos para composição da Comissão Própria de Avaliação (CPA). As inscrições começam nesta segunda, 21 de fevereiro, e se encerram às 17h da terça, 22, podendo ser realizadas neste endereço. Confira a íntegra da matéria. 
 

2 - APG abre edital para gestão 2022

 
A Associação de Pós-Graduandos (APG) da UFSJ torna público o edital de abertura de processo eleitoral para composição de nova chapa para a gestão 2022. Podem se candidatar, até o dia 6 de março, alunos regularmente matriculados em cursos da pós stricto e lato sensu da Universidade.
 
O fortalecimento da Associação como instância viva, participativa e atuante é de suma importância para a comunidade da pós-graduação: pautas como o preço do RU e o aumento do número de bolsas estão entre as reivindicações da APG. Quer lutar pelos direitos da pós-graduação? Confira o edital e articule uma chapa para participar do processo eleitoral. Não tem uma chapa formada mas quer se informar sobre? Entre em contato: apgufsj@ufsj.edu.br
 

3 - Confira o Informativo Covid-19 desta semana 

 
O NEPE/UFSJ acaba de publicar o informativo n.80, em 16 de fevereiro, referente ao acompanhamento da evolução do número de casos da covid-19 no município de São João del-Rei e na região do Campo das Vertentes. Confira alguns destaques:
 
*Em SJDR, a tendência atual é de redução no ritmo de contágio, pela 2ª semana consecutiva. A média móvel atual de novos casos é de 85,4 casos/dia, o que representa uma redução de 58%, em relação à média de 14 dias atrás, quando era de 205,1 casos/dia;
 
**Os outros dois municípios mais populosos das Vertentes, Barbacena e Lavras, também apresentam tendência de redução no ritmo contágio, de acordo com a média móvel de casos confirmados;
 
**Dos 43 municípios do Campo das Vertentes, 33 apresentam tendência de redução no ritmo contágio, enquanto em outros 3 municípios a tendência é de aceleração.
 
Dúvidas e informações, escreva para: nepe@ufsj.edu.br
 

4 - Fundação Carolina oferece 594 bolsas de estudo na Espanha

 
Professores, estudantes, pesquisadores, artistas e profissionais da América Latina, de países membros da Comunidade Ibero-Americana de Nações e de Portugal, podem completar sua formação na Espanha. Isso é possível por meio do Programa de Bolsas de Estudo da Fundação Carolina. A chamada abrange todas as áreas do conhecimento, e as primeiras inscrições devem ser feitas até 15 de março. Fique por dentro.
 

5 - Finep lança edital de apoio à infraestrutura de ambientes controlados

 
A Finep divulgou na última quarta, 16 de fevereiro, a chamada pública MCTI/Finep que concede apoio financeiro para implantação, adequação e melhoria de infraestrutura de ambientes controlados e salas limpas para o desenvolvimento de pesquisa, em espaços já existentes. Cada instituição executora poderá submeter uma única proposta, com até dois subprojetos, com prazo para envio até 20 de maio deste ano. Confira mais detalhes no link
 

6 - Último dia de inscrições no processo seletivo Crea Jr. 

 
As inscrições para o projeto de extensão Crea Jr. se encerram hoje, 18 de fevereiro. O link para inscrição pode ser acessado aqui. Informações mais detalhes na edição nº 730 de nosso Boletim.
 

7 - [Oportunidade] Seminário on-line: Da Educação Inclusiva à novas áreas de pesquisa na Engenharia

 
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) convida para seminário on-line, via YouTube, com temática voltada para a educação inclusiva, direcionado a professores dos cursos de Engenharia. O encontro é uma iniciativa do Grupo de Inclusão de Cegos no Ensino Superior: “Com a entrada de um aluno deficiente visual no curso de Engenharia Eletrônica, buscou-se diversas técnicas e metodologias que permitissem tanto os professores quanto o aluno e seus colegas interagirem com circuitos elétricos e eletrônicos”, destaca o professor Marcelo Lemos Rossi (UFPel), que conduzirá o seminário. O evento ocorre em 21 de fevereiro, de 15h às 17h, no canal indicado acima. Faça sua inscrição
 

8 - Homenagem póstuma à Professora Magda Mara Assis

 
“Prezada Cibele: envio-lhe o que consegui escrever. Não sei se atendi a seu pedido, pois não incluí dado biográfico algum, que na vida de Magda é muito importante. O trabalho dela na comissão constituída para trabalhar na implantação da UFSJ foi muito importante. A contribuição que dava na redação de estatutos e regimentos, outro fator notável. A serenidade e integridade ético-moral imprimia algo muito especial no nosso trabalho. A afetividade contida nunca significou insensibilidade. Era tão rica afetivamente que deixava as pessoas livres, acredita? Coisa que parece contraditória, mas não é. Enfim... aí vou eu, apenas para atender a seu pedido. Não sei se sabe que no dia em que ela morreu eu não estava em São João. Achei bom. Curti rica solidão. Um abraço. João Bosco”
 
Leia, na página oficial da UFSJ, o texto em homenagem à Professora Magda Assis, acima anunciada pelo Professor João Bosco de Castro Teixeira, que fez muito mais do que atender a nosso pedido: escreveu uma belíssima crônica de saudade e memória.

Última atualização: 18/02/2022